Didatização da situação argumentativa: análise de uma atividade do ‘Manual de lectura y escritura argumentativas’
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
Texto Completo: | http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2458 |
Resumo: | No Brasil, observamos que as práticas de ensino de argumentação limitam-se ao ensino da redação dissertativa para os exames de larga escala (AZEVEDO, 2015; LIMA e PIRIS, 2017; VIDON, 2018) e os livros didáticos restringem a abordagem da argumentação aos operadores argumentativos e gêneros argumentativos (LEMES, 2013; SOUZA, 2018). Para visualizar um paradigma distinto, examinamos o Manual de lectura y escritura argumentativas, de Muñoz e Musci (2013), por apresentar uma proposta de ensino de argumentação para o ensino secundário argentino e articular as atividades didáticas com as teorias da argumentação, especificamente a perspectiva interacional da argumentação postulada por Plantin. Analisamos, particularmente, uma atividade didática que focaliza a situação argumentativa, central para a definição de argumentação enquanto atividade argumentativa, conforme Plantin. Os resultados apontam fatores favoráveis e desfavoráveis da proposta didática do Manual a respeito das possibilidades de participação dos estudantes numa atividade argumentativa. |
id |
UESC-1_e76b819cd374562569bc45550d2ba9fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2458 |
network_acronym_str |
UESC-1 |
network_name_str |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
repository_id_str |
|
spelling |
Didatização da situação argumentativa: análise de uma atividade do ‘Manual de lectura y escritura argumentativas’No Brasil, observamos que as práticas de ensino de argumentação limitam-se ao ensino da redação dissertativa para os exames de larga escala (AZEVEDO, 2015; LIMA e PIRIS, 2017; VIDON, 2018) e os livros didáticos restringem a abordagem da argumentação aos operadores argumentativos e gêneros argumentativos (LEMES, 2013; SOUZA, 2018). Para visualizar um paradigma distinto, examinamos o Manual de lectura y escritura argumentativas, de Muñoz e Musci (2013), por apresentar uma proposta de ensino de argumentação para o ensino secundário argentino e articular as atividades didáticas com as teorias da argumentação, especificamente a perspectiva interacional da argumentação postulada por Plantin. Analisamos, particularmente, uma atividade didática que focaliza a situação argumentativa, central para a definição de argumentação enquanto atividade argumentativa, conforme Plantin. Os resultados apontam fatores favoráveis e desfavoráveis da proposta didática do Manual a respeito das possibilidades de participação dos estudantes numa atividade argumentativa.EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação2019-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/245810.17648/eidea-19-v2-2458Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n.19, v.2, set/dez.2019; 138-153Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n.19, v.2, set/dez.2019; 138-1532237-698410.17648/eidea-19-v2reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentaçãoinstname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)instacron:UESCporhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2458/1865Alves Lima, Sheyla Fabriciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-01T13:58:28Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2458Revistahttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/indexPUBhttp://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/oaiperiodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com2237-69842237-6984opendoar:2021-10-01T13:58:28EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Didatização da situação argumentativa: análise de uma atividade do ‘Manual de lectura y escritura argumentativas’ |
title |
Didatização da situação argumentativa: análise de uma atividade do ‘Manual de lectura y escritura argumentativas’ |
spellingShingle |
Didatização da situação argumentativa: análise de uma atividade do ‘Manual de lectura y escritura argumentativas’ Alves Lima, Sheyla Fabricia |
title_short |
Didatização da situação argumentativa: análise de uma atividade do ‘Manual de lectura y escritura argumentativas’ |
title_full |
Didatização da situação argumentativa: análise de uma atividade do ‘Manual de lectura y escritura argumentativas’ |
title_fullStr |
Didatização da situação argumentativa: análise de uma atividade do ‘Manual de lectura y escritura argumentativas’ |
title_full_unstemmed |
Didatização da situação argumentativa: análise de uma atividade do ‘Manual de lectura y escritura argumentativas’ |
title_sort |
Didatização da situação argumentativa: análise de uma atividade do ‘Manual de lectura y escritura argumentativas’ |
author |
Alves Lima, Sheyla Fabricia |
author_facet |
Alves Lima, Sheyla Fabricia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves Lima, Sheyla Fabricia |
description |
No Brasil, observamos que as práticas de ensino de argumentação limitam-se ao ensino da redação dissertativa para os exames de larga escala (AZEVEDO, 2015; LIMA e PIRIS, 2017; VIDON, 2018) e os livros didáticos restringem a abordagem da argumentação aos operadores argumentativos e gêneros argumentativos (LEMES, 2013; SOUZA, 2018). Para visualizar um paradigma distinto, examinamos o Manual de lectura y escritura argumentativas, de Muñoz e Musci (2013), por apresentar uma proposta de ensino de argumentação para o ensino secundário argentino e articular as atividades didáticas com as teorias da argumentação, especificamente a perspectiva interacional da argumentação postulada por Plantin. Analisamos, particularmente, uma atividade didática que focaliza a situação argumentativa, central para a definição de argumentação enquanto atividade argumentativa, conforme Plantin. Os resultados apontam fatores favoráveis e desfavoráveis da proposta didática do Manual a respeito das possibilidades de participação dos estudantes numa atividade argumentativa. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2458 10.17648/eidea-19-v2-2458 |
url |
http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2458 |
identifier_str_mv |
10.17648/eidea-19-v2-2458 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.uesc.br/index.php/eidea/article/view/2458/1865 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
publisher.none.fl_str_mv |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrónica de Estudios Integrados en Discurso y Argumentación; EID&A, n.19, v.2, set/dez.2019; 138-153 Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação; EID&A, n.19, v.2, set/dez.2019; 138-153 2237-6984 10.17648/eidea-19-v2 reponame:EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação instname:Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) instacron:UESC |
instname_str |
Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) |
instacron_str |
UESC |
institution |
UESC |
reponame_str |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
collection |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação |
repository.name.fl_str_mv |
EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação - Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
periodicos@uesc.br||revista.eidea@gmail.com |
_version_ |
1809284432645849088 |