Motivação para aprendizagem Matemática: uma experiência inspiradora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
Texto Completo: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6300 |
Resumo: | D’Ambrósio (1996, p.29) aponta que “os programas de Matemática consistem em coisas acabadas, mortas e absolutamente fora do contexto e com isso, torna-se casa vez mais difícil motivar alunos para uma ciência tão cristalizada.” No presente trabalho, buscamos apresentar propostas de atividades desafiadoras, em que os alunos são encorajados a pensar de maneira autônoma, a criar, a experimentar, a estabelecer as estratégias para chegar às soluções. Diferente da sala de aula onde, normalmente, se apresenta conhecimentos prontos e acabados, tornando-o apenas reprodutor de métodos e técnicas. |
id |
UFAM_7dcd0d9cf17e1b9b48840e99f13f7c11 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6300 |
network_acronym_str |
UFAM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository_id_str |
6592 |
spelling |
Motivação para aprendizagem Matemática: uma experiência inspiradoraMatemática - MotivaçãoResolução de ProblemasRaciocínio LógicoLogical reasoningTroubleshootingCIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICAD’Ambrósio (1996, p.29) aponta que “os programas de Matemática consistem em coisas acabadas, mortas e absolutamente fora do contexto e com isso, torna-se casa vez mais difícil motivar alunos para uma ciência tão cristalizada.” No presente trabalho, buscamos apresentar propostas de atividades desafiadoras, em que os alunos são encorajados a pensar de maneira autônoma, a criar, a experimentar, a estabelecer as estratégias para chegar às soluções. Diferente da sala de aula onde, normalmente, se apresenta conhecimentos prontos e acabados, tornando-o apenas reprodutor de métodos e técnicas.D'Ambrósio (1996, p.29) points out “that Mathematic programs are often outdated, obsolete and out of context. Due to this more and more students find it difficult to be motivated about this crystallized science.” In the present work, we seek to present proposals for challenging activities, where students are encouraged to think in an autonomous way. To create, to experiment, to establish strategies and to reach solutions. Different from the classroom, where one usually presents ready and finished work, making it only a copy of the method or the technique.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em MatemáticaNascimento, Carlos Wagner Marques dohttp://lattes.cnpq.br/5720694292404145Miranda, Juliana Ferreira Ribeiro deAlcântara, Marcos Aurélio deSilva, Nilton Miguel dahttp://lattes.cnpq.br/74733462016640492018-04-11T14:07:09Z2018-02-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Nilton Miguel da. Motivação para aprendizagem Matemática: uma experiência inspiradora. 2018. 65 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6300porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2018-08-23T15:26:01Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/6300Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922018-08-23T15:26:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivação para aprendizagem Matemática: uma experiência inspiradora |
title |
Motivação para aprendizagem Matemática: uma experiência inspiradora |
spellingShingle |
Motivação para aprendizagem Matemática: uma experiência inspiradora Silva, Nilton Miguel da Matemática - Motivação Resolução de Problemas Raciocínio Lógico Logical reasoning Troubleshooting CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA |
title_short |
Motivação para aprendizagem Matemática: uma experiência inspiradora |
title_full |
Motivação para aprendizagem Matemática: uma experiência inspiradora |
title_fullStr |
Motivação para aprendizagem Matemática: uma experiência inspiradora |
title_full_unstemmed |
Motivação para aprendizagem Matemática: uma experiência inspiradora |
title_sort |
Motivação para aprendizagem Matemática: uma experiência inspiradora |
author |
Silva, Nilton Miguel da |
author_facet |
Silva, Nilton Miguel da http://lattes.cnpq.br/7473346201664049 |
author_role |
author |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/7473346201664049 |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nascimento, Carlos Wagner Marques do http://lattes.cnpq.br/5720694292404145 Miranda, Juliana Ferreira Ribeiro de Alcântara, Marcos Aurélio de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Nilton Miguel da http://lattes.cnpq.br/7473346201664049 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - Motivação Resolução de Problemas Raciocínio Lógico Logical reasoning Troubleshooting CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA |
topic |
Matemática - Motivação Resolução de Problemas Raciocínio Lógico Logical reasoning Troubleshooting CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMATICA |
description |
D’Ambrósio (1996, p.29) aponta que “os programas de Matemática consistem em coisas acabadas, mortas e absolutamente fora do contexto e com isso, torna-se casa vez mais difícil motivar alunos para uma ciência tão cristalizada.” No presente trabalho, buscamos apresentar propostas de atividades desafiadoras, em que os alunos são encorajados a pensar de maneira autônoma, a criar, a experimentar, a estabelecer as estratégias para chegar às soluções. Diferente da sala de aula onde, normalmente, se apresenta conhecimentos prontos e acabados, tornando-o apenas reprodutor de métodos e técnicas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-11T14:07:09Z 2018-02-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Nilton Miguel da. Motivação para aprendizagem Matemática: uma experiência inspiradora. 2018. 65 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018. https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6300 |
identifier_str_mv |
SILVA, Nilton Miguel da. Motivação para aprendizagem Matemática: uma experiência inspiradora. 2018. 65 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018. |
url |
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6300 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Amazonas Instituto de Ciências Exatas Brasil UFAM Programa de Pós-graduação em Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM) instacron:UFAM |
instname_str |
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
instacron_str |
UFAM |
institution |
UFAM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM) |
repository.mail.fl_str_mv |
ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br |
_version_ |
1809732026222247936 |