CULTURA DE CONSUMO INFANTO-JUVENIL: O QUE DIZEM ALGUNS DOS ESTUDIOSOS SOBRE ESSE FENÔMENO SOCIOCULTURAL?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11784 |
Resumo: | Esta pesquisa possui como propósito o levantamento de estudos sobre a cultura de consumo infanto-juvenil. Inicialmente, apresenta discussões sobre a linguagem do consumo, as relações dessa cultura com a comunicação midiática (em especial com a comunicação publicitária) e as perspectivas teóricas de alguns estudos sobre a cultura de consumo infanto-juvenil. Inclui também uma breve contextualização sobre a discussão dessa temática na esfera social. Trata-se de uma pesquisa sobre o modo como os estudiosos desse fenômeno sociocultural percebem a relação que crianças e pré-adolescentes estabelecem com a cultura de consumo e o caráter ativo e crítico desses sujeitos nas dimensões dessa cultura. Nesse sentido, discute as divergentes abordagens encontradas, tanto as que associam as relações com o consumo à exposição de crianças e pré-adolescentes à TV - atribuindo-as a uma possível manipulação presente na mensagem publicitária, parecendo negligenciar o caráter ativo e reflexivo desses sujeitos como preponderantes nas suas escolhas, quanto perspectivas teóricas alinhadas a ideia de que a comunicação publicitária não responde sozinha pela cultura do consumo, mas em conjunto com agentes sociais envoltos na visão de mundo dos sujeitos, isto é, nas suas percepções, crenças, atitudes e valores. |
id |
UFBA-2_9dacc6bcfca5d01c9da2636587790eb2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/11784 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Torres, VeldaTorres, VeldaPalacios, Annamaria Jatobá2013-06-10T18:12:39Z2013-06-10T18:12:39Z2013-06-10http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11784Esta pesquisa possui como propósito o levantamento de estudos sobre a cultura de consumo infanto-juvenil. Inicialmente, apresenta discussões sobre a linguagem do consumo, as relações dessa cultura com a comunicação midiática (em especial com a comunicação publicitária) e as perspectivas teóricas de alguns estudos sobre a cultura de consumo infanto-juvenil. Inclui também uma breve contextualização sobre a discussão dessa temática na esfera social. Trata-se de uma pesquisa sobre o modo como os estudiosos desse fenômeno sociocultural percebem a relação que crianças e pré-adolescentes estabelecem com a cultura de consumo e o caráter ativo e crítico desses sujeitos nas dimensões dessa cultura. Nesse sentido, discute as divergentes abordagens encontradas, tanto as que associam as relações com o consumo à exposição de crianças e pré-adolescentes à TV - atribuindo-as a uma possível manipulação presente na mensagem publicitária, parecendo negligenciar o caráter ativo e reflexivo desses sujeitos como preponderantes nas suas escolhas, quanto perspectivas teóricas alinhadas a ideia de que a comunicação publicitária não responde sozinha pela cultura do consumo, mas em conjunto com agentes sociais envoltos na visão de mundo dos sujeitos, isto é, nas suas percepções, crenças, atitudes e valores.Submitted by VELDA TORRES (veldatorres@uol.com.br) on 2013-06-07T16:19:16Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO CULTURA DE CONSUMO INFANTO-JUVENIL.pdf: 1160189 bytes, checksum: 1e28c88f1704b15881450417eb042912 (MD5)Approved for entry into archive by Alda Lima da Silva(sivalda@ufba.br) on 2013-06-10T18:12:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO CULTURA DE CONSUMO INFANTO-JUVENIL.pdf: 1160189 bytes, checksum: 1e28c88f1704b15881450417eb042912 (MD5)Made available in DSpace on 2013-06-10T18:12:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO CULTURA DE CONSUMO INFANTO-JUVENIL.pdf: 1160189 bytes, checksum: 1e28c88f1704b15881450417eb042912 (MD5)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)SalvadorComunicaçãoConsumoCulturaEstereótiposIdentidadePropagandaPré-adolescentesCULTURA DE CONSUMO INFANTO-JUVENIL: O QUE DIZEM ALGUNS DOS ESTUDIOSOS SOBRE ESSE FENÔMENO SOCIOCULTURAL?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDISSERTAÇÃO CULTURA DE CONSUMO INFANTO-JUVENIL.pdfDISSERTAÇÃO CULTURA DE CONSUMO INFANTO-JUVENIL.pdfapplication/pdf1160189https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/11784/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20CULTURA%20DE%20CONSUMO%20INFANTO-JUVENIL.pdf1e28c88f1704b15881450417eb042912MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1762https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/11784/2/license.txt1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9MD52TEXTDISSERTAÇÃO CULTURA DE CONSUMO INFANTO-JUVENIL.pdf.txtDISSERTAÇÃO CULTURA DE CONSUMO INFANTO-JUVENIL.pdf.txtExtracted texttext/plain494110https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/11784/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20CULTURA%20DE%20CONSUMO%20INFANTO-JUVENIL.pdf.txtb6a0dfe934afb21e6f3db16a6eb47646MD53ri/117842022-07-05 14:02:52.212oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:02:52Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
