CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA A FORMAÇÃO OMNILATERAL DO SER SOCIAL: UMA REFLEXÃO À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernardo Silva, Matheus
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/14027
Resumo: Essa dissertação é o resultado de uma pesquisa teórica-bibliográfica que buscou analisar e, posteriormente, apresentar elementos para a concretização da categoria cultura corporal como objeto de conhecimento da Educação Física escolar, tal como postula a metodologia de ensino crítico-superadora. Assim, formulou-se o seguinte problema: Qual é o objeto próprio da Educação Física no contexto da sociedade capitalista, quer do ponto vista subordinado quer do ponto de vista crítico? Quais são os fundamentos explicitados na proposição pedagógica da metodologia de ensino crítico-superadora para a Educação Física escolar? Como podem ser aprofundadas as categorias fundamentais desta metodologia de ensino, como é a cultura corporal, a partir da mediação da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica? Nesse contexto, apontou-se para a hipótese: a ênfase na categoria cultura corporal como objeto de conhecimento da Educação Física escolar pela metodologia de ensino crítico-superadora trouxe um novo patamar de análise para essa área do conhecimento, que se encontra, porém, ainda factível de avanço por meio de uma maior precisão de sua categoria fundante. O objetivo se deu na tentativa de analisar a categoria cultura corporal, nas suas determinações e contradições do modo de produção capitalista e, com isso, intentar contribuir para o debate sobre o objeto da Educação Física escolar a partir dos fundamentos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Tomamos como principal embasamento para essa pesquisa, de cunho teórico, o materialismo histórico-dialético como estofo metodológico. Portanto, o presente estudo foi desdobrado em três capítulos: A discussão sobre a Educação Física escolar e seu objeto de conhecimento no bojo do modo de produção capitalista, enfatizando no atual estágio desse modo de produção; A reflexão sobre a relação das categorias cultura e cultura corporal com a Educação Física escolar; A explicitação dos fundamentos e dos pressupostos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica para a análise da categoria cultura corporal. Enfatizando, desse modo, a reflexão sobre o desenvolvimento do psiquismo humano, a relação entre aprendizagem, ensino e desenvolvimento e a explicitação de elementos teórico-metodológico para a prática pedagógica. Concluímos, com esse estudo, a confirmação da nossa hipótese, ou seja, na necessidade de reafirmar a cultura corporal como objeto de conhecimento da Educação Física escolar. Todavia, a mesma necessita de um constante aprofundamento que se dá, a nosso juízo, pela mediação da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica, tendo como substrato metodológico o materialismo histórico-dialético.
id UFBA-10_966c350440e1e3a3036c0e2cc6eabb50
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/14027
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA A FORMAÇÃO OMNILATERAL DO SER SOCIAL: UMA REFLEXÃO À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA.Psicologia Histórico-CulturalPedagogia Histórico-CríticaMetodologia do Ensino Crítico-Superadora.Essa dissertação é o resultado de uma pesquisa teórica-bibliográfica que buscou analisar e, posteriormente, apresentar elementos para a concretização da categoria cultura corporal como objeto de conhecimento da Educação Física escolar, tal como postula a metodologia de ensino crítico-superadora. Assim, formulou-se o seguinte problema: Qual é o objeto próprio da Educação Física no contexto da sociedade capitalista, quer do ponto vista subordinado quer do ponto de vista crítico? Quais são os fundamentos explicitados na proposição pedagógica da metodologia de ensino crítico-superadora para a Educação Física escolar? Como podem ser aprofundadas as categorias fundamentais desta metodologia de ensino, como é a cultura corporal, a partir da mediação da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica? Nesse contexto, apontou-se para a hipótese: a ênfase na categoria cultura corporal como objeto de conhecimento da Educação Física escolar pela metodologia de ensino crítico-superadora trouxe um novo patamar de análise para essa área do conhecimento, que se encontra, porém, ainda factível de avanço por meio de uma maior precisão de sua categoria fundante. O objetivo se deu na tentativa de analisar a categoria cultura corporal, nas suas determinações e contradições do modo de produção capitalista e, com isso, intentar contribuir para o debate sobre o objeto da Educação Física escolar a partir dos fundamentos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Tomamos como principal embasamento para essa pesquisa, de cunho teórico, o materialismo histórico-dialético como estofo metodológico. Portanto, o presente estudo foi desdobrado em três capítulos: A discussão sobre a Educação Física escolar e seu objeto de conhecimento no bojo do modo de produção capitalista, enfatizando no atual estágio desse modo de produção; A reflexão sobre a relação das categorias cultura e cultura corporal com a Educação Física escolar; A explicitação dos fundamentos e dos pressupostos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica para a análise da categoria cultura corporal. Enfatizando, desse modo, a reflexão sobre o desenvolvimento do psiquismo humano, a relação entre aprendizagem, ensino e desenvolvimento e a explicitação de elementos teórico-metodológico para a prática pedagógica. Concluímos, com esse estudo, a confirmação da nossa hipótese, ou seja, na necessidade de reafirmar a cultura corporal como objeto de conhecimento da Educação Física escolar. Todavia, a mesma necessita de um constante aprofundamento que se dá, a nosso juízo, pela mediação da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica, tendo como substrato metodológico o materialismo histórico-dialético.Universidade Federal da Bahia2017-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Teóricaapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/1402710.9771/gmed.v9i2.14027Germinal: marxismo e educação em debate; v. 9 n. 2 (2017): PARA A CRÍTICA DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO; 2492175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/14027/14901Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessBernardo Silva, Matheus2017-10-19T15:54:04Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/14027Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2017-10-19T15:54:04Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA A FORMAÇÃO OMNILATERAL DO SER SOCIAL: UMA REFLEXÃO À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA.
title CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA A FORMAÇÃO OMNILATERAL DO SER SOCIAL: UMA REFLEXÃO À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA.
spellingShingle CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA A FORMAÇÃO OMNILATERAL DO SER SOCIAL: UMA REFLEXÃO À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA.
Bernardo Silva, Matheus
Psicologia Histórico-Cultural
Pedagogia Histórico-Crítica
Metodologia do Ensino Crítico-Superadora.
title_short CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA A FORMAÇÃO OMNILATERAL DO SER SOCIAL: UMA REFLEXÃO À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA.
title_full CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA A FORMAÇÃO OMNILATERAL DO SER SOCIAL: UMA REFLEXÃO À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA.
title_fullStr CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA A FORMAÇÃO OMNILATERAL DO SER SOCIAL: UMA REFLEXÃO À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA.
title_full_unstemmed CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA A FORMAÇÃO OMNILATERAL DO SER SOCIAL: UMA REFLEXÃO À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA.
title_sort CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA A FORMAÇÃO OMNILATERAL DO SER SOCIAL: UMA REFLEXÃO À LUZ DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA.
author Bernardo Silva, Matheus
author_facet Bernardo Silva, Matheus
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernardo Silva, Matheus
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia Histórico-Cultural
Pedagogia Histórico-Crítica
Metodologia do Ensino Crítico-Superadora.
topic Psicologia Histórico-Cultural
Pedagogia Histórico-Crítica
Metodologia do Ensino Crítico-Superadora.
description Essa dissertação é o resultado de uma pesquisa teórica-bibliográfica que buscou analisar e, posteriormente, apresentar elementos para a concretização da categoria cultura corporal como objeto de conhecimento da Educação Física escolar, tal como postula a metodologia de ensino crítico-superadora. Assim, formulou-se o seguinte problema: Qual é o objeto próprio da Educação Física no contexto da sociedade capitalista, quer do ponto vista subordinado quer do ponto de vista crítico? Quais são os fundamentos explicitados na proposição pedagógica da metodologia de ensino crítico-superadora para a Educação Física escolar? Como podem ser aprofundadas as categorias fundamentais desta metodologia de ensino, como é a cultura corporal, a partir da mediação da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica? Nesse contexto, apontou-se para a hipótese: a ênfase na categoria cultura corporal como objeto de conhecimento da Educação Física escolar pela metodologia de ensino crítico-superadora trouxe um novo patamar de análise para essa área do conhecimento, que se encontra, porém, ainda factível de avanço por meio de uma maior precisão de sua categoria fundante. O objetivo se deu na tentativa de analisar a categoria cultura corporal, nas suas determinações e contradições do modo de produção capitalista e, com isso, intentar contribuir para o debate sobre o objeto da Educação Física escolar a partir dos fundamentos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Tomamos como principal embasamento para essa pesquisa, de cunho teórico, o materialismo histórico-dialético como estofo metodológico. Portanto, o presente estudo foi desdobrado em três capítulos: A discussão sobre a Educação Física escolar e seu objeto de conhecimento no bojo do modo de produção capitalista, enfatizando no atual estágio desse modo de produção; A reflexão sobre a relação das categorias cultura e cultura corporal com a Educação Física escolar; A explicitação dos fundamentos e dos pressupostos da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica para a análise da categoria cultura corporal. Enfatizando, desse modo, a reflexão sobre o desenvolvimento do psiquismo humano, a relação entre aprendizagem, ensino e desenvolvimento e a explicitação de elementos teórico-metodológico para a prática pedagógica. Concluímos, com esse estudo, a confirmação da nossa hipótese, ou seja, na necessidade de reafirmar a cultura corporal como objeto de conhecimento da Educação Física escolar. Todavia, a mesma necessita de um constante aprofundamento que se dá, a nosso juízo, pela mediação da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica, tendo como substrato metodológico o materialismo histórico-dialético.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Teórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/14027
10.9771/gmed.v9i2.14027
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/14027
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v9i2.14027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/14027/14901
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 9 n. 2 (2017): PARA A CRÍTICA DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO; 249
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313517074350080