POR UMA DIDATIZAÇÃO DA SEMÂNTICA ARGUMENTATIVA: O CASO DO GÊNERO NOTÍCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Thiago Magno de Carvalho
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ferraz, Mônica Mano Trindade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Letras em Revista (Teresina. Online)
Texto Completo: https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/179
Resumo: Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado sobre livros didáticos (LD) de português para o Ensino Médio, na qual buscou-se identificar a abordagem acerca da argumentação (retórica e/ou linguística) nas atividades propostas com quatro gêneros textuais postos como argumentativos. Nesse sentido, aqui,  pretende-se mostrar que é possível apresentar uma atividade com um gênero textual não posto como argumentativo, segundo os LD, apresentando ambas as concepções argumentativas, tomando como base a Nova Retórica, de Chaïn Perelman (1999), e a Teoria da Argumentação na Língua, de Oswald Ducrot (1987; 1988). A título de sugestão, propomos uma atividade, aos moldes da Análise Linguística, para tentar preencher a lacuna entre o que está prescrito nos documentos oficiais e o que efetivamente é ensinado aos alunos. Fundamentamos a análise com o apoio teórico de Nascimento (2009; 2012), Koch (2000), Espíndola (2001; 2004) e Cabral (2010), Geraldi (1984), entre outros.
id UESPI-1_4ac99c3844c0e95d69e1673f77d5d437
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.uespi.br:article/179
network_acronym_str UESPI-1
network_name_str Letras em Revista (Teresina. Online)
repository_id_str
spelling POR UMA DIDATIZAÇÃO DA SEMÂNTICA ARGUMENTATIVA: O CASO DO GÊNERO NOTÍCIAEste artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado sobre livros didáticos (LD) de português para o Ensino Médio, na qual buscou-se identificar a abordagem acerca da argumentação (retórica e/ou linguística) nas atividades propostas com quatro gêneros textuais postos como argumentativos. Nesse sentido, aqui,  pretende-se mostrar que é possível apresentar uma atividade com um gênero textual não posto como argumentativo, segundo os LD, apresentando ambas as concepções argumentativas, tomando como base a Nova Retórica, de Chaïn Perelman (1999), e a Teoria da Argumentação na Língua, de Oswald Ducrot (1987; 1988). A título de sugestão, propomos uma atividade, aos moldes da Análise Linguística, para tentar preencher a lacuna entre o que está prescrito nos documentos oficiais e o que efetivamente é ensinado aos alunos. Fundamentamos a análise com o apoio teórico de Nascimento (2009; 2012), Koch (2000), Espíndola (2001; 2004) e Cabral (2010), Geraldi (1984), entre outros.EDUESPI2018-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/179LETRAS EM REVISTA; v. 8 n. 2 (2017): Transfigurações do mito e do sagrado em narrativas dos séculos XX e XXI2318-1788reponame:Letras em Revista (Teresina. Online)instname:Universidade Estadual do Piauí (UESPI)instacron:UESPIporhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/179/54Copyright (c) 2018 LETRAS EM REVISTAinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Thiago Magno de CarvalhoFerraz, Mônica Mano Trindade2018-07-26T00:40:33Zoai:ojs2.ojs.uespi.br:article/179Revistahttps://ojs.uespi.br/index.php/lerPUBhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/oailetrasemrevistauespi@gmail.com||dbuenosaires@uol.com.br2318-17881980-7732opendoar:2018-07-26T00:40:33Letras em Revista (Teresina. Online) - Universidade Estadual do Piauí (UESPI)false
dc.title.none.fl_str_mv POR UMA DIDATIZAÇÃO DA SEMÂNTICA ARGUMENTATIVA: O CASO DO GÊNERO NOTÍCIA
title POR UMA DIDATIZAÇÃO DA SEMÂNTICA ARGUMENTATIVA: O CASO DO GÊNERO NOTÍCIA
spellingShingle POR UMA DIDATIZAÇÃO DA SEMÂNTICA ARGUMENTATIVA: O CASO DO GÊNERO NOTÍCIA
Costa, Thiago Magno de Carvalho
title_short POR UMA DIDATIZAÇÃO DA SEMÂNTICA ARGUMENTATIVA: O CASO DO GÊNERO NOTÍCIA
title_full POR UMA DIDATIZAÇÃO DA SEMÂNTICA ARGUMENTATIVA: O CASO DO GÊNERO NOTÍCIA
title_fullStr POR UMA DIDATIZAÇÃO DA SEMÂNTICA ARGUMENTATIVA: O CASO DO GÊNERO NOTÍCIA
title_full_unstemmed POR UMA DIDATIZAÇÃO DA SEMÂNTICA ARGUMENTATIVA: O CASO DO GÊNERO NOTÍCIA
title_sort POR UMA DIDATIZAÇÃO DA SEMÂNTICA ARGUMENTATIVA: O CASO DO GÊNERO NOTÍCIA
author Costa, Thiago Magno de Carvalho
author_facet Costa, Thiago Magno de Carvalho
Ferraz, Mônica Mano Trindade
author_role author
author2 Ferraz, Mônica Mano Trindade
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Thiago Magno de Carvalho
Ferraz, Mônica Mano Trindade
description Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado sobre livros didáticos (LD) de português para o Ensino Médio, na qual buscou-se identificar a abordagem acerca da argumentação (retórica e/ou linguística) nas atividades propostas com quatro gêneros textuais postos como argumentativos. Nesse sentido, aqui,  pretende-se mostrar que é possível apresentar uma atividade com um gênero textual não posto como argumentativo, segundo os LD, apresentando ambas as concepções argumentativas, tomando como base a Nova Retórica, de Chaïn Perelman (1999), e a Teoria da Argumentação na Língua, de Oswald Ducrot (1987; 1988). A título de sugestão, propomos uma atividade, aos moldes da Análise Linguística, para tentar preencher a lacuna entre o que está prescrito nos documentos oficiais e o que efetivamente é ensinado aos alunos. Fundamentamos a análise com o apoio teórico de Nascimento (2009; 2012), Koch (2000), Espíndola (2001; 2004) e Cabral (2010), Geraldi (1984), entre outros.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/179
url https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/179
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/179/54
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 LETRAS EM REVISTA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 LETRAS EM REVISTA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUESPI
publisher.none.fl_str_mv EDUESPI
dc.source.none.fl_str_mv LETRAS EM REVISTA; v. 8 n. 2 (2017): Transfigurações do mito e do sagrado em narrativas dos séculos XX e XXI
2318-1788
reponame:Letras em Revista (Teresina. Online)
instname:Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
instacron:UESPI
instname_str Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
instacron_str UESPI
institution UESPI
reponame_str Letras em Revista (Teresina. Online)
collection Letras em Revista (Teresina. Online)
repository.name.fl_str_mv Letras em Revista (Teresina. Online) - Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
repository.mail.fl_str_mv letrasemrevistauespi@gmail.com||dbuenosaires@uol.com.br
_version_ 1809209401303629824