Estratégias corporativas de marcas e estratégias sociais de diferenciação uma análise a partir do automóvel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Norberto, Elaine
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1311
Resumo: p.203-223
id UFBA-2_cfd0e9c49d102b9a8e762fb4a6b6183c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/1311
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Norberto, ElaineNorberto, Elaine2011-06-02T14:12:36Z2011-06-02T14:12:36Z20040103-2070http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1311v. 16, n. 2p.203-223O texto analisa estratégias de corporações automobilísticas de modo a defender três idéias. Em primeiro lugar, os aspectos materiais/funcionais, por um lado, e simbólicos, por outro, estão intimamente relacionados na construção de uma marca automobilística. Da coerência dessas ações derivam sinergias que transformam a marca num operador simbólico entre a corporação e os atores do mercado. Em segundo, o operador simbólico, uma vez constituído, pode favorecer, ou restringir, o acesso da corporação a segmentos de mercados, o que está vinculado ao processo de globalização. Em terceiro lugar, isso ocorre em virtude de a função da marca ser um dispositivo usado em estratégias de diferenciação e construção de identidades sociais. No desenvolvimento dessas idéias, procura-se dialogar com autores contemporâneos que refletiram sobre a questão da significação, como M. Sahlins, J. Baudrillard e C. Castoriadis.Submitted by RI Repositorio (repositorio@ufba.br) on 2011-06-02T14:12:36Z No. of bitstreams: 1 Elaine Figueira Norberto Silva.pdf: 463203 bytes, checksum: 4bdcaa582d3da81184bb7a6450b109f1 (MD5)Made available in DSpace on 2011-06-02T14:12:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Elaine Figueira Norberto Silva.pdf: 463203 bytes, checksum: 4bdcaa582d3da81184bb7a6450b109f1 (MD5) Previous issue date: 2004SalvadorMarcasEstratégias corporativasAutomóveisEstratégias corporativas de marcas e estratégias sociais de diferenciação uma análise a partir do automóvelRevista Tempo Socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALElaine Figueira Norberto Silva.pdfElaine Figueira Norberto Silva.pdfapplication/pdf463203https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1311/1/Elaine%20Figueira%20Norberto%20Silva.pdf4bdcaa582d3da81184bb7a6450b109f1MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1898https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1311/2/license.txtc883737d70b05c6058c8f599086580a2MD52TEXTElaine Figueira Norberto Silva.pdf.txtElaine Figueira Norberto Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain55008https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1311/3/Elaine%20Figueira%20Norberto%20Silva.pdf.txtfe1b300e1b34cd59cd0839879b5aa64fMD53ri/13112022-07-05 14:03:08.38oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:08Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias corporativas de marcas e estratégias sociais de diferenciação uma análise a partir do automóvel
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Revista Tempo Social
title Estratégias corporativas de marcas e estratégias sociais de diferenciação uma análise a partir do automóvel
spellingShingle Estratégias corporativas de marcas e estratégias sociais de diferenciação uma análise a partir do automóvel
Norberto, Elaine
Marcas
Estratégias corporativas
Automóveis
title_short Estratégias corporativas de marcas e estratégias sociais de diferenciação uma análise a partir do automóvel
title_full Estratégias corporativas de marcas e estratégias sociais de diferenciação uma análise a partir do automóvel
title_fullStr Estratégias corporativas de marcas e estratégias sociais de diferenciação uma análise a partir do automóvel
title_full_unstemmed Estratégias corporativas de marcas e estratégias sociais de diferenciação uma análise a partir do automóvel
title_sort Estratégias corporativas de marcas e estratégias sociais de diferenciação uma análise a partir do automóvel
author Norberto, Elaine
author_facet Norberto, Elaine
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Norberto, Elaine
Norberto, Elaine
dc.subject.por.fl_str_mv Marcas
Estratégias corporativas
Automóveis
topic Marcas
Estratégias corporativas
Automóveis
description p.203-223
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-06-02T14:12:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2011-06-02T14:12:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1311
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 0103-2070
dc.identifier.number.pt_BR.fl_str_mv v. 16, n. 2
identifier_str_mv 0103-2070
v. 16, n. 2
url http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1311/1/Elaine%20Figueira%20Norberto%20Silva.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1311/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/1311/3/Elaine%20Figueira%20Norberto%20Silva.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4bdcaa582d3da81184bb7a6450b109f1
c883737d70b05c6058c8f599086580a2
fe1b300e1b34cd59cd0839879b5aa64f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459368972156928