Uso das TIC’S como auxílio ao Ensino Híbrido com o uso de aplicativos educacionais: Google Sala de Aula e Khan Academy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Flávio José da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6527
Resumo: This paper deals with the new Information and Communication Technologies and their importance for the teaching and learning of mathematics in the Basic Education. Bringing applications to the classroom can be an alternative to arouse a taste for the discipline that sometimes gets lost over the years. Mixing existing technologies, through educational applications and the internet, with traditional classroom instruction can make classes more dynamic and attractive and improve student performance. Hybrid Education has exactly these characteristics of blending online teaching with offline teaching, so we will address this topic in our work. We will also introduce two educational apps or platforms that will be part and parcel of Hybrid Education. These applications will be used at online times where students will be able to do their activities at home or at school according to their needs. In this paper we cover the Google Classroom or Google Classroom and Khan Academy apps. How is the use of these applications, their tools, key features, and how to use them simultaneously in classroom math. At the end of this work, we leave some suggestions for activities so that other interested teachers can make use of these platforms to improve classroom math teaching.
id UFAL_d4aeea5ac203a7d4768ca67a2d5f620e
oai_identifier_str oai:www.repositorio.ufal.br:riufal/6527
network_acronym_str UFAL
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository_id_str
spelling Uso das TIC’S como auxílio ao Ensino Híbrido com o uso de aplicativos educacionais: Google Sala de Aula e Khan AcademyUsing ICTs as a Hybrid Teaching Aid with Educational Applications: Google Classroom and Khan AcademyGoogle sala de aula - Aplicativos educacionaisKhan Academy - Aplicativos educacionaisTecnologia da informação e da comunicaçãoEnsino híbridoMatemática – Estudo e ensinoInformation and communication technologyHybrid teachingMathematics - Study and teachingEducational appsCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAThis paper deals with the new Information and Communication Technologies and their importance for the teaching and learning of mathematics in the Basic Education. Bringing applications to the classroom can be an alternative to arouse a taste for the discipline that sometimes gets lost over the years. Mixing existing technologies, through educational applications and the internet, with traditional classroom instruction can make classes more dynamic and attractive and improve student performance. Hybrid Education has exactly these characteristics of blending online teaching with offline teaching, so we will address this topic in our work. We will also introduce two educational apps or platforms that will be part and parcel of Hybrid Education. These applications will be used at online times where students will be able to do their activities at home or at school according to their needs. In this paper we cover the Google Classroom or Google Classroom and Khan Academy apps. How is the use of these applications, their tools, key features, and how to use them simultaneously in classroom math. At the end of this work, we leave some suggestions for activities so that other interested teachers can make use of these platforms to improve classroom math teaching.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorO presente trabalho versa sobre as novas Tecnologias de Informação e Comunicação e sua importância para o ensino e aprendizagem de matemática no Ensino Básico. Trazer o uso de aplicativos para a sala de aula pode ser uma alternativa para despertar o gosto pela disciplina que por vezes acaba se perdendo ao longo dos anos. Misturar as tecnologias existentes, por meio de aplicativos educacionais e a internet, ao ensino tradicional na sala de aula, pode tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas e melhorar o desempenho dos alunos. O Ensino Híbrido tem exatamente essas características de mesclar o ensino on-line ao ensino off-line, por isso abordaremos este tema no nosso trabalho. Também apresentaremos dois aplicativos ou plataformas educacionais que farão parte e integrarão o Ensino Híbrido. Esses aplicativos serão usados nos momentos on-lines, onde os alunos poderão fazer suas atividades em casa ou na escola de acordo com suas necessidades. Neste trabalho abordamos os aplicativos Google Sala de Aula ou Google Classroom e Khan Academy. Como é dado o uso desses aplicativos, suas ferramentas, principais características, e como usá-los simultaneamente nas aulas presenciais de matemática. Ao término deste trabalho deixamos algumas sugestões de atividades para que outros professores interessados possam fazer uso dessas plataformas para melhorar o ensino de matemática em sala de aula.Universidade Federal de AlagoasBrasilPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATUFALBarbosa, Isnaldo Isaachttp://lattes.cnpq.br/8346517003296057Guerra, Ediel Azevedohttp://lattes.cnpq.br/0278809014425200Nascimento, Arlyson Alves dohttp://lattes.cnpq.br/9395417554768580Silva, Flávio José da2020-01-31T15:16:14Z2019-12-042020-01-31T15:16:14Z2019-08-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Flávio José da. Uso das TIC’S como auxílio ao Ensino Híbrido com o uso de aplicativos educacionais: Google Sala de Aula e Khan Academy. 2019. 84 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6527porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)instacron:UFAL2020-01-31T15:16:14Zoai:www.repositorio.ufal.br:riufal/6527Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufal.br/oai/requestri@sibi.ufal.bropendoar:2020-01-31T15:16:14Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso das TIC’S como auxílio ao Ensino Híbrido com o uso de aplicativos educacionais: Google Sala de Aula e Khan Academy
