O uso do texto literário no ensino bilíngue e multimodal de português para crianças surdas : reflexões sobre a produção de um material didático.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Dayse Garcia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Renato Caixeta da, Freitas, Luciana Aparecida Guimarães de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12631
https://doi.org/10.29327/212070.7.2-19
Resumo: Partindo da necessidade dos alunos surdos aprenderem duas línguas distintas, simultaneamente, Libras e Língua Portuguesa, neste artigo propõe-se mostrar como um texto literário em português pode ser um recurso didático de ensino para o aprendizado de língua portuguesa como L2 e ao mesmo tempo ensino de Libras. Objetiva-se reflexões a respeito de ensino de línguas, sobre a multimodalidade, e quanto à elaboração de material didático dentro da perspectiva da surdez, como também mostrar como as imagens e diferentes línguas podem contribuir para que alunos surdos se tornem usuários dessas duas línguas. Aspectos do material proposto são discutidas em conjunto com partes do material, do mesmo modo a avaliação sobre a implementação em dois diferentes contextos. Desta forma, aponta-se a riqueza do material e a relevância da orientação de ensino para implementação do material. Por fim, argumenta-se em favor de uma pedagogia de segunda língua para surdos que seja bilíngue e multimodal.
id UFOP_eb03920f8cf1cebef66a3d05998ba807
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/12631
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling O uso do texto literário no ensino bilíngue e multimodal de português para crianças surdas : reflexões sobre a produção de um material didático.The use of the literary text in the bilingual and multimodal teaching of portuguese to deaf children : reflections on the production of a teaching material.LibrasMultimodalidadePartindo da necessidade dos alunos surdos aprenderem duas línguas distintas, simultaneamente, Libras e Língua Portuguesa, neste artigo propõe-se mostrar como um texto literário em português pode ser um recurso didático de ensino para o aprendizado de língua portuguesa como L2 e ao mesmo tempo ensino de Libras. Objetiva-se reflexões a respeito de ensino de línguas, sobre a multimodalidade, e quanto à elaboração de material didático dentro da perspectiva da surdez, como também mostrar como as imagens e diferentes línguas podem contribuir para que alunos surdos se tornem usuários dessas duas línguas. Aspectos do material proposto são discutidas em conjunto com partes do material, do mesmo modo a avaliação sobre a implementação em dois diferentes contextos. Desta forma, aponta-se a riqueza do material e a relevância da orientação de ensino para implementação do material. Por fim, argumenta-se em favor de uma pedagogia de segunda língua para surdos que seja bilíngue e multimodal.Starting from the need of deaf students to learn two distinct languages simultaneously, Libras and Portuguese Language, in this, it is proposed to show how a literary text in Portuguese can be a teaching resource for learning Portuguese language as L2 and at the same time teaching Libras. It aims to reflect on language teaching, on multimodality, and on the development of teaching material within the perspectives of deafness, as well as show how images and the different languages, can contribute to deaf students become users of these two languages. Aspects of the proposed material are discussed together with parts of the material, in the same way the evaluation on the implementation in two different contexts. In this way, it is pointed out the richness of the material and the relevance of the teaching orientation for the implementation of the material. At last, it is argued in favor of bilingual and multimodal L2 pedagogy for deaf students.2020-08-21T16:13:41Z2020-08-21T16:13:41Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMIRANDA, D. G.; SILVA, R. C. FREITAS, L. A. G. O uso do texto literário no ensino bilíngue e multimodal de português para crianças surdas: reflexões sobre a produção de um material didático. Muiraquitã, v. 7, n. 2 p. 255-267, dez. 2019. Disponível em: <https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/2892>. Acesso em: 03 jul. 2020.1807-1856http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12631https://doi.org/10.29327/212070.7.2-19O periódico Muiraquitã permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/1286>. Acesso em: 21 ago. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Dayse GarciaSilva, Renato Caixeta daFreitas, Luciana Aparecida Guimarães deporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2020-08-21T16:13:41Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/12631Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332020-08-21T16:13:41Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do texto literário no ensino bilíngue e multimodal de português para crianças surdas : reflexões sobre a produção de um material didático.
The use of the literary text in the bilingual and multimodal teaching of portuguese to deaf children : reflections on the production of a teaching material.
title O uso do texto literário no ensino bilíngue e multimodal de português para crianças surdas : reflexões sobre a produção de um material didático.
spellingShingle O uso do texto literário no ensino bilíngue e multimodal de português para crianças surdas : reflexões sobre a produção de um material didático.
Miranda, Dayse Garcia
Libras
Multimodalidade
title_short O uso do texto literário no ensino bilíngue e multimodal de português para crianças surdas : reflexões sobre a produção de um material didático.
title_full O uso do texto literário no ensino bilíngue e multimodal de português para crianças surdas : reflexões sobre a produção de um material didático.
title_fullStr O uso do texto literário no ensino bilíngue e multimodal de português para crianças surdas : reflexões sobre a produção de um material didático.
title_full_unstemmed O uso do texto literário no ensino bilíngue e multimodal de português para crianças surdas : reflexões sobre a produção de um material didático.
title_sort O uso do texto literário no ensino bilíngue e multimodal de português para crianças surdas : reflexões sobre a produção de um material didático.
author Miranda, Dayse Garcia
author_facet Miranda, Dayse Garcia
Silva, Renato Caixeta da
Freitas, Luciana Aparecida Guimarães de
author_role author
author2 Silva, Renato Caixeta da
Freitas, Luciana Aparecida Guimarães de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Dayse Garcia
Silva, Renato Caixeta da
Freitas, Luciana Aparecida Guimarães de
dc.subject.por.fl_str_mv Libras
Multimodalidade
topic Libras
Multimodalidade
description Partindo da necessidade dos alunos surdos aprenderem duas línguas distintas, simultaneamente, Libras e Língua Portuguesa, neste artigo propõe-se mostrar como um texto literário em português pode ser um recurso didático de ensino para o aprendizado de língua portuguesa como L2 e ao mesmo tempo ensino de Libras. Objetiva-se reflexões a respeito de ensino de línguas, sobre a multimodalidade, e quanto à elaboração de material didático dentro da perspectiva da surdez, como também mostrar como as imagens e diferentes línguas podem contribuir para que alunos surdos se tornem usuários dessas duas línguas. Aspectos do material proposto são discutidas em conjunto com partes do material, do mesmo modo a avaliação sobre a implementação em dois diferentes contextos. Desta forma, aponta-se a riqueza do material e a relevância da orientação de ensino para implementação do material. Por fim, argumenta-se em favor de uma pedagogia de segunda língua para surdos que seja bilíngue e multimodal.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-08-21T16:13:41Z
2020-08-21T16:13:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MIRANDA, D. G.; SILVA, R. C. FREITAS, L. A. G. O uso do texto literário no ensino bilíngue e multimodal de português para crianças surdas: reflexões sobre a produção de um material didático. Muiraquitã, v. 7, n. 2 p. 255-267, dez. 2019. Disponível em: <https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/2892>. Acesso em: 03 jul. 2020.
1807-1856
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12631
https://doi.org/10.29327/212070.7.2-19
identifier_str_mv MIRANDA, D. G.; SILVA, R. C. FREITAS, L. A. G. O uso do texto literário no ensino bilíngue e multimodal de português para crianças surdas: reflexões sobre a produção de um material didático. Muiraquitã, v. 7, n. 2 p. 255-267, dez. 2019. Disponível em: <https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/2892>. Acesso em: 03 jul. 2020.
1807-1856
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12631
https://doi.org/10.29327/212070.7.2-19
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002844857434112