Formação continuada na prática docente : uma reflexão a partir do projeto brinca ciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Fabíola Regina Mamede
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76732
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Maria Beatriz Fagundes
id UFBC_c5a3da8f395fb09a097a4b30da7572df
oai_identifier_str oai:BDTD:76732
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Formação continuada na prática docente : uma reflexão a partir do projeto brinca ciênciaFORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSORPROFESSOR REFLEXIVOPROJETO BRINCA CIÊNCIACONTINUING TEACHINGREFLECTIVE TEACHING PRACTICESPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABCOrientadora: Profa. Dra. Maria Beatriz FagundesDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa De Pós-Graduação em Ensino, História, Filosofia das Ciências e Matemática, 2015.A profissão docente, na esfera atual da formação de professores, precisa abandonar a concepção de mera transmissão do conhecimento acadêmico, pois as condições e os contextos de ensino evoluem cada vez mais depressa, fato que contradiz com uma prática docente atemporal e fundamentada somente na formação inicial. A inserção das atividades na rotina escolar dos professores é alvo de investigação desta pesquisa, que partindo de ideias de Perrenoud (2000, 2002) buscará explicitar a importância da formação continuada do professor. Nessa perspectiva, os objetivos gerais da presente pesquisa de mestrado busca investigar as contribuições das ações desenvolvidas no âmbito do Projeto Brinca Ciência (PBC), em particular das oficinas realizadas no Sabina, como um espaço de formação continuada para professores de ensino fundamental da rede pública. Assim, a questão cerne dessa investigação é: Como a formação proporcionada pelo PBC pode contribuir para uma prática docente reflexiva? O PBC, por sua vez, foi uma iniciativa da Secretaria da Educação Municipal de Santo André, que buscava contribuir para a melhoria do ensino e da aprendizagem de Ciências a partir da realização de atividades educativas de caráter experimental e lúdico oferecidas a professores e alunos do Ensino Fundamental, ciclo final. Vale ressaltar que alguns indicativos já mostravam que o PBC vinha se consolidando com sucesso e com grande aceitação na rede municipal do ABC paulista, segundo dados obtidos a partir de relatos de professores e de algumas avaliações preliminares do próprio PBC. Entretanto, percebia-se ainda a necessidade de se realizar um estudo mais sistemático e detalhado sobre as dimensões do processo de ensino-aprendizagem fomentadas pelo PBC e como estas impactavam a prática docente para, assim, compreender melhor as contribuições que as ações do PBC poderiam proporcionar aos educadores e, indiretamente, aos alunos. Com base nos pressupostos da pesquisa qualitativa, a análise dos dados obtidos por meio dos instrumentos de coleta de dados, a saber: questionários, registro audiovisual e entrevista, parece indicar que as atividades propostas no âmbito do PBC podem contribuir não só no âmbito do discurso, mas também nas ações docentes, particularmente no que diz respeito à mobilização de competências de base para a prática docente, em particular no desenvolvimento de uma postura reflexiva.The teaching profession in the current sphere of teacher education, need to abandon the concept of mere transmission of academic knowledge, for the conditions and teaching contexts evolve faster and faster, a fact that contradicts a timeless teaching practice and based only on training initial. The inclusion of activities in the school routine of teachers is under investigation of this research, which starting from Perrenoud ideas (2000, 2002) seek to explain the importance of continuing teacher education. In this perspective, the general objectives of this research master investigates the contributions of actions carried out under the Projeto Brinca Ciência (PBC), in particular the workshops held in Sabina, as a continuing education space for elementary school teachers in public schools. So the crux of this research is: How the training provided by the PBC can contribute a reflective teaching practice? The PBC, in turn, was an initiative of the Education Secretariat Town's Santo André, which sought to contribute to the improvement of education and science of learning from the educational activities of experimental and playful offered to teachers and students elementary school, final cycle. It is noteworthy that some indicators already showed that the PBC had been consolidating successfully and with great acceptance in the municipal ABC network, according to data obtained from teachers' reports and some preliminary assessments of the PBC itself. However, you could see still the need to conduct more systematic and detailed study of the dimensions of the teaching-learning process fostered by the PBC and how they impacted the teaching practice to thus better understand the contributions that PBC's actions could provide educators and, indirectly, students. Based on the assumptions of qualitative research, the analysis of data obtained through the data collection instruments, namely questionnaires, audiovisual recordings and interviews, seems to indicate that the activities proposed under the PBC can contribute not only in speech but also in teaching practices, particularly with regard to the mobilization of basic skills for teaching, in particular in developing a reflective attitude.Fagundes, Maria BeatrizAltarugio, Maisa HelenaBizerra, Alessandra FernandesGonçalves, Fabíola Regina Mamede2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf272 f. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76732http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76732&midiaext=69934http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76732&midiaext=69933Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=76732porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-14T09:40:37Zoai:BDTD:76732Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2016-03-14T09:40:37Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada na prática docente : uma reflexão a partir do projeto brinca ciência
title Formação continuada na prática docente : uma reflexão a partir do projeto brinca ciência
spellingShingle Formação continuada na prática docente : uma reflexão a partir do projeto brinca ciência
Gonçalves, Fabíola Regina Mamede
FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR
PROFESSOR REFLEXIVO
PROJETO BRINCA CIÊNCIA
CONTINUING TEACHING
REFLECTIVE TEACHING PRACTICES
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
title_short Formação continuada na prática docente : uma reflexão a partir do projeto brinca ciência
title_full Formação continuada na prática docente : uma reflexão a partir do projeto brinca ciência
title_fullStr Formação continuada na prática docente : uma reflexão a partir do projeto brinca ciência
title_full_unstemmed Formação continuada na prática docente : uma reflexão a partir do projeto brinca ciência
title_sort Formação continuada na prática docente : uma reflexão a partir do projeto brinca ciência
author Gonçalves, Fabíola Regina Mamede
author_facet Gonçalves, Fabíola Regina Mamede
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fagundes, Maria Beatriz
Altarugio, Maisa Helena
Bizerra, Alessandra Fernandes
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Fabíola Regina Mamede
dc.subject.por.fl_str_mv FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR
PROFESSOR REFLEXIVO
PROJETO BRINCA CIÊNCIA
CONTINUING TEACHING
REFLECTIVE TEACHING PRACTICES
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
topic FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR
PROFESSOR REFLEXIVO
PROJETO BRINCA CIÊNCIA
CONTINUING TEACHING
REFLECTIVE TEACHING PRACTICES
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO, HISTÓRIA E FILOSOFIA DAS CIÊNCIAS E MATEMÁTICA - UFABC
description Orientadora: Profa. Dra. Maria Beatriz Fagundes
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76732
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76732
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76732&midiaext=69934
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=76732&midiaext=69933
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=76732
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
272 f. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502094911340544