O Rap e outros gêneros musicais como prática social sob a perspectiva dos multiletramentos em sala de aula do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1848 |
Resumo: | This research aims to investigate, through the work with the multiliteracy inserted in the Portuguese Language classes, the promotion of changes in what concerns to the reading and writing practices of the students of the 9th grade A of Elementary SchoolGrade of a school of the state public network of Maceió. The basic theories were the works of ROJO (2012), STECANELA (2009), GOMES (2011), ANDRÉ (2015) and ANTUNES (2010). The methodology of the research is ethnographic and the data were generated from the development of a didactic sequence. The following instruments were used: student narratives, photographs, audio recordings and teacher's logbook. The data revealed students personal stories have a deep relationship with their school life and, once taken into account in the proposed activities, have brought encouraging results regarding the use of languages for self expression. Concerningto Portuguese language teaching, the activities developed showed that students made good use of digital media, cell phones, photo and video editing applications and social networks, showing that Portuguese language school and teaching cannot keep away from current modes and media. |
id |
UFAL_64cb6397331d65e6c3eedc8bbd0c9fcf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/1848 |
network_acronym_str |
UFAL |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Rap e outros gêneros musicais como prática social sob a perspectiva dos multiletramentos em sala de aula do Ensino FundamentalThe Rap and other music genres as social practice from the perspective of multiletramentos in classroom of elementary schoolO Rap como prática social sob a perspectiva dos multiletramentos em sala de aula do Ensino FundamentalLíngua portuguesa – Estudo e ensinoLetramentoMultiletramentoEtnografiaImagemMultiliteracyRapImagePortuguese Language TeachingCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICAThis research aims to investigate, through the work with the multiliteracy inserted in the Portuguese Language classes, the promotion of changes in what concerns to the reading and writing practices of the students of the 9th grade A of Elementary SchoolGrade of a school of the state public network of Maceió. The basic theories were the works of ROJO (2012), STECANELA (2009), GOMES (2011), ANDRÉ (2015) and ANTUNES (2010). The methodology of the research is ethnographic and the data were generated from the development of a didactic sequence. The following instruments were used: student narratives, photographs, audio recordings and teacher's logbook. The data revealed students personal stories have a deep relationship with their school life and, once taken into account in the proposed activities, have brought encouraging results regarding the use of languages for self expression. Concerningto Portuguese language teaching, the activities developed showed that students made good use of digital media, cell phones, photo and video editing applications and social networks, showing that Portuguese language school and teaching cannot keep away from current modes and media.Esta pesquisa tem como objetivo investigar através do trabalho com os multiletramentos inseridos nas aulas de Língua Portuguesa a promoção de mudanças no que diz respeito a práticas leitoras e escrita dos alunos do 9º ano A, do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública estadual da capital alagoana. As teorias de base foram as obras de ROJO(2012), STECANELA(2009),GOMES(2011), ANDRÉ(2015) e ANTUNES(2010). A metodologia da pesquisa é de cunho etnográfico e os dados foram gerados a partir do desenvolvimento de uma sequência didática. Foram utilizados os seguintes instrumentos: narrativa, fotografias, gravação de áudio e diário de bordo do professor. Os dados revelaram histórias pessoais dos alunos que têm profunda relação com sua vida escolar e que uma vez levadas em consideração nas atividades propostas, trouxeram resultados animadores quanto ao uso das linguagens para a expressão de si. Quanto ao ensino da Língua Portuguesa, as atividades desenvolvidas mostraram que os alunos fizeram bom uso dos meios digitais, dos aparelhos celulares, de aplicativos para edição de foto e vídeo e das redes sociais, mostrando que a escola e o ensino de Língua Portuguesa não podem distanciar-se dos modos e meios de comunicação atuais.Editora da Universidade Federal de AlagoasBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetrasUFALGomes, Luiz Fernandohttp://lattes.cnpq.br/9782711247133672Lima, Rosangela Nuneshttp://lattes.cnpq.br/2454422033896336Pereira, Andréa da Silvahttp://lattes.cnpq.br/5247883444384172Silva , Rubian Antonio da2017-08-15T13:06:25Z2017-08-102017-08-15T13:06:25Z2017-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Rubian Antonio da. O Rap e outros gêneros musicais como prática social sob a perspectiva dos multiletramentos em sala de aula do Ensino Fundamental. 2017. 134 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Faculdade de Letras, Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1848porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2019-10-02T18:08:03Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/1848Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2019-10-02T18:08:03Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Rap e outros gêneros musicais como prática social sob a perspectiva dos multiletramentos em sala de aula do Ensino Fundamental The Rap and other music genres as social practice from the perspective of multiletramentos in classroom of elementary school O Rap como prática social sob a perspectiva dos multiletramentos em sala de aula do Ensino Fundamental |
