Avaliação de Cursos a Partir de seus Usuários: Análise de Expectativas e Perspectivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/24345 |
Resumo: | A pesquisa teve como objetivo principal analisar a avaliação que egressos de dois cursos de especialização fazem da formação recebida. O estudo avaliativo foi respaldado na literatura sobre avaliação de programas educacionais, com abordagem centrada em usuários, como consumidores dos serviços ofertados. As categorias avaliativas emergiram da análise de conteúdo de documentos escritos pelos usuários antes e depois da formação. A abordagem avaliativa possibilitou a identificação de aspectos avaliativos dos cursos e das contribuições da formação para as práticas de gestão dos profissionais qualificados. A análise comparativa, ex ante e ex post, revela que as expectativas iniciais foram contempladas com a formação e aponta interesse dos usuários na avaliação de aspectos organizacionais do curso. Resultados permitem refletir sobre ampliação, em ambiente virtual, de oportunidades de interação entre os participantes e entre aluno e conteúdo. Aspectos relacionados à estrutura física não foram apontados na pesquisa. |
id |
UFBA-11_8471df240253097c8b38e2e2157ba077 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/24345 |
network_acronym_str |
UFBA-11 |
network_name_str |
Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação de Cursos a Partir de seus Usuários: Análise de Expectativas e PerspectivasAvaliação. Lato sensu. Expectativas. Programa PNAP. Avaliação de egressos.A pesquisa teve como objetivo principal analisar a avaliação que egressos de dois cursos de especialização fazem da formação recebida. O estudo avaliativo foi respaldado na literatura sobre avaliação de programas educacionais, com abordagem centrada em usuários, como consumidores dos serviços ofertados. As categorias avaliativas emergiram da análise de conteúdo de documentos escritos pelos usuários antes e depois da formação. A abordagem avaliativa possibilitou a identificação de aspectos avaliativos dos cursos e das contribuições da formação para as práticas de gestão dos profissionais qualificados. A análise comparativa, ex ante e ex post, revela que as expectativas iniciais foram contempladas com a formação e aponta interesse dos usuários na avaliação de aspectos organizacionais do curso. Resultados permitem refletir sobre ampliação, em ambiente virtual, de oportunidades de interação entre os participantes e entre aluno e conteúdo. Aspectos relacionados à estrutura física não foram apontados na pesquisa.Universidade Federal da Bahia2018-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/24345Revista Interdisciplinar de Gestão Social; v. 6 n. 3 (2017)2317-24282316-8196reponame:Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/24345/15950Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar de Gestão Socialinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Luzia CoelhoPaixão, Roberto BrazileiroDuarte, Francisco Ricardo2018-05-20T11:10:55Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/24345Revistahttps://portalseer.ufba.br/index.php/rigsONGhttps://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/oairevistarigs@ciags.org.br || revistarigs@ciags.org.br2317-24282316-8196opendoar:2018-05-20T11:10:55Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação de Cursos a Partir de seus Usuários: Análise de Expectativas e Perspectivas |
title |
Avaliação de Cursos a Partir de seus Usuários: Análise de Expectativas e Perspectivas |
spellingShingle |
Avaliação de Cursos a Partir de seus Usuários: Análise de Expectativas e Perspectivas Rodrigues, Luzia Coelho Avaliação. Lato sensu. Expectativas. Programa PNAP. Avaliação de egressos. |
title_short |
Avaliação de Cursos a Partir de seus Usuários: Análise de Expectativas e Perspectivas |
title_full |
Avaliação de Cursos a Partir de seus Usuários: Análise de Expectativas e Perspectivas |
title_fullStr |
Avaliação de Cursos a Partir de seus Usuários: Análise de Expectativas e Perspectivas |
title_full_unstemmed |
Avaliação de Cursos a Partir de seus Usuários: Análise de Expectativas e Perspectivas |
title_sort |
Avaliação de Cursos a Partir de seus Usuários: Análise de Expectativas e Perspectivas |
author |
Rodrigues, Luzia Coelho |
author_facet |
Rodrigues, Luzia Coelho Paixão, Roberto Brazileiro Duarte, Francisco Ricardo |
author_role |
author |
author2 |
Paixão, Roberto Brazileiro Duarte, Francisco Ricardo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Luzia Coelho Paixão, Roberto Brazileiro Duarte, Francisco Ricardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação. Lato sensu. Expectativas. Programa PNAP. Avaliação de egressos. |
topic |
Avaliação. Lato sensu. Expectativas. Programa PNAP. Avaliação de egressos. |
description |
A pesquisa teve como objetivo principal analisar a avaliação que egressos de dois cursos de especialização fazem da formação recebida. O estudo avaliativo foi respaldado na literatura sobre avaliação de programas educacionais, com abordagem centrada em usuários, como consumidores dos serviços ofertados. As categorias avaliativas emergiram da análise de conteúdo de documentos escritos pelos usuários antes e depois da formação. A abordagem avaliativa possibilitou a identificação de aspectos avaliativos dos cursos e das contribuições da formação para as práticas de gestão dos profissionais qualificados. A análise comparativa, ex ante e ex post, revela que as expectativas iniciais foram contempladas com a formação e aponta interesse dos usuários na avaliação de aspectos organizacionais do curso. Resultados permitem refletir sobre ampliação, em ambiente virtual, de oportunidades de interação entre os participantes e entre aluno e conteúdo. Aspectos relacionados à estrutura física não foram apontados na pesquisa. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/24345 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/24345 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/rigs/article/view/24345/15950 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar de Gestão Social info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Interdisciplinar de Gestão Social |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar de Gestão Social; v. 6 n. 3 (2017) 2317-2428 2316-8196 reponame:Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) |
collection |
Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar de Gestão Social (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarigs@ciags.org.br || revistarigs@ciags.org.br |
_version_ |
1797686151755071488 |