Espelho, espelho meu existe alguém mais especial que eu?: a inclusão de pessoas autistas em redes regulares de ensino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33076 |
Resumo: | A presente pesquisa buscou fazer uma análise do contexto de inclusão de pessoas autistas nas redes regulares publicas de ensino, tendo o docente da inclusão o nosso profissional de referência. Tratou-se de verificar o desenvolvimento do sistema educacional na perspectiva histórica, deste os primeiros estudos sobre o autismo no século passado até os dias atuais, fazendo referencias e associações à escolarização e socialização. Assim, foi possível levantar as atividades desenvolvidas pelos profissionais da educação estabelecendo uma relação dialética entre (in) formação destes profissionais voltados a inclusão dos PNEE, nas redes públicas de ensino. Como o trabalho e a educação são atividades especificamente humanas, considerando que se constituem como elementos fundamentais na construção da identidade do indivíduo, de certo modo o eixo central desse estudo foi compreender, no espaço escolar, como as relações do trabalho docente e da inclusão se expressam no fazer destas pessoas autistas, refletindo as grandes mudanças que ocorreram no campo da educação. Nesse sentido, foi possível identificar e refletir como essa atividade profissional dos docentes de uma unidade de atendimento educacional especializada inserida na cidade de Salvador está submetida a um processo de formação social, dada as metas que devem ser cumpridas e as próprias condições físicas a que estão submetidas. Para realização dessa pesquisa utilizou-se de dois tipos de procedimentos: análise da bibliografia pertinente a essa área de estudo e dados empíricos coletados através de uma pesquisa-ação que ocorrera por três anos e meio em unidade educacional do ramo. Os resultados desse estudo indicam que as unidades de ensino regular apresentam uma debilidade no processo de inclusão e socialização de pessoas autistas em paralelo temos a má formação do docente voltado a inclusão destas pessoas autistas nas redes de ensino. |
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Como o trabalho e a educação são atividades especificamente humanas, considerando que se constituem como elementos fundamentais na construção da identidade do indivíduo, de certo modo o eixo central desse estudo foi compreender, no espaço escolar, como as relações do trabalho docente e da inclusão se expressam no fazer destas pessoas autistas, refletindo as grandes mudanças que ocorreram no campo da educação. Nesse sentido, foi possível identificar e refletir como essa atividade profissional dos docentes de uma unidade de atendimento educacional especializada inserida na cidade de Salvador está submetida a um processo de formação social, dada as metas que devem ser cumpridas e as próprias condições físicas a que estão submetidas. Para realização dessa pesquisa utilizou-se de dois tipos de procedimentos: análise da bibliografia pertinente a essa área de estudo e dados empíricos coletados através de uma pesquisa-ação que ocorrera por três anos e meio em unidade educacional do ramo. Os resultados desse estudo indicam que as unidades de ensino regular apresentam uma debilidade no processo de inclusão e socialização de pessoas autistas em paralelo temos a má formação do docente voltado a inclusão destas pessoas autistas nas redes de ensino.Submitted by Monica da Silva Reis (monirosa101@gmail.com) on 2021-03-18T20:54:22Z No. of bitstreams: 1 Fernanda Carvalho da Hora.pdf: 1083530 bytes, checksum: c891d2be5f1a48870de6b390018ee79a (MD5)Approved for entry into archive by Eleonora Guimaraes (esilva@ufba.br) on 2021-03-19T18:48:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Fernanda Carvalho da Hora.pdf: 1083530 bytes, checksum: c891d2be5f1a48870de6b390018ee79a (MD5)Made available in DSpace on 2021-03-19T18:48:56Z (GMT). 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A presente pesquisa buscou fazer uma análise do contexto de inclusão de pessoas autistas nas redes regulares publicas de ensino, tendo o docente da inclusão o nosso profissional de referência. Tratou-se de verificar o desenvolvimento do sistema educacional na perspectiva histórica, deste os primeiros estudos sobre o autismo no século passado até os dias atuais, fazendo referencias e associações à escolarização e socialização. Assim, foi possível levantar as atividades desenvolvidas pelos profissionais da educação estabelecendo uma relação dialética entre (in) formação destes profissionais voltados a inclusão dos PNEE, nas redes públicas de ensino. Como o trabalho e a educação são atividades especificamente humanas, considerando que se constituem como elementos fundamentais na construção da identidade do indivíduo, de certo modo o eixo central desse estudo foi compreender, no espaço escolar, como as relações do trabalho docente e da inclusão se expressam no fazer destas pessoas autistas, refletindo as grandes mudanças que ocorreram no campo da educação. Nesse sentido, foi possível identificar e refletir como essa atividade profissional dos docentes de uma unidade de atendimento educacional especializada inserida na cidade de Salvador está submetida a um processo de formação social, dada as metas que devem ser cumpridas e as próprias condições físicas a que estão submetidas. Para realização dessa pesquisa utilizou-se de dois tipos de procedimentos: análise da bibliografia pertinente a essa área de estudo e dados empíricos coletados através de uma pesquisa-ação que ocorrera por três anos e meio em unidade educacional do ramo. Os resultados desse estudo indicam que as unidades de ensino regular apresentam uma debilidade no processo de inclusão e socialização de pessoas autistas em paralelo temos a má formação do docente voltado a inclusão destas pessoas autistas nas redes de ensino. |
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