title |
O Rap e outros gêneros musicais como prática social sob a perspectiva dos multiletramentos em sala de aula do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
O Rap e outros gêneros musicais como prática social sob a perspectiva dos multiletramentos em sala de aula do Ensino Fundamental Silva , Rubian Antonio da Língua portuguesa – Estudo e ensino Letramento Multiletramento Etnografia Imagem Multiliteracy Rap Image Portuguese Language Teaching CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
title_short |
O Rap e outros gêneros musicais como prática social sob a perspectiva dos multiletramentos em sala de aula do Ensino Fundamental |
title_full |
O Rap e outros gêneros musicais como prática social sob a perspectiva dos multiletramentos em sala de aula do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
O Rap e outros gêneros musicais como prática social sob a perspectiva dos multiletramentos em sala de aula do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
O Rap e outros gêneros musicais como prática social sob a perspectiva dos multiletramentos em sala de aula do Ensino Fundamental |
title_sort |
O Rap e outros gêneros musicais como prática social sob a perspectiva dos multiletramentos em sala de aula do Ensino Fundamental |
author |
Silva , Rubian Antonio da |
author_facet |
Silva , Rubian Antonio da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gomes, Luiz Fernando http://lattes.cnpq.br/9782711247133672 Lima, Rosangela Nunes http://lattes.cnpq.br/2454422033896336 Pereira, Andréa da Silva http://lattes.cnpq.br/5247883444384172 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva , Rubian Antonio da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua portuguesa – Estudo e ensino Letramento Multiletramento Etnografia Imagem Multiliteracy Rap Image Portuguese Language Teaching CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
topic |
Língua portuguesa – Estudo e ensino Letramento Multiletramento Etnografia Imagem Multiliteracy Rap Image Portuguese Language Teaching CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
description |
This research aims to investigate, through the work with the multiliteracy inserted in the Portuguese Language classes, the promotion of changes in what concerns to the reading and writing practices of the students of the 9th grade A of Elementary SchoolGrade of a school of the state public network of Maceió. The basic theories were the works of ROJO (2012), STECANELA (2009), GOMES (2011), ANDRÉ (2015) and ANTUNES (2010). The methodology of the research is ethnographic and the data were generated from the development of a didactic sequence. The following instruments were used: student narratives, photographs, audio recordings and teacher's logbook. The data revealed students personal stories have a deep relationship with their school life and, once taken into account in the proposed activities, have brought encouraging results regarding the use of languages for self expression. Concerningto Portuguese language teaching, the activities developed showed that students made good use of digital media, cell phones, photo and video editing applications and social networks, showing that Portuguese language school and teaching cannot keep away from current modes and media. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-15T13:06:25Z 2017-08-10 2017-08-15T13:06:25Z 2017-04-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Rubian Antonio da. O Rap e outros gêneros musicais como prática social sob a perspectiva dos multiletramentos em sala de aula do Ensino Fundamental. 2017. 134 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Faculdade de Letras, Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017. http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1848 |
identifier_str_mv |
SILVA, Rubian Antonio da. O Rap e outros gêneros musicais como prática social sob a perspectiva dos multiletramentos em sala de aula do Ensino Fundamental. 2017. 134 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Faculdade de Letras, Programa de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017. |
url |
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/1848 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Alagoas Brasil Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetras UFAL |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Alagoas Brasil Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional - ProfLetras UFAL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL) instacron:UFAL |
instname_str |
Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
instacron_str |
UFAL |
institution |
UFAL |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL) |
repository.mail.fl_str_mv |
ri@sibi.ufal.br |
_version_ |
1748233738879238144 |