PERFIL E PRÁTICA DOCENTE NAS ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO RS: inquietudes e desafios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5968 |
Resumo: | O presente artigo é fruto do projeto de pesquisa “O perfil do professor que atua nas Escolas em Tempo Integral da rede pública estadual do RS: inquietudes e desafios”, o qual surgiu da necessidade de se investigar os processos de formação inicial e continuada dos professores que exercem suas funções nessa proposta de ensino, a fim de compreender de que forma a sua prática pedagógica sofre influência desse processo de formação docente e como o mesmo interfere na sua atuação frente ao desafio da implantação do Projeto Escola em Tempo Integral na rede pública estadual gaúcha. O estudo dedica-se à análise dos dados produzidos através da coleta empírica cujo objetivo foi mapear o perfil profissional desses docentes, bem como desvelar quais são os entraves e angústias que emergem durante o processo pedagógico desenvolvido por esses profissionais. Assim, apresentam-se, a seguir, os principais resultados da investigação, os quais apontam aspectos de ordem quantitativa e qualitativa que podem coadjuvar para o reconhecimento e a sistematização do perfil dos profissionais estudados. |
id |
UFAC-2_a7c93f5ca4b8f284f9cf3e2cb335601a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5968 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
repository_id_str |
|
spelling |
PERFIL E PRÁTICA DOCENTE NAS ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO RS: inquietudes e desafiosFormação de Professores.Perfil docente.Educação em Tempo Integral.Processos Formativos.O presente artigo é fruto do projeto de pesquisa “O perfil do professor que atua nas Escolas em Tempo Integral da rede pública estadual do RS: inquietudes e desafios”, o qual surgiu da necessidade de se investigar os processos de formação inicial e continuada dos professores que exercem suas funções nessa proposta de ensino, a fim de compreender de que forma a sua prática pedagógica sofre influência desse processo de formação docente e como o mesmo interfere na sua atuação frente ao desafio da implantação do Projeto Escola em Tempo Integral na rede pública estadual gaúcha. O estudo dedica-se à análise dos dados produzidos através da coleta empírica cujo objetivo foi mapear o perfil profissional desses docentes, bem como desvelar quais são os entraves e angústias que emergem durante o processo pedagógico desenvolvido por esses profissionais. Assim, apresentam-se, a seguir, os principais resultados da investigação, os quais apontam aspectos de ordem quantitativa e qualitativa que podem coadjuvar para o reconhecimento e a sistematização do perfil dos profissionais estudados.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2022-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/596810.29327/268346.6.13-6Communitas; v. 6 n. 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA; 66-79Communitas; Vol. 6 No. 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA; 66-79Revista Communitas; ##issue.vol## 6 ##issue.no## 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA; 66-792526-597010.29327/268346.6.13reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5968/3738Copyright (c) 2022 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDutra, Luciana Nascimento CrespoPacheco, Luci Mary Duso2022-08-30T19:19:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5968Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2022-08-30T19:19:19Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERFIL E PRÁTICA DOCENTE NAS ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO RS: inquietudes e desafios |
title |
PERFIL E PRÁTICA DOCENTE NAS ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO RS: inquietudes e desafios |
spellingShingle |
PERFIL E PRÁTICA DOCENTE NAS ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO RS: inquietudes e desafios Dutra, Luciana Nascimento Crespo Formação de Professores. Perfil docente. Educação em Tempo Integral. Processos Formativos. |
title_short |
PERFIL E PRÁTICA DOCENTE NAS ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO RS: inquietudes e desafios |
title_full |
PERFIL E PRÁTICA DOCENTE NAS ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO RS: inquietudes e desafios |
title_fullStr |
PERFIL E PRÁTICA DOCENTE NAS ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO RS: inquietudes e desafios |
title_full_unstemmed |
PERFIL E PRÁTICA DOCENTE NAS ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO RS: inquietudes e desafios |
title_sort |
PERFIL E PRÁTICA DOCENTE NAS ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO RS: inquietudes e desafios |
author |
Dutra, Luciana Nascimento Crespo |
author_facet |
Dutra, Luciana Nascimento Crespo Pacheco, Luci Mary Duso |
author_role |
author |
author2 |
Pacheco, Luci Mary Duso |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dutra, Luciana Nascimento Crespo Pacheco, Luci Mary Duso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores. Perfil docente. Educação em Tempo Integral. Processos Formativos. |
topic |
Formação de Professores. Perfil docente. Educação em Tempo Integral. Processos Formativos. |
description |
O presente artigo é fruto do projeto de pesquisa “O perfil do professor que atua nas Escolas em Tempo Integral da rede pública estadual do RS: inquietudes e desafios”, o qual surgiu da necessidade de se investigar os processos de formação inicial e continuada dos professores que exercem suas funções nessa proposta de ensino, a fim de compreender de que forma a sua prática pedagógica sofre influência desse processo de formação docente e como o mesmo interfere na sua atuação frente ao desafio da implantação do Projeto Escola em Tempo Integral na rede pública estadual gaúcha. O estudo dedica-se à análise dos dados produzidos através da coleta empírica cujo objetivo foi mapear o perfil profissional desses docentes, bem como desvelar quais são os entraves e angústias que emergem durante o processo pedagógico desenvolvido por esses profissionais. Assim, apresentam-se, a seguir, os principais resultados da investigação, os quais apontam aspectos de ordem quantitativa e qualitativa que podem coadjuvar para o reconhecimento e a sistematização do perfil dos profissionais estudados. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5968 10.29327/268346.6.13-6 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5968 |
identifier_str_mv |
10.29327/268346.6.13-6 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5968/3738 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 6 n. 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA; 66-79 Communitas; Vol. 6 No. 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA; 66-79 Revista Communitas; ##issue.vol## 6 ##issue.no## 13 (2022): CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO (EM TEMPO) INTEGRAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO E NECROPOLÍTICA; 66-79 2526-5970 10.29327/268346.6.13 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1798313224080195584 |