Dimensões e padrões poéticos do filme publicitário contemporâneo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/5957 |
Resumo: | Esta dissertação trata da análise de filmes publicitários, a partir de uma perspectiva de análise interna baseada sobretudo na Poética do Filme. Parte-se do pressuposto de que todo filme publicitário possui duas dimensões fundamentais: uma necessária dimensão promocional, e um estrato propriamente fílmico que geralmente está a serviço dos objetivos promocionais do filme. A partir disso, busca-se compreender como ocorre a acomodação destas duas dimensões, com base na análise de um corpus composto por doze peças de publicidade audiovisual. É proposta uma categorização a partir da observação de dois padrões poéticos recorrentes: o primeiro grupo de filmes investe na produção de estados de ânimo uniformes; e o segundo grupo tende a produzir estados de ânimo desuniformes. Por fim, conclui-se sobre a necessidade metodológica de abordar este tipo de objeto com um olhar focado na relação entre as duas dimensões fundamentais defendidas a princípio. |
id |
UFBA-2_7c085498c3073d98ca2e6b861066de46 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/5957 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Aneas, Tatiana GuenagaAneas, Tatiana GuenagaGomes, Wilson da Silva2012-05-24T14:51:56Z2012-05-24T14:51:56Z2012-05-24http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/59571Esta dissertação trata da análise de filmes publicitários, a partir de uma perspectiva de análise interna baseada sobretudo na Poética do Filme. Parte-se do pressuposto de que todo filme publicitário possui duas dimensões fundamentais: uma necessária dimensão promocional, e um estrato propriamente fílmico que geralmente está a serviço dos objetivos promocionais do filme. A partir disso, busca-se compreender como ocorre a acomodação destas duas dimensões, com base na análise de um corpus composto por doze peças de publicidade audiovisual. É proposta uma categorização a partir da observação de dois padrões poéticos recorrentes: o primeiro grupo de filmes investe na produção de estados de ânimo uniformes; e o segundo grupo tende a produzir estados de ânimo desuniformes. Por fim, conclui-se sobre a necessidade metodológica de abordar este tipo de objeto com um olhar focado na relação entre as duas dimensões fundamentais defendidas a princípio.Submitted by Pós-Com Pós-Com (pos-com@ufba.br) on 2012-05-24T14:51:56Z No. of bitstreams: 1 TatianaAneas.pdf: 751588 bytes, checksum: 82c892f0b65b4c336d1ad4251fa346d8 (MD5)Made available in DSpace on 2012-05-24T14:51:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TatianaAneas.pdf: 751588 bytes, checksum: 82c892f0b65b4c336d1ad4251fa346d8 (MD5)SalvadorPublicidadeFilme publicitárioComercialPoética do FilmeDimensões e padrões poéticos do filme publicitário contemporâneoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTatianaAneas.pdfTatianaAneas.pdfapplication/pdf751588https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/5957/1/TatianaAneas.pdf82c892f0b65b4c336d1ad4251fa346d8MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1762https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/5957/2/license.txt1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9MD52TEXTTatianaAneas.pdf.txtTatianaAneas.pdf.txtExtracted texttext/plain255749https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/5957/3/TatianaAneas.pdf.txt770f959fa297531e69f9c254611e3b91MD53ri/59572022-07-05 14:03:19.526oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:19Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Dimensões e padrões poéticos do filme publicitário contemporâneo |
title |
Dimensões e padrões poéticos do filme publicitário contemporâneo |
spellingShingle |
Dimensões e padrões poéticos do filme publicitário contemporâneo Aneas, Tatiana Guenaga Publicidade Filme publicitário Comercial Poética do Filme |
title_short |
Dimensões e padrões poéticos do filme publicitário contemporâneo |
title_full |
Dimensões e padrões poéticos do filme publicitário contemporâneo |
title_fullStr |
Dimensões e padrões poéticos do filme publicitário contemporâneo |
title_full_unstemmed |
Dimensões e padrões poéticos do filme publicitário contemporâneo |
title_sort |
Dimensões e padrões poéticos do filme publicitário contemporâneo |
author |
Aneas, Tatiana Guenaga |
author_facet |
Aneas, Tatiana Guenaga |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aneas, Tatiana Guenaga Aneas, Tatiana Guenaga |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gomes, Wilson da Silva |
contributor_str_mv |
Gomes, Wilson da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Publicidade Filme publicitário Comercial Poética do Filme |
topic |
Publicidade Filme publicitário Comercial Poética do Filme |
description |
Esta dissertação trata da análise de filmes publicitários, a partir de uma perspectiva de análise interna baseada sobretudo na Poética do Filme. Parte-se do pressuposto de que todo filme publicitário possui duas dimensões fundamentais: uma necessária dimensão promocional, e um estrato propriamente fílmico que geralmente está a serviço dos objetivos promocionais do filme. A partir disso, busca-se compreender como ocorre a acomodação destas duas dimensões, com base na análise de um corpus composto por doze peças de publicidade audiovisual. É proposta uma categorização a partir da observação de dois padrões poéticos recorrentes: o primeiro grupo de filmes investe na produção de estados de ânimo uniformes; e o segundo grupo tende a produzir estados de ânimo desuniformes. Por fim, conclui-se sobre a necessidade metodológica de abordar este tipo de objeto com um olhar focado na relação entre as duas dimensões fundamentais defendidas a princípio. |
publishDate |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-05-24T14:51:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-05-24T14:51:56Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-05-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/5957 |
dc.identifier.number.pt_BR.fl_str_mv |
1 |
url |
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/5957 |
identifier_str_mv |
1 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/5957/1/TatianaAneas.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/5957/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/5957/3/TatianaAneas.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
82c892f0b65b4c336d1ad4251fa346d8 1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9 770f959fa297531e69f9c254611e3b91 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459399433289728 |