Didatização da situação argumentativa: análise de uma atividade do ‘Manual de lectura y escritura argumentativas’

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves Lima, Sheyla Fabricia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação
Texto Completo: http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2458
Resumo: No Brasil, observamos que as práticas de ensino de argumentação limitam-se ao ensino da redação dissertativa para os exames de larga escala (AZEVEDO, 2015; LIMA e PIRIS, 2017; VIDON, 2018) e os livros didáticos restringem a abordagem da argumentação aos operadores argumentativos e gêneros argumentativos (LEMES, 2013; SOUZA, 2018). Para visualizar um paradigma distinto, examinamos o Manual de lectura y escritura argumentativas, de Muñoz e Musci (2013), por apresentar uma proposta de ensino de argumentação para o ensino secundário argentino e articular as atividades didáticas com as teorias da argumentação, especificamente a perspectiva interacional da argumentação postulada por Plantin. Analisamos, particularmente, uma atividade didática que focaliza a situação argumentativa, central para a definição de argumentação enquanto atividade argumentativa, conforme Plantin. Os resultados apontam fatores favoráveis e desfavoráveis da proposta didática do Manual a respeito das possibilidades de participação dos estudantes numa atividade argumentativa.
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