QUANDO A LEITURA É TEMA EM TIRAS: UMA REFLEXÃO SOBRE A COMPREENSÃO DE LEITURA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Letras em Revista (Teresina. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/261 |
Resumo: | Este trabalho estrutura-se fundamentado nos resultados de uma pesquisa de iniciação científica, financiado pelo Programa PIBIC-UFLA, que teve por finalidade estudar sobre a compreensão de leitura presente em tiras direcionadas ao público infantil. Para isso, assumimos por objetivo analisar a compreensão de leitura representada em tiras e seu efeito de sentidos na produção escrita de crianças. O estudo define como corpus investigativo as tiras de Anabel, de Lascast Mota, produzidas entre 2008 e 2011, na Revista Recreio, em que se observou as diferentes narrativas construídas como um texto multimodal e seus possíveis efeitos de sentido na produção escrita, de alunos do 3.º ano do ensino fundamental, de uma instituição da rede pública de ensino, durante o ano de 2018. Para tanto, optamos pela relação de uma pesquisa de campo, com foco qualitativo, tomando como base teórica os estudos de Goulemot (1996), Manguel (1997), Martins (2003) e Freire (2001) sobre a definição de leitura; de Santaella (2012) e Ramos (2011) sobre de leitura de imagens; Oliveira (2010), Santos e Silva (2009) sobre quadrinhos e tirinhas e Bakhtin (2003) a respeito de gêneros textuais. A análise sinaliza para a contribuição das tiras, como gênero textual, para o processo de formação do leitor, além de proporcionar uma reflexão sobre as representações de leitura nas relações construídas entre leitor e escrita. Palavras-chave: Representação de Leitura. Tiras. Leitura de imagens. Produção de textos. |
id |
UESPI-1_c2c8a234f47e844c710c4f9b37ce0c8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.uespi.br:article/261 |
network_acronym_str |
UESPI-1 |
network_name_str |
Letras em Revista (Teresina. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
QUANDO A LEITURA É TEMA EM TIRAS: UMA REFLEXÃO SOBRE A COMPREENSÃO DE LEITURAEste trabalho estrutura-se fundamentado nos resultados de uma pesquisa de iniciação científica, financiado pelo Programa PIBIC-UFLA, que teve por finalidade estudar sobre a compreensão de leitura presente em tiras direcionadas ao público infantil. Para isso, assumimos por objetivo analisar a compreensão de leitura representada em tiras e seu efeito de sentidos na produção escrita de crianças. O estudo define como corpus investigativo as tiras de Anabel, de Lascast Mota, produzidas entre 2008 e 2011, na Revista Recreio, em que se observou as diferentes narrativas construídas como um texto multimodal e seus possíveis efeitos de sentido na produção escrita, de alunos do 3.º ano do ensino fundamental, de uma instituição da rede pública de ensino, durante o ano de 2018. Para tanto, optamos pela relação de uma pesquisa de campo, com foco qualitativo, tomando como base teórica os estudos de Goulemot (1996), Manguel (1997), Martins (2003) e Freire (2001) sobre a definição de leitura; de Santaella (2012) e Ramos (2011) sobre de leitura de imagens; Oliveira (2010), Santos e Silva (2009) sobre quadrinhos e tirinhas e Bakhtin (2003) a respeito de gêneros textuais. A análise sinaliza para a contribuição das tiras, como gênero textual, para o processo de formação do leitor, além de proporcionar uma reflexão sobre as representações de leitura nas relações construídas entre leitor e escrita. Palavras-chave: Representação de Leitura. Tiras. Leitura de imagens. Produção de textos.EDUESPI2022-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/261LETRAS EM REVISTA; v. 12 n. 01 (2021): DOSSIÊ: ESTUDOS SOBRE DESCRIÇÃO SOCIOLINGUÍSTICA DO PB E SUA APLICAÇÃO AO ENSINO2318-1788reponame:Letras em Revista (Teresina. Online)instname:Universidade Estadual do Piauí (UESPI)instacron:UESPIporhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/261/207Copyright (c) 2022 LETRAS EM REVISTAinfo:eu-repo/semantics/openAccessGoulart, Ilsa do Carmo Vieira2022-04-20T23:51:36Zoai:ojs2.ojs.uespi.br:article/261Revistahttps://ojs.uespi.br/index.php/lerPUBhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/oailetrasemrevistauespi@gmail.com||dbuenosaires@uol.com.br2318-17881980-7732opendoar:2022-04-20T23:51:36Letras em Revista (Teresina. Online) - Universidade Estadual do Piauí (UESPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