CULTURA DE CONSUMO INFANTO-JUVENIL: O QUE DIZEM ALGUNS DOS ESTUDIOSOS SOBRE ESSE FENÔMENO SOCIOCULTURAL? |
title |
CULTURA DE CONSUMO INFANTO-JUVENIL: O QUE DIZEM ALGUNS DOS ESTUDIOSOS SOBRE ESSE FENÔMENO SOCIOCULTURAL? |
spellingShingle |
CULTURA DE CONSUMO INFANTO-JUVENIL: O QUE DIZEM ALGUNS DOS ESTUDIOSOS SOBRE ESSE FENÔMENO SOCIOCULTURAL? Torres, Velda Comunicação Consumo Cultura Estereótipos Identidade Propaganda Pré-adolescentes |
title_short |
CULTURA DE CONSUMO INFANTO-JUVENIL: O QUE DIZEM ALGUNS DOS ESTUDIOSOS SOBRE ESSE FENÔMENO SOCIOCULTURAL? |
title_full |
CULTURA DE CONSUMO INFANTO-JUVENIL: O QUE DIZEM ALGUNS DOS ESTUDIOSOS SOBRE ESSE FENÔMENO SOCIOCULTURAL? |
title_fullStr |
CULTURA DE CONSUMO INFANTO-JUVENIL: O QUE DIZEM ALGUNS DOS ESTUDIOSOS SOBRE ESSE FENÔMENO SOCIOCULTURAL? |
title_full_unstemmed |
CULTURA DE CONSUMO INFANTO-JUVENIL: O QUE DIZEM ALGUNS DOS ESTUDIOSOS SOBRE ESSE FENÔMENO SOCIOCULTURAL? |
title_sort |
CULTURA DE CONSUMO INFANTO-JUVENIL: O QUE DIZEM ALGUNS DOS ESTUDIOSOS SOBRE ESSE FENÔMENO SOCIOCULTURAL? |
author |
Torres, Velda |
author_facet |
Torres, Velda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torres, Velda Torres, Velda |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Palacios, Annamaria Jatobá |
contributor_str_mv |
Palacios, Annamaria Jatobá |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Consumo Cultura Estereótipos Identidade Propaganda Pré-adolescentes |
topic |
Comunicação Consumo Cultura Estereótipos Identidade Propaganda Pré-adolescentes |
description |
Esta pesquisa possui como propósito o levantamento de estudos sobre a cultura de consumo infanto-juvenil. Inicialmente, apresenta discussões sobre a linguagem do consumo, as relações dessa cultura com a comunicação midiática (em especial com a comunicação publicitária) e as perspectivas teóricas de alguns estudos sobre a cultura de consumo infanto-juvenil. Inclui também uma breve contextualização sobre a discussão dessa temática na esfera social. Trata-se de uma pesquisa sobre o modo como os estudiosos desse fenômeno sociocultural percebem a relação que crianças e pré-adolescentes estabelecem com a cultura de consumo e o caráter ativo e crítico desses sujeitos nas dimensões dessa cultura. Nesse sentido, discute as divergentes abordagens encontradas, tanto as que associam as relações com o consumo à exposição de crianças e pré-adolescentes à TV - atribuindo-as a uma possível manipulação presente na mensagem publicitária, parecendo negligenciar o caráter ativo e reflexivo desses sujeitos como preponderantes nas suas escolhas, quanto perspectivas teóricas alinhadas a ideia de que a comunicação publicitária não responde sozinha pela cultura do consumo, mas em conjunto com agentes sociais envoltos na visão de mundo dos sujeitos, isto é, nas suas percepções, crenças, atitudes e valores. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-06-10T18:12:39Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-06-10T18:12:39Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-06-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11784 |
url |
http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11784 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/11784/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20CULTURA%20DE%20CONSUMO%20INFANTO-JUVENIL.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/11784/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/11784/3/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20CULTURA%20DE%20CONSUMO%20INFANTO-JUVENIL.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1e28c88f1704b15881450417eb042912 1b89a9a0548218172d7c829f87a0eab9 b6a0dfe934afb21e6f3db16a6eb47646 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459448076730368 |