Using ICTs as a Hybrid Teaching Aid with Educational Applications: Google Classroom and Khan Academy
title Uso das TIC’S como auxílio ao Ensino Híbrido com o uso de aplicativos educacionais: Google Sala de Aula e Khan Academy
spellingShingle Uso das TIC’S como auxílio ao Ensino Híbrido com o uso de aplicativos educacionais: Google Sala de Aula e Khan Academy
Silva, Flávio José da
Google sala de aula - Aplicativos educacionais
Khan Academy - Aplicativos educacionais
Tecnologia da informação e da comunicação
Ensino híbrido
Matemática – Estudo e ensino
Information and communication technology
Hybrid teaching
Mathematics - Study and teaching
Educational apps
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Uso das TIC’S como auxílio ao Ensino Híbrido com o uso de aplicativos educacionais: Google Sala de Aula e Khan Academy
title_full Uso das TIC’S como auxílio ao Ensino Híbrido com o uso de aplicativos educacionais: Google Sala de Aula e Khan Academy
title_fullStr Uso das TIC’S como auxílio ao Ensino Híbrido com o uso de aplicativos educacionais: Google Sala de Aula e Khan Academy
title_full_unstemmed Uso das TIC’S como auxílio ao Ensino Híbrido com o uso de aplicativos educacionais: Google Sala de Aula e Khan Academy
title_sort Uso das TIC’S como auxílio ao Ensino Híbrido com o uso de aplicativos educacionais: Google Sala de Aula e Khan Academy
author Silva, Flávio José da
author_facet Silva, Flávio José da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Isnaldo Isaac
http://lattes.cnpq.br/8346517003296057
Guerra, Ediel Azevedo
http://lattes.cnpq.br/0278809014425200
Nascimento, Arlyson Alves do
http://lattes.cnpq.br/9395417554768580
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Flávio José da
dc.subject.por.fl_str_mv Google sala de aula - Aplicativos educacionais
Khan Academy - Aplicativos educacionais
Tecnologia da informação e da comunicação
Ensino híbrido
Matemática – Estudo e ensino
Information and communication technology
Hybrid teaching
Mathematics - Study and teaching
Educational apps
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
topic Google sala de aula - Aplicativos educacionais
Khan Academy - Aplicativos educacionais
Tecnologia da informação e da comunicação
Ensino híbrido
Matemática – Estudo e ensino
Information and communication technology
Hybrid teaching
Mathematics - Study and teaching
Educational apps
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This paper deals with the new Information and Communication Technologies and their importance for the teaching and learning of mathematics in the Basic Education. Bringing applications to the classroom can be an alternative to arouse a taste for the discipline that sometimes gets lost over the years. Mixing existing technologies, through educational applications and the internet, with traditional classroom instruction can make classes more dynamic and attractive and improve student performance. Hybrid Education has exactly these characteristics of blending online teaching with offline teaching, so we will address this topic in our work. We will also introduce two educational apps or platforms that will be part and parcel of Hybrid Education. These applications will be used at online times where students will be able to do their activities at home or at school according to their needs. In this paper we cover the Google Classroom or Google Classroom and Khan Academy apps. How is the use of these applications, their tools, key features, and how to use them simultaneously in classroom math. At the end of this work, we leave some suggestions for activities so that other interested teachers can make use of these platforms to improve classroom math teaching.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-04
2019-08-22
2020-01-31T15:16:14Z
2020-01-31T15:16:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Flávio José da. Uso das TIC’S como auxílio ao Ensino Híbrido com o uso de aplicativos educacionais: Google Sala de Aula e Khan Academy. 2019. 84 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6527
identifier_str_mv SILVA, Flávio José da. Uso das TIC’S como auxílio ao Ensino Híbrido com o uso de aplicativos educacionais: Google Sala de Aula e Khan Academy. 2019. 84 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
url http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/6527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
UFAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Alagoas
Brasil
Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT
UFAL
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instname:Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron:UFAL
instname_str Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
instacron_str UFAL
institution UFAL
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
repository.mail.fl_str_mv ri@sibi.ufal.br
_version_ 1748233740317884416