Um modelo colaborativo para o ensino de Química baseado em jogo educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Marcela dos Santos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2083373742513747, http://orcid.org/0000-0002-2687-2427
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
Texto Completo: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7312
Resumo: As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) exercem um papel cada vez mais importante para o ensino de Ciências e Matemática. Atualmente, o maior desafio é efetivamente prover essas tecnologias de forma a atender aos interesses dos professores e alunos em relação aos processos de ensino e de aprendizagem. O objetivo deste trabalho é sintetizar aspectos inerentes a aprendizagem colaborativa em uma estratégia didático-pedagógica com base em um jogo móvel, contribuindo no processo de ensino-aprendizagem de química no ensino médio. Essa estratégia pedagógica contribui para a formação e interação entre grupos de alunos que compartilham objetivos comuns para a solução de problemas com interdependência para resolver ou realizar tarefas, interagindo na construção do conhecimento. A estratégia é consolidada sob forma lúdica em dispositivos móveis (smartphones, tablets, entre outros), provendo assim, disponibilidade de recursos audiovisuais, facilitação da interação, viabilização do monitoramento e o acesso contínuo ao processo de aprendizagem. A metodologia desenvolvida tem como base a teoria de Vygotsky, na qual o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social (a interação entre os indivíduos e o meio) mediada pela utilização de instrumentos. Os resultados alcançados estão associados ao aumento da autorrealização dos alunos, a promoção de maior motivação intrínseca para aprender e ao encorajamento do uso mais frequente das novas Tecnologias de Informação e Comunicação, favorecendo também o desenvolvimento da capacidade crítica por meio de discussões, além da clarificação das próprias ideias e da avaliação de ideias originadas dos colegas. Este trabalho poderá ser utilizado como ferramenta de apoio nas escolas públicas, sendo facilmente adaptável as aulas de Ciências, tornando-as mais interessantes e dinâmicas, atendendo aos interesses de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem de Ciências e matemática.
id UFAM_99e4071c2c6c0d9c144bcecd4c2a8beb
oai_identifier_str oai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7312
network_acronym_str UFAM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository_id_str 6592
spelling Um modelo colaborativo para o ensino de Química baseado em jogo educacionalA collaborative movel for Chemistry education based on educational gameQuímica - Estudo e ensinoJogos educativosDidáticaCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: ENSINO-APRENDIZAGEMJogo móvelAprendizado de QuímicaAprendizagem colaborativaAs Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) exercem um papel cada vez mais importante para o ensino de Ciências e Matemática. Atualmente, o maior desafio é efetivamente prover essas tecnologias de forma a atender aos interesses dos professores e alunos em relação aos processos de ensino e de aprendizagem. O objetivo deste trabalho é sintetizar aspectos inerentes a aprendizagem colaborativa em uma estratégia didático-pedagógica com base em um jogo móvel, contribuindo no processo de ensino-aprendizagem de química no ensino médio. Essa estratégia pedagógica contribui para a formação e interação entre grupos de alunos que compartilham objetivos comuns para a solução de problemas com interdependência para resolver ou realizar tarefas, interagindo na construção do conhecimento. A estratégia é consolidada sob forma lúdica em dispositivos móveis (smartphones, tablets, entre outros), provendo assim, disponibilidade de recursos audiovisuais, facilitação da interação, viabilização do monitoramento e o acesso contínuo ao processo de aprendizagem. A metodologia desenvolvida tem como base a teoria de Vygotsky, na qual o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social (a interação entre os indivíduos e o meio) mediada pela utilização de instrumentos. Os resultados alcançados estão associados ao aumento da autorrealização dos alunos, a promoção de maior motivação intrínseca para aprender e ao encorajamento do uso mais frequente das novas Tecnologias de Informação e Comunicação, favorecendo também o desenvolvimento da capacidade crítica por meio de discussões, além da clarificação das próprias ideias e da avaliação de ideias originadas dos colegas. Este trabalho poderá ser utilizado como ferramenta de apoio nas escolas públicas, sendo facilmente adaptável as aulas de Ciências, tornando-as mais interessantes e dinâmicas, atendendo aos interesses de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem de Ciências e matemática.Information and Communication Technologies (ICTs) play an increasingly important role in science and mathematics education. Today, the biggest challenge is the most effective of technologies in order to satisfy the interests of teachers and students in relation to the teaching and learning processes. The objective of this work is to synthesize the inherent aspects of collaborative learning in a didactic-pedagogical strategy based on a mobile game, contributing to the teaching-learning process of Chemistry. This pedagogical strategy contributes to training and interaction between groups of students who share common goals for a solution of problems with interdependence to solve or accomplish tasks, interacting in the construction of knowledge. The strategy is consolidated in the form of mobile devices (smartphones, tablets, among others), thus providing, audiovisual resources availability, interaction facilitation, monitoring feasibility and the learning process. A developed methodology is based on Vygotsky's theory in which the student's cognitive development occurs through the interaction between the media and the media through the use of instruments. The achieved results are associated with increased self-realization of students, promotion of greater motivation to learn, and encouragement of more frequent use of new information and communication technologies, favoring the development of critical capacity through discussions as well as clarification. the ideas and ideas of ideas originated from colleagues. This work can be used as a support tool in public classes, being easily adaptable as science classes, becoming more interesting and dynamic, attending to the interests of all those involved in the teaching-learning process of science and mathematics.FAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AmazonasNão senti dificuldades.Universidade Federal do AmazonasInstituto de Ciências ExatasBrasilUFAMPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaPio, José Luiz de Souzahttp://lattes.cnpq.br/1014904168887285Castro, Thais Helena Chaves dehttp://lattes.cnpq.br/9337143918677200Mendonça, Andréa Pereirahttp://lattes.cnpq.br/0938462047218130Barbosa, Marcela dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/2083373742513747http://orcid.org/0000-0002-2687-24272019-08-15T17:47:55Z2019-06-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARBOSA, Marcela dos Santos. Um modelo colaborativo para o ensino de Química baseado em jogo educacional. 