Teoria Histórico Cultural e Literatura Infantil: possibilidades para potencializar o desenvolvimento de capacidades humanas das crianças da/na Educação Infantil.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFAM |
Texto Completo: | http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6393 |
Resumo: | This Course Completion Paper (TCC) aimed to investigate the possible contributions possible contributions of the Cultural-Historical Theory (THC) and Children's Literature in the process of development of human capacities, especially of children in Early Childhood Education. The THC assures that the development of human capacities begins at an early age through the appropriation of elements of culture, propitiated in social relations. Children's Literature, which belongs to the universe of culture, may contribute to in this process and in the integral formation of children, as emphasized by authors and in and in the guiding documents of Brazilian Early Childhood Education researched. These considerations are, therefore, the result of a qualitative, bibliographic, and documental research. We conclude that improved teacher training is essential to provide literary experiences in kindergartens and preschools that are able to enhance the human development of children. human development of children. |
id |
UFAM-1_b5654c268398daf8261b75e5850116fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:prefix/6393 |
network_acronym_str |
UFAM-1 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFAM |
repository_id_str |
|
spelling |
Teoria Histórico Cultural e Literatura Infantil: possibilidades para potencializar o desenvolvimento de capacidades humanas das crianças da/na Educação Infantil.Teoria Histórico-CulturalLiteratura InfantilDesenvolvimento HumanoEducação InfantilCIENCIAS HUMANASEducação - FilosofiaThis Course Completion Paper (TCC) aimed to investigate the possible contributions possible contributions of the Cultural-Historical Theory (THC) and Children's Literature in the process of development of human capacities, especially of children in Early Childhood Education. The THC assures that the development of human capacities begins at an early age through the appropriation of elements of culture, propitiated in social relations. Children's Literature, which belongs to the universe of culture, may contribute to in this process and in the integral formation of children, as emphasized by authors and in and in the guiding documents of Brazilian Early Childhood Education researched. These considerations are, therefore, the result of a qualitative, bibliographic, and documental research. We conclude that improved teacher training is essential to provide literary experiences in kindergartens and preschools that are able to enhance the human development of children. human development of children.Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), teve como objetivo investigar as possíveis contribuições da Teoria Histórico-Cultural (THC) e da Literatura Infantil no processo desenvolvimento das capacidades humanas, especialmente das crianças da/na Educação Infantil. A THC assegura que o desenvolvimento das capacidades humanas inicia na tenra idade por meio da apropriação de elementos da cultura, propiciada nas relações sociais. A Literatura Infantil, pertencente ao universo da cultura, pode contribuir nesse processo e na formação integral das crianças, salientada por autores e em documentos norteadores da Educação Infantil brasileira pesquisados. Essas considerações são, portanto, resultado de pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental. Conclui-se que é fundamental a formação docente aprimorada para proporcionar experiências literárias em creches e pré-escolas que sejam capazes de potencializar o desenvolvimento humano das crianças.1NãoBrasilFACED - Faculdade de EducaçãoManaus (AM)Pedagogia - Licenciatura - ManausBoth, Ilaine Inêshttp://lattes.cnpq.br/6659627162111294Silva, Thaiany Guedes dahttp://lattes.cnpq.br/1605473259537850Oliveira, Gleice Kelly Pantoja de2022-10-03T14:26:22Z2022-09-232022-10-03T14:26:22Z2022-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6393porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2022-10-03T14:28:24Zoai:localhost:prefix/6393Repositório InstitucionalPUBhttp://riu.ufam.edu.br/oai/requestopendoar:2022-10-03T14:28:24Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teoria Histórico Cultural e Literatura Infantil: possibilidades para potencializar o desenvolvimento de capacidades humanas das crianças da/na Educação Infantil. |
title |
Teoria Histórico Cultural e Literatura Infantil: possibilidades para potencializar o desenvolvimento de capacidades humanas das crianças da/na Educação Infantil. |
spellingShingle |
Teoria Histórico Cultural e Literatura Infantil: possibilidades para potencializar o desenvolvimento de capacidades humanas das crianças da/na Educação Infantil. Oliveira, Gleice Kelly Pantoja de Teoria Histórico-Cultural Literatura Infantil Desenvolvimento Humano Educação Infantil CIENCIAS HUMANAS Educação - Filosofia |
title_short |
Teoria Histórico Cultural e Literatura Infantil: possibilidades para potencializar o desenvolvimento de capacidades humanas das crianças da/na Educação Infantil. |
title_full |
Teoria Histórico Cultural e Literatura Infantil: possibilidades para potencializar o desenvolvimento de capacidades humanas das crianças da/na Educação Infantil. |
title_fullStr |
Teoria Histórico Cultural e Literatura Infantil: possibilidades para potencializar o desenvolvimento de capacidades humanas das crianças da/na Educação Infantil. |
title_full_unstemmed |
Teoria Histórico Cultural e Literatura Infantil: possibilidades para potencializar o desenvolvimento de capacidades humanas das crianças da/na Educação Infantil. |
title_sort |
Teoria Histórico Cultural e Literatura Infantil: possibilidades para potencializar o desenvolvimento de capacidades humanas das crianças da/na Educação Infantil. |
author |
Oliveira, Gleice Kelly Pantoja de |
author_facet |
Oliveira, Gleice Kelly Pantoja de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Both, Ilaine Inês http://lattes.cnpq.br/6659627162111294 Silva, Thaiany Guedes da http://lattes.cnpq.br/1605473259537850 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Gleice Kelly Pantoja de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria Histórico-Cultural Literatura Infantil Desenvolvimento Humano Educação Infantil CIENCIAS HUMANAS Educação - Filosofia |
topic |
Teoria Histórico-Cultural Literatura Infantil Desenvolvimento Humano Educação Infantil CIENCIAS HUMANAS Educação - Filosofia |
description |
This Course Completion Paper (TCC) aimed to investigate the possible contributions possible contributions of the Cultural-Historical Theory (THC) and Children's Literature in the process of development of human capacities, especially of children in Early Childhood Education. The THC assures that the development of human capacities begins at an early age through the appropriation of elements of culture, propitiated in social relations. Children's Literature, which belongs to the universe of culture, may contribute to in this process and in the integral formation of children, as emphasized by authors and in and in the guiding documents of Brazilian Early Childhood Education researched. These considerations are, therefore, the result of a qualitative, bibliographic, and documental research. We conclude that improved teacher training is essential to provide literary experiences in kindergartens and preschools that are able to enhance the human development of children. human development of children. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-03T14:26:22Z 2022-09-23 2022-10-03T14:26:22Z 2022-09-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6393 |
url |
http://riu.ufam.edu.br/handle/prefix/6393 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brasil FACED - Faculdade de Educação Manaus (AM) Pedagogia - Licenciatura - Manaus |
publisher.none.fl_str_mv |
Brasil FACED - Faculdade de Educação Manaus (AM) Pedagogia - Licenciatura - Manaus |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFAM |
collection |
Repositório Institucional da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813274316702220288 |