A condição da docência universitária no contexto atual das universidades: marcas históricas, realidade e perspectivas
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Iniciação à Docência |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6805 |
Resumo: | O artigo tem como objetivo refletir sobre alguns aspectos teóricos acerca da condição da docência e dos docentes universitários, seus saberes, seu trabalho e as relações construídas historicamente com esse fazer. Apresentamos um percurso da consolidação do ideário da universidade pública brasileira e os desdobramentos na costura da docência universitária como condição diferenciada para se realizar o trabalho, entendido por nós como sendo o ambiente de desenvolver-se profissionalmente, ao mesmo tempo em que é o lócus provocador de mudança da própria universidade, da própria condição docente e de sua relação com a sociedade. O projeto inacabado de universidade pública brasileira está sujeito, mais uma vez, ao enfrentamento da lógica do neoliberalismo, de aligeirar-se, despir-se de tempo para conhecimento, para produção, para qualidade do fazer pedagógico, na medida que sua pouca autonomia conquistada começa a ser retirada através do falso discurso da não ou da baixa produtividade a serviço do mercado e das demandas do capital não atendidas. O impacto dessas ameaças está diretamente ligado à conformação que a docência assume e submete-se para tentar sobreviver. Professores cansados, desanimados, produzindo, muitas vezes, trabalhos com qualidade duvidosa e submetendo-se às péssimas condições de trabalho, salários que não correspondem com a condição e exigência da profissão, ou, ainda, editais que nem sempre aportam recursos que validem um montante significativo de financiamento para pesquisa e ou para o aumento no número de pesquisadores, põem a mostra da realidade atual, que carece de mudanças conceituais sobre o que é a universidade e de suas condições para construir a docência universitária. |
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A condição da docência universitária no contexto atual das universidades: marcas históricas, realidade e perspectivasDocência Universitária; Função Social da Universidade; Identidade Docente.O artigo tem como objetivo refletir sobre alguns aspectos teóricos acerca da condição da docência e dos docentes universitários, seus saberes, seu trabalho e as relações construídas historicamente com esse fazer. Apresentamos um percurso da consolidação do ideário da universidade pública brasileira e os desdobramentos na costura da docência universitária como condição diferenciada para se realizar o trabalho, entendido por nós como sendo o ambiente de desenvolver-se profissionalmente, ao mesmo tempo em que é o lócus provocador de mudança da própria universidade, da própria condição docente e de sua relação com a sociedade. O projeto inacabado de universidade pública brasileira está sujeito, mais uma vez, ao enfrentamento da lógica do neoliberalismo, de aligeirar-se, despir-se de tempo para conhecimento, para produção, para qualidade do fazer pedagógico, na medida que sua pouca autonomia conquistada começa a ser retirada através do falso discurso da não ou da baixa produtividade a serviço do mercado e das demandas do capital não atendidas. O impacto dessas ameaças está diretamente ligado à conformação que a docência assume e submete-se para tentar sobreviver. Professores cansados, desanimados, produzindo, muitas vezes, trabalhos com qualidade duvidosa e submetendo-se às péssimas condições de trabalho, salários que não correspondem com a condição e exigência da profissão, ou, ainda, editais que nem sempre aportam recursos que validem um montante significativo de financiamento para pesquisa e ou para o aumento no número de pesquisadores, põem a mostra da realidade atual, que carece de mudanças conceituais sobre o que é a universidade e de suas condições para construir a docência universitária. Edições UESB2020-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/680510.22481/rid-uesb.v5i1.6805Revista de Iniciação à Docência; v. 5 n. 1 (2020): v. 5, n. 1 (2020): (Dossiê Especial: Docência Universitária); 9-232525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6805/4789Brito, Talamira Taita R.Cortela, Beatriz Salemme C.info:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-25T04:51:32Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6805Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-03-25T04:51:32Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
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