Chutou no gol, caiu na cesta : as estratégias de marketing de relacionamento do Boston Celtics e Palmeiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
Texto Completo: | https://bdm.unb.br/handle/10483/26189 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Trabalho de Conclusão de Curso em Publicidade e Propaganda, 2019. |
id |
UNB-2_67f98e9ddf7252fd56dedb8689fb718f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdm.unb.br:10483/26189 |
network_acronym_str |
UNB-2 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
repository_id_str |
11571 |
spelling |
Carvalho, Pedro Moreth deAbreu, Maria Fernanda Dangelo ValentimCARVALHO, Pedro Moreth de. Chutou no gol, caiu na cesta: as estratégias de marketing de relacionamento do Boston Celtics e Palmeiras. 2019. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.https://bdm.unb.br/handle/10483/26189Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Trabalho de Conclusão de Curso em Publicidade e Propaganda, 2019.O presente trabalho procurou analisar e comparar o relacionamento do Palmeiras e do Boston Celtics com seus torcedores, a partir da ótica do marketing de relacionamento. Por serem times de esportes e mercados diferentes, também possuem estratégias diferentes para atingir seus torcedores. Para isso foi realizada uma pesquisa documental nos sites dos clubes, para entender como funciona os atuais planos de sócio torcedor, as ações e estratégias de ambos os clubes. A partir disso, percebeu-se que o Boston Celtics possui uma estratégia mais robusta, entende melhor a jornada de compra dos seus consumidores, além de ser mais voltado para a comunidade próxima a região de Boston enquanto o Palmeiras consegue integrar melhor o offline com o online.Submitted by Kathryn Araujo (kathrynaraujo@bce.unb.br) on 2020-12-09T12:53:52Z No. of bitstreams: 1 2019_PedroMorethDeCarvalho_tcc.pdf: 1703289 bytes, checksum: 08b509a311601235c0021064f4248887 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2020-12-16T21:11:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2019_PedroMorethDeCarvalho_tcc.pdf: 1703289 bytes, checksum: 08b509a311601235c0021064f4248887 (MD5)Made available in DSpace on 2020-12-16T21:11:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019_PedroMorethDeCarvalho_tcc.pdf: 1703289 bytes, checksum: 08b509a311601235c0021064f4248887 (MD5)A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessMarketing - estratégiasMarketing de relacionamentoFutebolClubes de futebolMarketing esportivoBasquetebolChutou no gol, caiu na cesta : as estratégias de marketing de relacionamento do Boston Celtics e Palmeirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2020-12-16T21:11:27Z2020-12-16T21:11:27Z2019-07-02porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26189/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2019_PedroMorethDeCarvalho_tcc.pdf2019_PedroMorethDeCarvalho_tcc.pdfapplication/pdf1703289http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26189/1/2019_PedroMorethDeCarvalho_tcc.pdf08b509a311601235c0021064f4248887MD5110483/261892020-12-16 19:11:27.422oai:bdm.unb.br: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Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712020-12-16T21:11:27Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Chutou no gol, caiu na cesta : as estratégias de marketing de relacionamento do Boston Celtics e Palmeiras |
title |
Chutou no gol, caiu na cesta : as estratégias de marketing de relacionamento do Boston Celtics e Palmeiras |
spellingShingle |
Chutou no gol, caiu na cesta : as estratégias de marketing de relacionamento do Boston Celtics e Palmeiras Carvalho, Pedro Moreth de Marketing - estratégias Marketing de relacionamento Futebol Clubes de futebol Marketing esportivo Basquetebol |
title_short |
Chutou no gol, caiu na cesta : as estratégias de marketing de relacionamento do Boston Celtics e Palmeiras |
title_full |
Chutou no gol, caiu na cesta : as estratégias de marketing de relacionamento do Boston Celtics e Palmeiras |
title_fullStr |
Chutou no gol, caiu na cesta : as estratégias de marketing de relacionamento do Boston Celtics e Palmeiras |
title_full_unstemmed |
Chutou no gol, caiu na cesta : as estratégias de marketing de relacionamento do Boston Celtics e Palmeiras |
title_sort |
Chutou no gol, caiu na cesta : as estratégias de marketing de relacionamento do Boston Celtics e Palmeiras |
author |
Carvalho, Pedro Moreth de |
author_facet |
Carvalho, Pedro Moreth de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Pedro Moreth de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Abreu, Maria Fernanda Dangelo Valentim |
contributor_str_mv |
Abreu, Maria Fernanda Dangelo Valentim |
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv |
Marketing - estratégias Marketing de relacionamento Futebol Clubes de futebol Marketing esportivo Basquetebol |
topic |
Marketing - estratégias Marketing de relacionamento Futebol Clubes de futebol Marketing esportivo Basquetebol |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Trabalho de Conclusão de Curso em Publicidade e Propaganda, 2019. |
publishDate |
2019 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2019-07-02 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-12-16T21:11:27Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-12-16T21:11:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CARVALHO, Pedro Moreth de. Chutou no gol, caiu na cesta: as estratégias de marketing de relacionamento do Boston Celtics e Palmeiras. 2019. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bdm.unb.br/handle/10483/26189 |
identifier_str_mv |
CARVALHO, Pedro Moreth de. Chutou no gol, caiu na cesta: as estratégias de marketing de relacionamento do Boston Celtics e Palmeiras. 2019. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. |
url |
https://bdm.unb.br/handle/10483/26189 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
collection |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26189/2/license.txt http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/26189/1/2019_PedroMorethDeCarvalho_tcc.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21554873e56ad8ddc69c092699b98f95 08b509a311601235c0021064f4248887 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br |
_version_ |
1813908032055148544 |