A DIDATIZAÇÃO DE UM GÊNERO DO ARGUMENTAR: A CARTA DO LEITOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interdisciplinar |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1214 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo propor o gênero carta do leitor como um gênero textual a ser transposto para a sala de aula, isto é, didatizado, segundo o conceito de transposição didática de Dolz e Schneuwly (2004). A escolha deste gênero se deu por se tratar de um texto em que predominam as sequências argumentativas, por ter uma função social, por circular em suportes midiáticos, jornais e revistas, e por ser um instrumento de exercício da cidadania que pode ser transposto para a sala de aula. Assim, ao analisarmos a seção e uma carta do leitor extraída de uma edição da revista Veja, percebemos que as características contextuais, linguísticas e discursivas do gênero podem se tornar um instrumento de inserção social na vida dos alunos, impulsionando-os para a leitura e a expressão escrita de seus sentimentos, opiniões e posicionamentos ideológicos, diante dos fatos sociais. |
id |
UFS-10_b8d8a4d3c6c40dd5e90c3437c8cdf46b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/1214 |
network_acronym_str |
UFS-10 |
network_name_str |
Interdisciplinar |
repository_id_str |
|
spelling |
A DIDATIZAÇÃO DE UM GÊNERO DO ARGUMENTAR: A CARTA DO LEITOREste artigo tem como objetivo propor o gênero carta do leitor como um gênero textual a ser transposto para a sala de aula, isto é, didatizado, segundo o conceito de transposição didática de Dolz e Schneuwly (2004). A escolha deste gênero se deu por se tratar de um texto em que predominam as sequências argumentativas, por ter uma função social, por circular em suportes midiáticos, jornais e revistas, e por ser um instrumento de exercício da cidadania que pode ser transposto para a sala de aula. Assim, ao analisarmos a seção e uma carta do leitor extraída de uma edição da revista Veja, percebemos que as características contextuais, linguísticas e discursivas do gênero podem se tornar um instrumento de inserção social na vida dos alunos, impulsionando-os para a leitura e a expressão escrita de seus sentimentos, opiniões e posicionamentos ideológicos, diante dos fatos sociais.Carlos Magno Santos2013-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1214Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 12: Ano V - jul-dez de 2010 | DOSSIÊ - Ensino de línguaInterdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 12: Ano V - jul-dez de 2010 | DOSSIÊ - Ensino de línguaInterdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 12: Ano V - jul-dez de 2010 | DOSSIÊ - Ensino de língua1980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1214/1052de França, José Marcosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-25T11:24:16Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/1214Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2013-07-25T11:24:16Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A DIDATIZAÇÃO DE UM GÊNERO DO ARGUMENTAR: A CARTA DO LEITOR |
title |
A DIDATIZAÇÃO DE UM GÊNERO DO ARGUMENTAR: A CARTA DO LEITOR |
spellingShingle |
A DIDATIZAÇÃO DE UM GÊNERO DO ARGUMENTAR: A CARTA DO LEITOR de França, José Marcos |
title_short |
A DIDATIZAÇÃO DE UM GÊNERO DO ARGUMENTAR: A CARTA DO LEITOR |
title_full |
A DIDATIZAÇÃO DE UM GÊNERO DO ARGUMENTAR: A CARTA DO LEITOR |
title_fullStr |
A DIDATIZAÇÃO DE UM GÊNERO DO ARGUMENTAR: A CARTA DO LEITOR |
title_full_unstemmed |
A DIDATIZAÇÃO DE UM GÊNERO DO ARGUMENTAR: A CARTA DO LEITOR |
title_sort |
A DIDATIZAÇÃO DE UM GÊNERO DO ARGUMENTAR: A CARTA DO LEITOR |
author |
de França, José Marcos |
author_facet |
de França, José Marcos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de França, José Marcos |
description |
Este artigo tem como objetivo propor o gênero carta do leitor como um gênero textual a ser transposto para a sala de aula, isto é, didatizado, segundo o conceito de transposição didática de Dolz e Schneuwly (2004). A escolha deste gênero se deu por se tratar de um texto em que predominam as sequências argumentativas, por ter uma função social, por circular em suportes midiáticos, jornais e revistas, e por ser um instrumento de exercício da cidadania que pode ser transposto para a sala de aula. Assim, ao analisarmos a seção e uma carta do leitor extraída de uma edição da revista Veja, percebemos que as características contextuais, linguísticas e discursivas do gênero podem se tornar um instrumento de inserção social na vida dos alunos, impulsionando-os para a leitura e a expressão escrita de seus sentimentos, opiniões e posicionamentos ideológicos, diante dos fatos sociais. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1214 |
url |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1214 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1214/1052 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 12: Ano V - jul-dez de 2010 | DOSSIÊ - Ensino de língua Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 12: Ano V - jul-dez de 2010 | DOSSIÊ - Ensino de língua Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 12: Ano V - jul-dez de 2010 | DOSSIÊ - Ensino de língua 1980-8879 reponame:Interdisciplinar instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Interdisciplinar |
collection |
Interdisciplinar |
repository.name.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
calmag@bol.com.br |
_version_ |
1797052875540529152 |