Representações Femininas na Mídia de Negócios Brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organizações & Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10709 |
Resumo: | Esta pesquisa consiste em uma análise das representações femininas em duas revistas populares de grande circulação no mundo dos negócios. Foram utilizadas técnicas de análise do discurso e de crítica fotográfica mediante as quais se procurou observar as diferentes apresentações das imagens femininas nas revistas selecionadas, indo além da superficialidade da leitura casual e, com o olhar atento aos detalhes, investigando as formas mais veladas de discriminação e preconceito no mercado de trabalho. Para tanto, analisou-se a história do trabalho da mulher ao longo dos anos, as mudanças ocorridas nos papéis sociais dos gêneros e a importância da mídia na construção, desconstrução e difusão de valores sociais. Os resultados obtidos permitiram a construção de uma classificação das principais representações sociais da mulher nas revistas pesquisadas. |
id |
UFBA-4_4eda1e07aa4014294e1fbde1f48617d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10709 |
network_acronym_str |
UFBA-4 |
network_name_str |
Organizações & Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Representações Femininas na Mídia de Negócios BrasileiramídiagêneronegóciosEsta pesquisa consiste em uma análise das representações femininas em duas revistas populares de grande circulação no mundo dos negócios. Foram utilizadas técnicas de análise do discurso e de crítica fotográfica mediante as quais se procurou observar as diferentes apresentações das imagens femininas nas revistas selecionadas, indo além da superficialidade da leitura casual e, com o olhar atento aos detalhes, investigando as formas mais veladas de discriminação e preconceito no mercado de trabalho. Para tanto, analisou-se a história do trabalho da mulher ao longo dos anos, as mudanças ocorridas nos papéis sociais dos gêneros e a importância da mídia na construção, desconstrução e difusão de valores sociais. Os resultados obtidos permitiram a construção de uma classificação das principais representações sociais da mulher nas revistas pesquisadas.Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10709Organizações & Sociedade; Vol. 11 No. 31 (2004)Organizações & Sociedade; v. 11 n. 31 (2004)1984-92301413-585Xreponame:Organizações & Sociedade (Online)instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAporhttps://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10709/7662Melo, Marlene Catarina de Oliveira LopesCappelle, Mônica Carvalho AlvesMageste, Giselle de SouzaBrito, Maria José Menezesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-07-03T09:11:27Zoai:ojs.periodicos.ufba.br:article/10709Revistahttp://www.revistaoes.ufba.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcandidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br1984-92301413-585Xopendoar:2017-07-03T09:11:27Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações Femininas na Mídia de Negócios Brasileira |
title |
Representações Femininas na Mídia de Negócios Brasileira |
spellingShingle |
Representações Femininas na Mídia de Negócios Brasileira Melo, Marlene Catarina de Oliveira Lopes mídia gênero negócios |
title_short |
Representações Femininas na Mídia de Negócios Brasileira |
title_full |
Representações Femininas na Mídia de Negócios Brasileira |
title_fullStr |
Representações Femininas na Mídia de Negócios Brasileira |
title_full_unstemmed |
Representações Femininas na Mídia de Negócios Brasileira |
title_sort |
Representações Femininas na Mídia de Negócios Brasileira |
author |
Melo, Marlene Catarina de Oliveira Lopes |
author_facet |
Melo, Marlene Catarina de Oliveira Lopes Cappelle, Mônica Carvalho Alves Mageste, Giselle de Souza Brito, Maria José Menezes |
author_role |
author |
author2 |
Cappelle, Mônica Carvalho Alves Mageste, Giselle de Souza Brito, Maria José Menezes |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Marlene Catarina de Oliveira Lopes Cappelle, Mônica Carvalho Alves Mageste, Giselle de Souza Brito, Maria José Menezes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
mídia gênero negócios |
topic |
mídia gênero negócios |
description |
Esta pesquisa consiste em uma análise das representações femininas em duas revistas populares de grande circulação no mundo dos negócios. Foram utilizadas técnicas de análise do discurso e de crítica fotográfica mediante as quais se procurou observar as diferentes apresentações das imagens femininas nas revistas selecionadas, indo além da superficialidade da leitura casual e, com o olhar atento aos detalhes, investigando as formas mais veladas de discriminação e preconceito no mercado de trabalho. Para tanto, analisou-se a história do trabalho da mulher ao longo dos anos, as mudanças ocorridas nos papéis sociais dos gêneros e a importância da mídia na construção, desconstrução e difusão de valores sociais. Os resultados obtidos permitiram a construção de uma classificação das principais representações sociais da mulher nas revistas pesquisadas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10709 |
url |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10709 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10709/7662 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Pós-graduação em Administração, Escola de Administração, UFBA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organizações & Sociedade; Vol. 11 No. 31 (2004) Organizações & Sociedade; v. 11 n. 31 (2004) 1984-9230 1413-585X reponame:Organizações & Sociedade (Online) instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Organizações & Sociedade (Online) |
collection |
Organizações & Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organizações & Sociedade (Online) - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
candidab@ufba.br||revistaoes@ufba.br |
_version_ |
1799698968305729536 |