Chutou no gol, caiu na cesta : as estratégias de marketing de relacionamento do Boston Celtics e Palmeiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Pedro Moreth de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/26189
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Trabalho de Conclusão de Curso em Publicidade e Propaganda, 2019.
id UNB-2_67f98e9ddf7252fd56dedb8689fb718f
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/26189
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Carvalho, Pedro Moreth deAbreu, Maria Fernanda Dangelo ValentimCARVALHO, Pedro Moreth de. Chutou no gol, caiu na cesta: as estratégias de marketing de relacionamento do Boston Celtics e Palmeiras. 2019. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://bdm.unb.br/handle/10483/26189Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Trabalho de Conclusão de Curso em Publicidade e Propaganda, 2019.O presente trabalho procurou analisar e comparar o relacionamento do Palmeiras e do Boston Celtics com seus torcedores, a partir da ótica do marketing de relacionamento. Por serem times de esportes e mercados diferentes, também possuem estratégias diferentes para atingir seus torcedores. Para isso foi realizada uma pesquisa documental nos sites dos clubes, para entender como funciona os atuais planos de sócio torcedor, as ações e estratégias de ambos os clubes. A partir disso, percebeu-se que o Boston Celtics possui uma estratégia mais robusta, entende melhor a jornada de compra dos seus consumidores, além de ser mais voltado para a comunidade próxima a região de Boston enquanto o Palmeiras consegue integrar melhor o offline com o online.Submitted by Kathryn Araujo (kathrynaraujo@bce.unb.br) on 2020-12-09T12:53:52Z No. of bitstreams: 1 2019_PedroMorethDeCarvalho_tcc.pdf: 1703289 bytes, checksum: 08b509a311601235c0021064f4248887 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2020-12-16T21:11:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2019_PedroMorethDeCarvalho_tcc.pdf: 1703289 bytes, checksum: 08b509a311601235c0021064f4248887 (MD5)Made available in DSpace on 2020-12-16T21:11:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019_PedroMorethDeCarvalho_tcc.pdf: 1703289 bytes, checksum: 08b509a311601235c0021064f4248887 (MD5)A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessMarketing - estratégiasMarketing de relacionamentoFutebolClubes de futebolMarketing esportivoBasquetebolChutou no gol, caiu na cesta : as estratégias de marketing de relacionamento do Boston Celtics e Palmeirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-12-16T21:11:27Z2020-12-16T21:11:27Z2019-07-02porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26189/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2019_PedroMorethDeCarvalho_tcc.pdf2019_PedroMorethDeCarvalho_tcc.pdfapplication/pdf1703289http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26189/1/2019_PedroMorethDeCarvalho_tcc.pdf08b509a311601235c0021064f4248887MD5110483/261892020-12-16 19:11:27.422oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-12-16T21:11:27Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Chutou no gol, caiu na cesta : as estratégias de marketing de relacionamento do Boston Celtics e Palmeiras
title Chutou no gol, caiu na cesta : as estratégias de marketing de relacionamento do Boston Celtics e Palmeiras
spellingShingle Chutou no gol, caiu na cesta : as estratégias de marketing de relacionamento do Boston Celtics e Palmeiras
Carvalho, Pedro Moreth de
Marketing - estratégias
Marketing de relacionamento
Futebol
Clubes de futebol
Marketing esportivo
Basquetebol
title_short Chutou no gol, caiu na cesta : as estratégias de marketing de relacionamento do Boston Celtics e Palmeiras
title_full Chutou no gol, caiu na cesta : as estratégias de marketing de relacionamento do Boston Celtics e Palmeiras
title_fullStr Chutou no gol, caiu na cesta : as estratégias de marketing de relacionamento do Boston Celtics e Palmeiras
title_full_unstemmed Chutou no gol, caiu na cesta : as estratégias de marketing de relacionamento do Boston Celtics e Palmeiras
title_sort Chutou no gol, caiu na cesta : as estratégias de marketing de relacionamento do Boston Celtics e Palmeiras
author Carvalho, Pedro Moreth de
author_facet Carvalho, Pedro Moreth de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Pedro Moreth de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Abreu, Maria Fernanda Dangelo Valentim
contributor_str_mv Abreu, Maria Fernanda Dangelo Valentim
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Marketing - estratégias
Marketing de relacionamento
Futebol
Clubes de futebol
Marketing esportivo
Basquetebol
topic Marketing - estratégias
Marketing de relacionamento
Futebol
Clubes de futebol
Marketing esportivo
Basquetebol
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Trabalho de Conclusão de Curso em Publicidade e Propaganda, 2019.
publishDate 2019
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2019-07-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-12-16T21:11:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-12-16T21:11:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CARVALHO, Pedro Moreth de. Chutou no gol, caiu na cesta: as estratégias de marketing de relacionamento do Boston Celtics e Palmeiras. 2019. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/26189
identifier_str_mv CARVALHO, Pedro Moreth de. Chutou no gol, caiu na cesta: as estratégias de marketing de relacionamento do Boston Celtics e Palmeiras. 2019. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/26189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26189/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26189/1/2019_PedroMorethDeCarvalho_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
08b509a311601235c0021064f4248887
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493137478123520