O marketing dos eventos de Star Wars e o relacionamento com os fãs
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31671 |
Resumo: | O presente estudo analisa as técnicas de marketing de relacionamento utilizadas pelas empresas detentoras da franquia Star Wars a partir de eventos oficiais promovidos para a comunidade de fãs e pesquisa de que forma os fã-clubes participam ativamente como produtores de eventos voltados para o público em troca direta com os detentores dos direitos dos filmes, à procura de uma relação positiva entre marca e consumidor. A pesquisa conceitua o fã, como esse indivíduo era percebido anteriormente e na atualidade acerca dos estudos de indústria cultural, consumo e cultura participativa. Direcionamos o trabalho para a participação do fã como público ativo da marca Star Wars influenciando diretamente em sua perpetuação e divulgação através da atuação dos principais fã-clubes do Brasil e do mundo. Foram utilizados questionários com pessoas relevantes para o relacionamento dos fãs com as empresas The Walt Disney Company, Lucasfilm Ltd. e Editora Aleph. Os representantes dos fã-clubes Conselho Jedi Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, também contribuíram para o estudo, auxiliando com relatos sobre o ponto de vista do fã acerca desse relacionamento. |
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Cunha, Joao Marcelo BorgesCosta, Leonardo2020-03-13T16:19:23Z2020-03-13T16:19:23Z2020-03-132015Monografiahttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31671O presente estudo analisa as técnicas de marketing de relacionamento utilizadas pelas empresas detentoras da franquia Star Wars a partir de eventos oficiais promovidos para a comunidade de fãs e pesquisa de que forma os fã-clubes participam ativamente como produtores de eventos voltados para o público em troca direta com os detentores dos direitos dos filmes, à procura de uma relação positiva entre marca e consumidor. A pesquisa conceitua o fã, como esse indivíduo era percebido anteriormente e na atualidade acerca dos estudos de indústria cultural, consumo e cultura participativa. Direcionamos o trabalho para a participação do fã como público ativo da marca Star Wars influenciando diretamente em sua perpetuação e divulgação através da atuação dos principais fã-clubes do Brasil e do mundo. Foram utilizados questionários com pessoas relevantes para o relacionamento dos fãs com as empresas The Walt Disney Company, Lucasfilm Ltd. e Editora Aleph. Os representantes dos fã-clubes Conselho Jedi Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, também contribuíram para o estudo, auxiliando com relatos sobre o ponto de vista do fã acerca desse relacionamento.Submitted by Catalogador FACOM (ncefacom@ufba.br) on 2020-03-12T14:30:31Z No. of bitstreams: 1 TCC JOÃO MARCELO CUNHA - O Marketing dos eventos de SW e sua relação com os fãs.pdf: 1514703 bytes, checksum: e2addc533deb71308c1f5ae0efd9572f (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2020-03-13T16:19:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC JOÃO MARCELO CUNHA - O Marketing dos eventos de SW e sua relação com os fãs.pdf: 1514703 bytes, checksum: e2addc533deb71308c1f5ae0efd9572f (MD5)Made available in DSpace on 2020-03-13T16:19:23Z (GMT). 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