EDUCAÇÃO ESCOLAR E ACESSO AO CONHECIMENTO: O ENSINO COMO SOCIALIZAÇÃO DA LIBERDADE DE PENSAR
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Germinal: Marxismo e Educação em Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12406 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é refletir sobre a relação entre a educação escolar e o desenvolvimento do pensamento no indivíduo, identificando na Pedagogia Histórico Crítica apoio teórico à tese de que a educação e o ensino são determinações centrais para a formação da consciência. Apontamos a dimensão política do problema da socialização do conhecimento, defendendo que disseminar o vínculo teórico com a realidade é objeto da luta de classes. Destacamos que a educação escolar se justifica como mediação fundamental para o desenvolvimento do pensamento teórico, pois o ato de pensar pressupõe pensar um objeto, assim, não é possível considerar a práxis educativa esvaziada de conteúdos escolares. |
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