QUANDO A LEITURA É TEMA EM TIRAS: UMA REFLEXÃO SOBRE A COMPREENSÃO DE LEITURA |
title |
QUANDO A LEITURA É TEMA EM TIRAS: UMA REFLEXÃO SOBRE A COMPREENSÃO DE LEITURA |
spellingShingle |
QUANDO A LEITURA É TEMA EM TIRAS: UMA REFLEXÃO SOBRE A COMPREENSÃO DE LEITURA Goulart, Ilsa do Carmo Vieira |
title_short |
QUANDO A LEITURA É TEMA EM TIRAS: UMA REFLEXÃO SOBRE A COMPREENSÃO DE LEITURA |
title_full |
QUANDO A LEITURA É TEMA EM TIRAS: UMA REFLEXÃO SOBRE A COMPREENSÃO DE LEITURA |
title_fullStr |
QUANDO A LEITURA É TEMA EM TIRAS: UMA REFLEXÃO SOBRE A COMPREENSÃO DE LEITURA |
title_full_unstemmed |
QUANDO A LEITURA É TEMA EM TIRAS: UMA REFLEXÃO SOBRE A COMPREENSÃO DE LEITURA |
title_sort |
QUANDO A LEITURA É TEMA EM TIRAS: UMA REFLEXÃO SOBRE A COMPREENSÃO DE LEITURA |
author |
Goulart, Ilsa do Carmo Vieira |
author_facet |
Goulart, Ilsa do Carmo Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Goulart, Ilsa do Carmo Vieira |
description |
Este trabalho estrutura-se fundamentado nos resultados de uma pesquisa de iniciação científica, financiado pelo Programa PIBIC-UFLA, que teve por finalidade estudar sobre a compreensão de leitura presente em tiras direcionadas ao público infantil. Para isso, assumimos por objetivo analisar a compreensão de leitura representada em tiras e seu efeito de sentidos na produção escrita de crianças. O estudo define como corpus investigativo as tiras de Anabel, de Lascast Mota, produzidas entre 2008 e 2011, na Revista Recreio, em que se observou as diferentes narrativas construídas como um texto multimodal e seus possíveis efeitos de sentido na produção escrita, de alunos do 3.º ano do ensino fundamental, de uma instituição da rede pública de ensino, durante o ano de 2018. Para tanto, optamos pela relação de uma pesquisa de campo, com foco qualitativo, tomando como base teórica os estudos de Goulemot (1996), Manguel (1997), Martins (2003) e Freire (2001) sobre a definição de leitura; de Santaella (2012) e Ramos (2011) sobre de leitura de imagens; Oliveira (2010), Santos e Silva (2009) sobre quadrinhos e tirinhas e Bakhtin (2003) a respeito de gêneros textuais. A análise sinaliza para a contribuição das tiras, como gênero textual, para o processo de formação do leitor, além de proporcionar uma reflexão sobre as representações de leitura nas relações construídas entre leitor e escrita. Palavras-chave: Representação de Leitura. Tiras. Leitura de imagens. Produção de textos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/261 |
url |
https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/261 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/261/207 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 LETRAS EM REVISTA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 LETRAS EM REVISTA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUESPI |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUESPI |
dc.source.none.fl_str_mv |
LETRAS EM REVISTA; v. 12 n. 01 (2021): DOSSIÊ: ESTUDOS SOBRE DESCRIÇÃO SOCIOLINGUÍSTICA DO PB E SUA APLICAÇÃO AO ENSINO 2318-1788 reponame:Letras em Revista (Teresina. Online) instname:Universidade Estadual do Piauí (UESPI) instacron:UESPI |
instname_str |
Universidade Estadual do Piauí (UESPI) |
instacron_str |
UESPI |
institution |
UESPI |
reponame_str |
Letras em Revista (Teresina. Online) |
collection |
Letras em Revista (Teresina. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Letras em Revista (Teresina. Online) - Universidade Estadual do Piauí (UESPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
letrasemrevistauespi@gmail.com||dbuenosaires@uol.com.br |
_version_ |
1809209401783877632 |