POR UMA DIDATIZAÇÃO DA SEMÂNTICA ARGUMENTATIVA: O CASO DO GÊNERO NOTÍCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Letras em Revista (Teresina. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/179 |
Resumo: | Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado sobre livros didáticos (LD) de português para o Ensino Médio, na qual buscou-se identificar a abordagem acerca da argumentação (retórica e/ou linguística) nas atividades propostas com quatro gêneros textuais postos como argumentativos. Nesse sentido, aqui, pretende-se mostrar que é possível apresentar uma atividade com um gênero textual não posto como argumentativo, segundo os LD, apresentando ambas as concepções argumentativas, tomando como base a Nova Retórica, de Chaïn Perelman (1999), e a Teoria da Argumentação na Língua, de Oswald Ducrot (1987; 1988). A título de sugestão, propomos uma atividade, aos moldes da Análise Linguística, para tentar preencher a lacuna entre o que está prescrito nos documentos oficiais e o que efetivamente é ensinado aos alunos. Fundamentamos a análise com o apoio teórico de Nascimento (2009; 2012), Koch (2000), Espíndola (2001; 2004) e Cabral (2010), Geraldi (1984), entre outros. |
id |
UESPI-1_4ac99c3844c0e95d69e1673f77d5d437 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.uespi.br:article/179 |
network_acronym_str |
UESPI-1 |
network_name_str |
Letras em Revista (Teresina. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
POR UMA DIDATIZAÇÃO DA SEMÂNTICA ARGUMENTATIVA: O CASO DO GÊNERO NOTÍCIAEste artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado sobre livros didáticos (LD) de português para o Ensino Médio, na qual buscou-se identificar a abordagem acerca da argumentação (retórica e/ou linguística) nas atividades propostas com quatro gêneros textuais postos como argumentativos. Nesse sentido, aqui, pretende-se mostrar que é possível apresentar uma atividade com um gênero textual não posto como argumentativo, segundo os LD, apresentando ambas as concepções argumentativas, tomando como base a Nova Retórica, de Chaïn Perelman (1999), e a Teoria da Argumentação na Língua, de Oswald Ducrot (1987; 1988). A título de sugestão, propomos uma atividade, aos moldes da Análise Linguística, para tentar preencher a lacuna entre o que está prescrito nos documentos oficiais e o que efetivamente é ensinado aos alunos. Fundamentamos a análise com o apoio teórico de Nascimento (2009; 2012), Koch (2000), Espíndola (2001; 2004) e Cabral (2010), Geraldi (1984), entre outros.EDUESPI2018-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/179LETRAS EM REVISTA; v. 8 n. 2 (2017): Transfigurações do mito e do sagrado em narrativas dos séculos XX e XXI2318-1788reponame:Letras em Revista (Teresina. Online)instname:Universidade Estadual do Piauí (UESPI)instacron:UESPIporhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/179/54Copyright (c) 2018 LETRAS EM REVISTAinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Thiago Magno de CarvalhoFerraz, Mônica Mano Trindade2018-07-26T00:40:33Zoai:ojs2.ojs.uespi.br:article/179Revistahttps://ojs.uespi.br/index.php/lerPUBhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/oailetrasemrevistauespi@gmail.com||dbuenosaires@uol.com.br2318-17881980-7732opendoar:2018-07-26T00:40:33Letras em Revista (Teresina. Online) - Universidade Estadual do Piauí (UESPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POR UMA DIDATIZAÇÃO DA SEMÂNTICA ARGUMENTATIVA: O CASO DO GÊNERO NOTÍCIA |
title |
POR UMA DIDATIZAÇÃO DA SEMÂNTICA ARGUMENTATIVA: O CASO DO GÊNERO NOTÍCIA |
spellingShingle |
POR UMA DIDATIZAÇÃO DA SEMÂNTICA ARGUMENTATIVA: O CASO DO GÊNERO NOTÍCIA Costa, Thiago Magno de Carvalho |
title_short |
POR UMA DIDATIZAÇÃO DA SEMÂNTICA ARGUMENTATIVA: O CASO DO GÊNERO NOTÍCIA |
title_full |
POR UMA DIDATIZAÇÃO DA SEMÂNTICA ARGUMENTATIVA: O CASO DO GÊNERO NOTÍCIA |
title_fullStr |
POR UMA DIDATIZAÇÃO DA SEMÂNTICA ARGUMENTATIVA: O CASO DO GÊNERO NOTÍCIA |
title_full_unstemmed |
POR UMA DIDATIZAÇÃO DA SEMÂNTICA ARGUMENTATIVA: O CASO DO GÊNERO NOTÍCIA |
title_sort |
POR UMA DIDATIZAÇÃO DA SEMÂNTICA ARGUMENTATIVA: O CASO DO GÊNERO NOTÍCIA |
author |
Costa, Thiago Magno de Carvalho |
author_facet |
Costa, Thiago Magno de Carvalho Ferraz, Mônica Mano Trindade |
author_role |
author |
author2 |
Ferraz, Mônica Mano Trindade |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Thiago Magno de Carvalho Ferraz, Mônica Mano Trindade |
description |
Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado sobre livros didáticos (LD) de português para o Ensino Médio, na qual buscou-se identificar a abordagem acerca da argumentação (retórica e/ou linguística) nas atividades propostas com quatro gêneros textuais postos como argumentativos. Nesse sentido, aqui, pretende-se mostrar que é possível apresentar uma atividade com um gênero textual não posto como argumentativo, segundo os LD, apresentando ambas as concepções argumentativas, tomando como base a Nova Retórica, de Chaïn Perelman (1999), e a Teoria da Argumentação na Língua, de Oswald Ducrot (1987; 1988). A título de sugestão, propomos uma atividade, aos moldes da Análise Linguística, para tentar preencher a lacuna entre o que está prescrito nos documentos oficiais e o que efetivamente é ensinado aos alunos. Fundamentamos a análise com o apoio teórico de Nascimento (2009; 2012), Koch (2000), Espíndola (2001; 2004) e Cabral (2010), Geraldi (1984), entre outros. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/179 |
url |
https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/179 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/179/54 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 LETRAS EM REVISTA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 LETRAS EM REVISTA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUESPI |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUESPI |
dc.source.none.fl_str_mv |
LETRAS EM REVISTA; v. 8 n. 2 (2017): Transfigurações do mito e do sagrado em narrativas dos séculos XX e XXI 2318-1788 reponame:Letras em Revista (Teresina. Online) instname:Universidade Estadual do Piauí (UESPI) instacron:UESPI |
instname_str |
Universidade Estadual do Piauí (UESPI) |
instacron_str |
UESPI |
institution |
UESPI |
reponame_str |
Letras em Revista (Teresina. Online) |
collection |
Letras em Revista (Teresina. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Letras em Revista (Teresina. Online) - Universidade Estadual do Piauí (UESPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
letrasemrevistauespi@gmail.com||dbuenosaires@uol.com.br |
_version_ |
1809209401303629824 |