PERFIL E PRÁTICA DOCENTE NAS ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO RS: inquietudes e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, Luciana Nascimento Crespo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pacheco, Luci Mary Duso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5968
Resumo: O presente artigo é fruto do projeto de pesquisa “O perfil do professor que atua nas Escolas em Tempo Integral da rede pública estadual do RS: inquietudes e desafios”, o qual surgiu da necessidade de se investigar os processos de formação inicial e continuada dos professores que exercem suas funções nessa proposta de ensino, a fim de compreender de que forma a sua prática pedagógica sofre influência desse processo de formação docente e como o mesmo interfere na sua atuação frente ao desafio da implantação do Projeto Escola em Tempo Integral na rede pública estadual gaúcha. O estudo dedica-se à análise dos dados produzidos através da coleta empírica cujo objetivo foi mapear o perfil profissional desses docentes, bem como desvelar quais são os entraves e angústias que emergem durante o processo pedagógico desenvolvido por esses profissionais. Assim, apresentam-se, a seguir, os principais resultados da investigação, os quais apontam aspectos de ordem quantitativa e qualitativa que podem coadjuvar para o reconhecimento e a sistematização do perfil dos profissionais estudados.
id UFAC-2_a7c93f5ca4b8f284f9cf3e2cb335601a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5968
network_acronym_str UFAC-2
network_name_str Communitas
repository_id_str
spelling PERFIL E PRÁTICA DOCENTE NAS ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO RS: inquietudes e desafiosFormação de Professores.Perfil docente.Educação em Tempo Integral.Processos Formativos.O presente artigo é fruto do projeto de pesquisa “O perfil do professor que atua nas Escolas em Tempo Integral da rede pública estadual do RS: inquietudes e desafios”, o qual surgiu da necessidade de se investigar os processos de formação inicial e continuada dos professores que exercem suas funções nessa proposta de ensino, a fim de compreender de que forma a sua prática pedagógica sofre influência desse processo de formação docente e como o mesmo interfere na sua atuação frente ao desafio da implantação do Projeto Escola em Tempo Integral na rede pública estadual gaúcha. O estudo dedica-se à análise dos dados produzidos através da coleta empírica cujo objetivo foi mapear o perfil profissional desses docentes, bem como desvelar quais são os entraves e angústias que emergem durante o processo pedagógico desenvolvido por esses profissionais. Assim, apresentam-se, a seguir, os principais resultados da investigação, os quais apontam aspectos de ordem quantitativa e qualitativa que podem coadjuvar para o reconhecimento e a sistematização do perfil dos profissionais estudados.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2022-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/596810.29327/268346.6.13-6Communitas; v. 6 n. 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA; 66-79Communitas; Vol. 6 No. 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA; 66-79Revista Communitas; ##issue.vol## 6 ##issue.no## 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA; 66-792526-597010.29327/268346.6.13reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5968/3738Copyright (c) 2022 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDutra, Luciana Nascimento CrespoPacheco, Luci Mary Duso2022-08-30T19:19:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5968Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2022-08-30T19:19:19Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv PERFIL E PRÁTICA DOCENTE NAS ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO RS: inquietudes e desafios
title PERFIL E PRÁTICA DOCENTE NAS ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO RS: inquietudes e desafios
spellingShingle PERFIL E PRÁTICA DOCENTE NAS ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO RS: inquietudes e desafios
Dutra, Luciana Nascimento Crespo
Formação de Professores.
Perfil docente.
Educação em Tempo Integral.
Processos Formativos.
title_short PERFIL E PRÁTICA DOCENTE NAS ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO RS: inquietudes e desafios
title_full PERFIL E PRÁTICA DOCENTE NAS ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO RS: inquietudes e desafios
title_fullStr PERFIL E PRÁTICA DOCENTE NAS ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO RS: inquietudes e desafios
title_full_unstemmed PERFIL E PRÁTICA DOCENTE NAS ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO RS: inquietudes e desafios
title_sort PERFIL E PRÁTICA DOCENTE NAS ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO RS: inquietudes e desafios
author Dutra, Luciana Nascimento Crespo
author_facet Dutra, Luciana Nascimento Crespo
Pacheco, Luci Mary Duso
author_role author
author2 Pacheco, Luci Mary Duso
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dutra, Luciana Nascimento Crespo
Pacheco, Luci Mary Duso
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores.
Perfil docente.
Educação em Tempo Integral.
Processos Formativos.
topic Formação de Professores.
Perfil docente.
Educação em Tempo Integral.
Processos Formativos.
description O presente artigo é fruto do projeto de pesquisa “O perfil do professor que atua nas Escolas em Tempo Integral da rede pública estadual do RS: inquietudes e desafios”, o qual surgiu da necessidade de se investigar os processos de formação inicial e continuada dos professores que exercem suas funções nessa proposta de ensino, a fim de compreender de que forma a sua prática pedagógica sofre influência desse processo de formação docente e como o mesmo interfere na sua atuação frente ao desafio da implantação do Projeto Escola em Tempo Integral na rede pública estadual gaúcha. O estudo dedica-se à análise dos dados produzidos através da coleta empírica cujo objetivo foi mapear o perfil profissional desses docentes, bem como desvelar quais são os entraves e angústias que emergem durante o processo pedagógico desenvolvido por esses profissionais. Assim, apresentam-se, a seguir, os principais resultados da investigação, os quais apontam aspectos de ordem quantitativa e qualitativa que podem coadjuvar para o reconhecimento e a sistematização do perfil dos profissionais estudados.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5968
10.29327/268346.6.13-6
url https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5968
identifier_str_mv 10.29327/268346.6.13-6
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5968/3738
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
dc.source.none.fl_str_mv Communitas; v. 6 n. 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA; 66-79
Communitas; Vol. 6 No. 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA; 66-79
Revista Communitas; ##issue.vol## 6 ##issue.no## 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA; 66-79
2526-5970
10.29327/268346.6.13
reponame:Communitas
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Communitas
collection Communitas
repository.name.fl_str_mv Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br
_version_ 1798313224080195584