As TDIC e o ensino de matemática : um mapeamento sistemático sobre sua relação com a educação matemática crítica e a educação em ciência, tecnologia e sociedade no ensino básico nos últimos dez anos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126579 |
Resumo: | Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Evonir Albrecht |
id |
UFBC_35e72356b2ec32f28509326d46f9d579 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:126579 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
As TDIC e o ensino de matemática : um mapeamento sistemático sobre sua relação com a educação matemática crítica e a educação em ciência, tecnologia e sociedade no ensino básico nos últimos dez anosENSINO DE MATEMÁTICAEDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICAREVISÃO DE LITERATURAEDUCAÇÃO EM CIÊNCIATECNOLOGIA E SOCIEDADEUSO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃOPROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICAOrientador(a): Prof(a). Dr(a). Evonir AlbrechtDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, São Bernardo do Campo, 2023.Com as excepcionais mudanças ocorridas na sociedade devido ao crescente uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), vem sendo exigida dos novos alunos uma atuação crítica no contexto sociocultural e sociopolítico atual e também uma formação capaz de fazê-los se situar no contexto em que vivem. Nesse quadro, se fazem perceptíveis as vertentes educacionais denominadas Educação Matemática Crítica (EMC) e Educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (ECTS), que abrangem uma formação mais humana, íntegra e de qualidade. Diante destes apontamentos, surge o interesse em investigar a seguinte questão: As atividades de ensino de Matemática mediadas pelas TDIC podem oferecer contribuições didático-pedagógicas que promovam uma formação crítica, cidadã e humanitária dos estudantes, alinhando-se aos princípios teóricos da EMC e da ECTS? Nessa conjuntura, o objetivo desta pesquisa é o de realizar uma investigação acerca do ensino de Matemática mediado pelas TDIC, de modo a averiguar se o seu uso pode proporcionar aos estudantes uma formação pautada na criticidade, cidadania e humanismo, de modo a estar alinhado aos princípios teóricos da EMC e da ECTS. A pesquisa possui abordagem de caráter qualitativo, seu objetivo é descritivo e utilizamos de procedimentos bibliográficos para o seu desenvolvimento. Este trabalho não possui o objetivo de mensurar os resultados, porém sim o de realizar uma interpretação de cunho reflexivo e subjetivo. Nesta perspectiva, a fim de satisfazermos o seu objetivo, buscamos analisar artigos encontrados nos bancos de dados SciELO Brasil e Portal de Periódicos da Capes, que abordam experiências de ensino de Matemática que utilizam as TDIC como mediação, no Ensino Básico, conforme o padrão de busca estabelecido na pesquisa. O foco foi analisar, em específico, os resultados que estas atividades alcançaram, notados e descritos pelos próprios autores nos materiais analisados. De acordo com os resultados, houve a constatação de que a maioria dos artigos examinados apresentam evidências - embora não diretamente na preponderância dos casos - da ECTS ou da EMC em seus resultados. Além disso, embora não estejam relacionados com os resultados diretos da aplicação das TDIC no ensino de Matemática, uma parcela significativa dos artigos analisados apresenta uma preocupação com elementos que estão em consonância com a EMC ou a ECTS e também o reconhecimento da importância destas duas vertentes no ensino. Logo, é possível sustentar que a incorporação das TDIC nas atividades de ensino de Matemática certamente contribuem com a ECTS e com a EMC.With the exceptional changes occurring in society due to the increasing use of Information and Communication Digital Technologies (ICTs), new students are being demanded to have a critical role in the current sociocultural and sociopolitical context and also to be educated in a way that enables them to navigate the environment they live in. In this scenario, noticeable educational approaches known as Critical Mathematics Education (CME) and Education in Science, Technology, and Society (ESTS) emphasize a more humane, integral, and quality education. Given these points, there is an interest in investigating the following question: Can Mathematics teaching activities mediated by ICTs offer didactic-pedagogical contributions that promote critical, civic, and humanitarian education for students, aligning with the theoretical principles of CME and ESTS? In this context, the aim of this research is to investigate Mathematics teaching mediated by ICTs to ascertain if their use can provide students with an education based on critical thinking, citizenship, and humanism, aligning with the theoretical principles of CME and ESTS. The research follows a qualitative approach with a descriptive objective, utilizing bibliographic procedures for its