PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA: UM OLHAR PARA AS AÇÕES DO PROFESSOR NO ENSINO DA LINGUAGEM ESCRITA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saraiva, Mônica De Araújo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Costa-Hübes, Terezinha da Conceição
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12392
Resumo: A educação escolar tem revelado grandes inquietações para professores e pesquisadores, entre elas a efetivação de ações na busca de uma educação de qualidade. Dentro desse contexto, direcionamos um olhar específico para o espaço da sala de aula com o objetivo refletir sobre as ações do professor no processo de ensino e de aprendizagem da linguagem escrita envolvendo a produção e a reescrita de textos. Respaldadas nas contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica, buscamos tecer a análise sobre a atuação dos sujeitos envolvidos e as relações estabelecidas no processo de ensino aprendizagem da escrita. PALAVRAS CHAVE: Língua Portuguesa;  Ensino;  Alfabetização; Gêneros discursivos.
id UFBA-10_f6f7bb7d16b8b5e73253d78a1164b49d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/12392
network_acronym_str UFBA-10
network_name_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository_id_str
spelling PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA: UM OLHAR PARA AS AÇÕES DO PROFESSOR NO ENSINO DA LINGUAGEM ESCRITAPedagogia Histórico-CríticaPsicologia Histórico-CulturalAbordagem Sócio-Histórica da LinguagemA educação escolar tem revelado grandes inquietações para professores e pesquisadores, entre elas a efetivação de ações na busca de uma educação de qualidade. Dentro desse contexto, direcionamos um olhar específico para o espaço da sala de aula com o objetivo refletir sobre as ações do professor no processo de ensino e de aprendizagem da linguagem escrita envolvendo a produção e a reescrita de textos. Respaldadas nas contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica, buscamos tecer a análise sobre a atuação dos sujeitos envolvidos e as relações estabelecidas no processo de ensino aprendizagem da escrita. PALAVRAS CHAVE: Língua Portuguesa;  Ensino;  Alfabetização; Gêneros discursivos.Universidade Federal da Bahia2014-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos ParesPesquisa qualitativa de cunho etnográfica, Linguística Aplicada; Estudos Conjunturaisapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/1239210.9771/gmed.v7i1.12392Germinal: marxismo e educação em debate; v. 7 n. 1 (2015): PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA; 221-2322175-5604reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debateinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12392/9516Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessSaraiva, Mônica De AraújoCosta-Hübes, Terezinha da Conceição2017-10-19T15:52:30Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/12392Revistahttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/PUBhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/oairevistagerminal@ufba.br2175-56042175-5604opendoar:2017-10-19T15:52:30Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA: UM OLHAR PARA AS AÇÕES DO PROFESSOR NO ENSINO DA LINGUAGEM ESCRITA
title PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA: UM OLHAR PARA AS AÇÕES DO PROFESSOR NO ENSINO DA LINGUAGEM ESCRITA
spellingShingle PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA: UM OLHAR PARA AS AÇÕES DO PROFESSOR NO ENSINO DA LINGUAGEM ESCRITA
Saraiva, Mônica De Araújo
Pedagogia Histórico-Crítica
Psicologia Histórico-Cultural
Abordagem Sócio-Histórica da Linguagem
title_short PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA: UM OLHAR PARA AS AÇÕES DO PROFESSOR NO ENSINO DA LINGUAGEM ESCRITA
title_full PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA: UM OLHAR PARA AS AÇÕES DO PROFESSOR NO ENSINO DA LINGUAGEM ESCRITA
title_fullStr PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA: UM OLHAR PARA AS AÇÕES DO PROFESSOR NO ENSINO DA LINGUAGEM ESCRITA
title_full_unstemmed PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA: UM OLHAR PARA AS AÇÕES DO PROFESSOR NO ENSINO DA LINGUAGEM ESCRITA
title_sort PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA: UM OLHAR PARA AS AÇÕES DO PROFESSOR NO ENSINO DA LINGUAGEM ESCRITA
author Saraiva, Mônica De Araújo
author_facet Saraiva, Mônica De Araújo
Costa-Hübes, Terezinha da Conceição
author_role author
author2 Costa-Hübes, Terezinha da Conceição
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saraiva, Mônica De Araújo
Costa-Hübes, Terezinha da Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia Histórico-Crítica
Psicologia Histórico-Cultural
Abordagem Sócio-Histórica da Linguagem
topic Pedagogia Histórico-Crítica
Psicologia Histórico-Cultural
Abordagem Sócio-Histórica da Linguagem
description A educação escolar tem revelado grandes inquietações para professores e pesquisadores, entre elas a efetivação de ações na busca de uma educação de qualidade. Dentro desse contexto, direcionamos um olhar específico para o espaço da sala de aula com o objetivo refletir sobre as ações do professor no processo de ensino e de aprendizagem da linguagem escrita envolvendo a produção e a reescrita de textos. Respaldadas nas contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica, buscamos tecer a análise sobre a atuação dos sujeitos envolvidos e as relações estabelecidas no processo de ensino aprendizagem da escrita. PALAVRAS CHAVE: Língua Portuguesa;  Ensino;  Alfabetização; Gêneros discursivos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos Pares
Pesquisa qualitativa de cunho etnográfica, Linguística Aplicada; Estudos Conjunturais
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12392
10.9771/gmed.v7i1.12392
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12392
identifier_str_mv 10.9771/gmed.v7i1.12392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/12392/9516
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Germinal: marxismo e educação em debate; v. 7 n. 1 (2015): PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA; 221-232
2175-5604
reponame:Germinal: Marxismo e Educação em Debate
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Germinal: Marxismo e Educação em Debate
collection Germinal: Marxismo e Educação em Debate
repository.name.fl_str_mv Germinal: Marxismo e Educação em Debate - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv revistagerminal@ufba.br
_version_ 1798313516710494208