Representações Femininas na Mídia de Negócios Brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Marlene Catarina de Oliveira Lopes
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Cappelle, Mônica Carvalho Alves, Mageste, Giselle de Souza, Brito, Maria José Menezes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organizações & Sociedade (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10709
Resumo: Esta pesquisa consiste em uma análise das representações femininas em duas revistas populares de grande circulação no mundo dos negócios. Foram utilizadas técnicas de análise do discurso e de crítica fotográfica mediante as quais se procurou observar as diferentes apresentações das imagens femininas nas revistas selecionadas, indo além da superficialidade da leitura casual e, com o olhar atento aos detalhes, investigando as formas mais veladas de discriminação e preconceito no mercado de trabalho. Para tanto, analisou-se a história do trabalho da mulher ao longo dos anos, as mudanças ocorridas nos papéis sociais dos gêneros e a importância da mídia na construção, desconstrução e difusão de valores sociais. Os resultados obtidos permitiram a construção de uma classificação das principais representações sociais da mulher nas revistas pesquisadas.
id UFBA-4_4eda1e07aa4014294e1fbde1f48617d5
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10709
network_acronym_str UFBA-4
network_name_str Organizações & Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Representações Femininas na Mídia de Negócios BrasileiramídiagêneronegóciosEsta pesquisa consiste em uma análise das representações femininas em duas revistas populares de grande circulação no mundo dos negócios. Foram utilizadas técnicas de análise do discurso e de crítica fotográfica mediante as quais se procurou observar as diferentes apresentações das imagens femininas nas revistas selecionadas, indo além da superficialidade da leitura casual e, com o olhar atento aos detalhes, investigando as formas mais veladas de discriminação e preconceito no mercado de trabalho. Para tanto, analisou-se a história do trabalho da mulher ao longo dos anos, as mudanças ocorridas nos papéis sociais dos gêneros e a importância da mídia na construção, desconstrução e difusão de valores sociais. Os resultados obtidos permitiram a construção de uma classificação das principais representações sociais da mulher nas revistas pesquisadas.Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10709Organizações & Sociedade; Vol. 11 No. 31 (2004)Organizações & Sociedade; v. 11 n. 31 (2004)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10709/7662Melo, Marlene Catarina de Oliveira LopesCappelle, Mônica Carvalho AlvesMageste, Giselle de SouzaBrito, Maria José Menezesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-03T09:11:27Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10709Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2017-07-03T09:11:27Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações Femininas na Mídia de Negócios Brasileira
title Representações Femininas na Mídia de Negócios Brasileira
spellingShingle Representações Femininas na Mídia de Negócios Brasileira
Melo, Marlene Catarina de Oliveira Lopes
mídia
gênero
negócios
title_short Representações Femininas na Mídia de Negócios Brasileira
title_full Representações Femininas na Mídia de Negócios Brasileira
title_fullStr Representações Femininas na Mídia de Negócios Brasileira
title_full_unstemmed Representações Femininas na Mídia de Negócios Brasileira
title_sort Representações Femininas na Mídia de Negócios Brasileira
author Melo, Marlene Catarina de Oliveira Lopes
author_facet Melo, Marlene Catarina de Oliveira Lopes
Cappelle, Mônica Carvalho Alves
Mageste, Giselle de Souza
Brito, Maria José Menezes
author_role author
author2 Cappelle, Mônica Carvalho Alves
Mageste, Giselle de Souza
Brito, Maria José Menezes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Marlene Catarina de Oliveira Lopes
Cappelle, Mônica Carvalho Alves
Mageste, Giselle de Souza
Brito, Maria José Menezes
dc.subject.por.fl_str_mv mídia
gênero
negócios
topic mídia
gênero
negócios
description Esta pesquisa consiste em uma análise das representações femininas em duas revistas populares de grande circulação no mundo dos negócios. Foram utilizadas técnicas de análise do discurso e de crítica fotográfica mediante as quais se procurou observar as diferentes apresentações das imagens femininas nas revistas selecionadas, indo além da superficialidade da leitura casual e, com o olhar atento aos detalhes, investigando as formas mais veladas de discriminação e preconceito no mercado de trabalho. Para tanto, analisou-se a história do trabalho da mulher ao longo dos anos, as mudanças ocorridas nos papéis sociais dos gêneros e a importância da mídia na construção, desconstrução e difusão de valores sociais. Os resultados obtidos permitiram a construção de uma classificação das principais representações sociais da mulher nas revistas pesquisadas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10709
url https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10709/7662
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA
dc.source.none.fl_str_mv Organizações & Sociedade; Vol. 11 No. 31 (2004)
Organizações & Sociedade; v. 11 n. 31 (2004)
1984-9230
1413-585X
reponame:Organizações & Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Organizações & Sociedade (Online)
collection Organizações & Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br
_version_ 1799698968305729536