development. This work does not aim to measure the results but rather to offer a reflective and subjective interpretation. To achieve this goal, articles found in the SciELO Brazil and Capes Periodicals Portal databases were analyzed, focusing on experiences of Mathematics teaching that utilize ICTs as mediation in Basic Education, following the established search pattern. Specifically, the focus was on analyzing the results achieved by these activities, as observed and described by the authors in the materials analyzed. According to the findings, it was observed that most examined articles present evidence—although not directly predominant in most cases—of ESTS or CME in their outcomes. Moreover, while not directly related to the direct outcomes of implementing ICTs in Mathematics education, a significant portion of the analyzed articles demonstrates concern with elements that align with CME or ESTS and acknowledges the importance of these two approaches in education. Therefore, it can be argued that the incorporation of ICTs in Mathematics teaching activities certainly contributes to ESTS and CME.Albrecht, EvonirSilveira, Ismar FrangoBezerra, Francisco José BraboUniversidade Federal do ABCFreitas, Karina Aguiar De2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf150 f : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126579http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126579&midiaext=81235Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=126579porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-04T09:02:55Zoai:BDTD:126579Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-04-04T09:02:55Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As TDIC e o ensino de matemática : um mapeamento sistemático sobre sua relação com a educação matemática crítica e a educação em ciência, tecnologia e sociedade no ensino básico nos últimos dez anos |
title |
As TDIC e o ensino de matemática : um mapeamento sistemático sobre sua relação com a educação matemática crítica e a educação em ciência, tecnologia e sociedade no ensino básico nos últimos dez anos |
spellingShingle |
As TDIC e o ensino de matemática : um mapeamento sistemático sobre sua relação com a educação matemática crítica e a educação em ciência, tecnologia e sociedade no ensino básico nos últimos dez anos Freitas, Karina Aguiar De ENSINO DE MATEMÁTICA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA REVISÃO DE LITERATURA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA TECNOLOGIA E SOCIEDADE USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA |
title_short |
As TDIC e o ensino de matemática : um mapeamento sistemático sobre sua relação com a educação matemática crítica e a educação em ciência, tecnologia e sociedade no ensino básico nos últimos dez anos |
title_full |
As TDIC e o ensino de matemática : um mapeamento sistemático sobre sua relação com a educação matemática crítica e a educação em ciência, tecnologia e sociedade no ensino básico nos últimos dez anos |
title_fullStr |
As TDIC e o ensino de matemática : um mapeamento sistemático sobre sua relação com a educação matemática crítica e a educação em ciência, tecnologia e sociedade no ensino básico nos últimos dez anos |
title_full_unstemmed |
As TDIC e o ensino de matemática : um mapeamento sistemático sobre sua relação com a educação matemática crítica e a educação em ciência, tecnologia e sociedade no ensino básico nos últimos dez anos |
title_sort |
As TDIC e o ensino de matemática : um mapeamento sistemático sobre sua relação com a educação matemática crítica e a educação em ciência, tecnologia e sociedade no ensino básico nos últimos dez anos |
author |
Freitas, Karina Aguiar De |
author_facet |
Freitas, Karina Aguiar De |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Albrecht, Evonir Silveira, Ismar Frango Bezerra, Francisco José Brabo Universidade Federal do ABC |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Karina Aguiar De |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ENSINO DE MATEMÁTICA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA REVISÃO DE LITERATURA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA TECNOLOGIA E SOCIEDADE USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA |
topic |
ENSINO DE MATEMÁTICA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA REVISÃO DE LITERATURA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA TECNOLOGIA E SOCIEDADE USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA |
description |
Orientador(a): Prof(a). Dr(a). Evonir Albrecht |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126579 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126579 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=126579&midiaext=81235 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=126579 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 150 f : il. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801502112682606592 |