Nação nordestina: um esboço experimental para uma campanha da marca Flamengo no nordeste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Badaró, Bernardo Carvalho
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30065
Resumo: O mais querido do Brasil é também o mais querido do Nordeste. O presente trabalho parte desta provocação, corrente dentre torcedores de futebol da região, e tem como objetivo final a a criação de uma campanha publicitária para a marca Flamengo no Nordeste. Para tanto, propõe-se uma campanha de divulgação do projeto Nação Nordestina, programa que visa ao fortalecimento da marca Flamengo na região. Visando a construção de um produto adequado e com estratégias de comunicação eficientes, parte-se de uma fase de preparação do briefing da campanha, onde foi necessária uma contextualização sobre o universo do Futebol, o Flamengo, a região Nordeste, o público alvo e alguns conceitos introdutórios pertencentes ao Marketing e a Publicidade. A título de conclusão, esboça-se uma campanha publicitária orientada à região em estudo, e opera-se uma reflexão sobre o caminho percorrido no trabalho de conclusão do curso de Produção Cultural na Faculdade de Comunicação da UFBA.
id UFBA-2_466ded117aaa23520ad08d5f54b9bda1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/30065
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Badaró, Bernardo CarvalhoBadaró, Bernardo CarvalhoCardoso, Cláudio2019-07-17T14:02:44Z2019-07-17T14:02:44Z2019-07-172010TCChttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30065O mais querido do Brasil é também o mais querido do Nordeste. O presente trabalho parte desta provocação, corrente dentre torcedores de futebol da região, e tem como objetivo final a a criação de uma campanha publicitária para a marca Flamengo no Nordeste. Para tanto, propõe-se uma campanha de divulgação do projeto Nação Nordestina, programa que visa ao fortalecimento da marca Flamengo na região. Visando a construção de um produto adequado e com estratégias de comunicação eficientes, parte-se de uma fase de preparação do briefing da campanha, onde foi necessária uma contextualização sobre o universo do Futebol, o Flamengo, a região Nordeste, o público alvo e alguns conceitos introdutórios pertencentes ao Marketing e a Publicidade. A título de conclusão, esboça-se uma campanha publicitária orientada à região em estudo, e opera-se uma reflexão sobre o caminho percorrido no trabalho de conclusão do curso de Produção Cultural na Faculdade de Comunicação da UFBA.Submitted by Larissa Silva (laribrito05@hotmail.com) on 2019-07-17T13:23:05Z No. of bitstreams: 1 TCC-BERNARDO-CARVALHO-BADARÓ.pdf: 1813193 bytes, checksum: 167801e2ddb247e0359a05ee494c99ba (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-07-17T14:02:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC-BERNARDO-CARVALHO-BADARÓ.pdf: 1813193 bytes, checksum: 167801e2ddb247e0359a05ee494c99ba (MD5)Made available in DSpace on 2019-07-17T14:02:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC-BERNARDO-CARVALHO-BADARÓ.pdf: 1813193 bytes, checksum: 167801e2ddb247e0359a05ee494c99ba (MD5)ComunicaçãoFlamengoNação nordestinaFutebol - torcedoresPublicidadeMarketingNação nordestina: um esboço experimental para uma campanha da marca Flamengo no nordesteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de ComunicaçãoUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTCC-BERNARDO-CARVALHO-BADARÓ.pdfTCC-BERNARDO-CARVALHO-BADARÓ.pdfapplication/pdf1813193https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30065/1/TCC-BERNARDO-CARVALHO-BADAR%c3%93.pdf167801e2ddb247e0359a05ee494c99baMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1353https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30065/2/license.txt3afdde3eba4a1ad6eb947eba9803d5edMD52TEXTTCC-BERNARDO-CARVALHO-BADARÓ.pdf.txtTCC-BERNARDO-CARVALHO-BADARÓ.pdf.txtExtracted texttext/plain180003https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30065/3/TCC-BERNARDO-CARVALHO-BADAR%c3%93.pdf.txtb602d538b740e2e42a6d856d903d46e2MD53ri/300652023-03-16 11:18:42.636oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-03-16T14:18:42Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Nação nordestina: um esboço experimental para uma campanha da marca Flamengo no nordeste
title Nação nordestina: um esboço experimental para uma campanha da marca Flamengo no nordeste
spellingShingle Nação nordestina: um esboço experimental para uma campanha da marca Flamengo no nordeste
Badaró, Bernardo Carvalho
Comunicação
Flamengo
Nação nordestina
Futebol - torcedores
Publicidade
Marketing
title_short Nação nordestina: um esboço experimental para uma campanha da marca Flamengo no nordeste
title_full Nação nordestina: um esboço experimental para uma campanha da marca Flamengo no nordeste
title_fullStr Nação nordestina: um esboço experimental para uma campanha da marca Flamengo no nordeste
title_full_unstemmed Nação nordestina: um esboço experimental para uma campanha da marca Flamengo no nordeste
title_sort Nação nordestina: um esboço experimental para uma campanha da marca Flamengo no nordeste
author Badaró, Bernardo Carvalho
author_facet Badaró, Bernardo Carvalho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Badaró, Bernardo Carvalho
Badaró, Bernardo Carvalho
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cardoso, Cláudio
contributor_str_mv Cardoso, Cláudio
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Comunicação
topic Comunicação
Flamengo
Nação nordestina
Futebol - torcedores
Publicidade
Marketing
dc.subject.por.fl_str_mv Flamengo
Nação nordestina
Futebol - torcedores
Publicidade
Marketing
description O mais querido do Brasil é também o mais querido do Nordeste. O presente trabalho parte desta provocação, corrente dentre torcedores de futebol da região, e tem como objetivo final a a criação de uma campanha publicitária para a marca Flamengo no Nordeste. Para tanto, propõe-se uma campanha de divulgação do projeto Nação Nordestina, programa que visa ao fortalecimento da marca Flamengo na região. Visando a construção de um produto adequado e com estratégias de comunicação eficientes, parte-se de uma fase de preparação do briefing da campanha, onde foi necessária uma contextualização sobre o universo do Futebol, o Flamengo, a região Nordeste, o público alvo e alguns conceitos introdutórios pertencentes ao Marketing e a Publicidade. A título de conclusão, esboça-se uma campanha publicitária orientada à região em estudo, e opera-se uma reflexão sobre o caminho percorrido no trabalho de conclusão do curso de Produção Cultural na Faculdade de Comunicação da UFBA.
publishDate 2010
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-07-17T14:02:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-07-17T14:02:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-07-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30065
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv TCC
identifier_str_mv TCC
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30065/1/TCC-BERNARDO-CARVALHO-BADAR%c3%93.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30065/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30065/3/TCC-BERNARDO-CARVALHO-BADAR%c3%93.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 167801e2ddb247e0359a05ee494c99ba
3afdde3eba4a1ad6eb947eba9803d5ed
b602d538b740e2e42a6d856d903d46e2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459597469450240