2019. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7312porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAMinstname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)instacron:UFAM2019-08-16T05:03:38Zoai:https://tede.ufam.edu.br/handle/:tede/7312Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://200.129.163.131:8080/PUBhttp://200.129.163.131:8080/oai/requestddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.bropendoar:65922019-08-16T05:03:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)false
dc.title.none.fl_str_mv Um modelo colaborativo para o ensino de Química baseado em jogo educacional
A collaborative movel for Chemistry education based on educational game
title Um modelo colaborativo para o ensino de Química baseado em jogo educacional
spellingShingle Um modelo colaborativo para o ensino de Química baseado em jogo educacional
Barbosa, Marcela dos Santos
Química - Estudo e ensino
Jogos educativos
Didática
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: ENSINO-APRENDIZAGEM
Jogo móvel
Aprendizado de Química
Aprendizagem colaborativa
title_short Um modelo colaborativo para o ensino de Química baseado em jogo educacional
title_full Um modelo colaborativo para o ensino de Química baseado em jogo educacional
title_fullStr Um modelo colaborativo para o ensino de Química baseado em jogo educacional
title_full_unstemmed Um modelo colaborativo para o ensino de Química baseado em jogo educacional
title_sort Um modelo colaborativo para o ensino de Química baseado em jogo educacional
author Barbosa, Marcela dos Santos
author_facet Barbosa, Marcela dos Santos
http://lattes.cnpq.br/2083373742513747
http://orcid.org/0000-0002-2687-2427
author_role author
author2 http://lattes.cnpq.br/2083373742513747
http://orcid.org/0000-0002-2687-2427
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pio, José Luiz de Souza
http://lattes.cnpq.br/1014904168887285
Castro, Thais Helena Chaves de
http://lattes.cnpq.br/9337143918677200
Mendonça, Andréa Pereira
http://lattes.cnpq.br/0938462047218130
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Marcela dos Santos
http://lattes.cnpq.br/2083373742513747
http://orcid.org/0000-0002-2687-2427
dc.subject.por.fl_str_mv Química - Estudo e ensino
Jogos educativos
Didática
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: ENSINO-APRENDIZAGEM
Jogo móvel
Aprendizado de Química
Aprendizagem colaborativa
topic Química - Estudo e ensino
Jogos educativos
Didática
CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: ENSINO-APRENDIZAGEM
Jogo móvel
Aprendizado de Química
Aprendizagem colaborativa
description As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) exercem um papel cada vez mais importante para o ensino de Ciências e Matemática. Atualmente, o maior desafio é efetivamente prover essas tecnologias de forma a atender aos interesses dos professores e alunos em relação aos processos de ensino e de aprendizagem. O objetivo deste trabalho é sintetizar aspectos inerentes a aprendizagem colaborativa em uma estratégia didático-pedagógica com base em um jogo móvel, contribuindo no processo de ensino-aprendizagem de química no ensino médio. Essa estratégia pedagógica contribui para a formação e interação entre grupos de alunos que compartilham objetivos comuns para a solução de problemas com interdependência para resolver ou realizar tarefas, interagindo na construção do conhecimento. A estratégia é consolidada sob forma lúdica em dispositivos móveis (smartphones, tablets, entre outros), provendo assim, disponibilidade de recursos audiovisuais, facilitação da interação, viabilização do monitoramento e o acesso contínuo ao processo de aprendizagem. A metodologia desenvolvida tem como base a teoria de Vygotsky, na qual o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social (a interação entre os indivíduos e o meio) mediada pela utilização de instrumentos. Os resultados alcançados estão associados ao aumento da autorrealização dos alunos, a promoção de maior motivação intrínseca para aprender e ao encorajamento do uso mais frequente das novas Tecnologias de Informação e Comunicação, favorecendo também o desenvolvimento da capacidade crítica por meio de discussões, além da clarificação das próprias ideias e da avaliação de ideias originadas dos colegas. Este trabalho poderá ser utilizado como ferramenta de apoio nas escolas públicas, sendo facilmente adaptável as aulas de Ciências, tornando-as mais interessantes e dinâmicas, atendendo aos interesses de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem de Ciências e matemática.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-15T17:47:55Z
2019-06-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARBOSA, Marcela dos Santos. Um modelo colaborativo para o ensino de Química baseado em jogo educacional. 2019. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7312
identifier_str_mv BARBOSA, Marcela dos Santos. Um modelo colaborativo para o ensino de Química baseado em jogo educacional. 2019. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
url https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Amazonas
Instituto de Ciências Exatas
Brasil
UFAM
Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
instname:Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron:UFAM
instname_str Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
instacron_str UFAM
institution UFAM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFAM - Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
repository.mail.fl_str_mv ddbc@ufam.edu.br||ddbc@ufam.edu.br
_version_ 1809732035474882560