CULTURA DE CONSUMO INFANTO-JUVENIL: O QUE DIZEM ALGUNS DOS ESTUDIOSOS SOBRE ESSE FENÔMENO SOCIOCULTURAL?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Velda
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11784
Resumo: Esta pesquisa possui como propósito o levantamento de estudos sobre a cultura de consumo infanto-juvenil. Inicialmente, apresenta discussões sobre a linguagem do consumo, as relações dessa cultura com a comunicação midiática (em especial com a comunicação publicitária) e as perspectivas teóricas de alguns estudos sobre a cultura de consumo infanto-juvenil. Inclui também uma breve contextualização sobre a discussão dessa temática na esfera social. Trata-se de uma pesquisa sobre o modo como os estudiosos desse fenômeno sociocultural percebem a relação que crianças e pré-adolescentes estabelecem com a cultura de consumo e o caráter ativo e crítico desses sujeitos nas dimensões dessa cultura. Nesse sentido, discute as divergentes abordagens encontradas, tanto as que associam as relações com o consumo à exposição de crianças e pré-adolescentes à TV - atribuindo-as a uma possível manipulação presente na mensagem publicitária, parecendo negligenciar o caráter ativo e reflexivo desses sujeitos como preponderantes nas suas escolhas, quanto perspectivas teóricas alinhadas a ideia de que a comunicação publicitária não responde sozinha pela cultura do consumo, mas em conjunto com agentes sociais envoltos na visão de mundo dos sujeitos, isto é, nas suas percepções, crenças, atitudes e valores.
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Nesse sentido, discute as divergentes abordagens encontradas, tanto as que associam as relações com o consumo à exposição de crianças e pré-adolescentes à TV - atribuindo-as a uma possível manipulação presente na mensagem publicitária, parecendo negligenciar o caráter ativo e reflexivo desses sujeitos como preponderantes nas suas escolhas, quanto perspectivas teóricas alinhadas a ideia de que a comunicação publicitária não responde sozinha pela cultura do consumo, mas em conjunto com agentes sociais envoltos na visão de mundo dos sujeitos, isto é, nas suas percepções, crenças, atitudes e valores.Submitted by VELDA TORRES (veldatorres@uol.com.br) on 2013-06-07T16:19:16Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO CULTURA DE CONSUMO INFANTO-JUVENIL.pdf: 1160189 bytes, checksum: 1e28c88f1704b15881450417eb042912 (MD5)Approved for entry into archive by Alda Lima da Silva(sivalda@ufba.br) on 2013-06-10T18:12:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO CULTURA DE CONSUMO INFANTO-JUVENIL.pdf: 1160189 bytes, checksum: 1e28c88f1704b15881450417eb042912 (MD5)Made available in DSpace on 2013-06-10T18:12:39Z (GMT). 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