Alfabetização científica e as visões de ensino e de aprendizagem de ciências da natureza de pedagogas(os) formadas(os) em diferentes instituições de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Silvia Lumena Lifke de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFABC
Texto Completo: http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122040
Resumo: Orientadora: Profa. Dra. Danusa Munford
id UFBC_e6d331a0fc53ec3fd88e1b0deea18dfc
oai_identifier_str oai:BDTD:122040
network_acronym_str UFBC
network_name_str Repositório Institucional da UFABC
repository_id_str
spelling Alfabetização científica e as visões de ensino e de aprendizagem de ciências da natureza de pedagogas(os) formadas(os) em diferentes instituições de ensino superiorPEDAGOGIAALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICAFORMAÇÃO DE PROFESSORESPEDAGOGYSCIENTIFIC LITERACYTEACHERS FORMATIONPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABCOrientadora: Profa. Dra. Danusa MunfordCoorientadora: Profa. Dra. Maria Cândida Varone de Morais CapecchiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, São Bernardo do Campo, 2020.Considerando a formação inicial dos professores como uma etapa fundamental para o exercício da docência, neste estudo apuramos o olhar quanto às ideias que os pedagogos(as) recém-formados têm a respeito do ensino e da aprendizagem de Ciências da Natureza e como a Alfabetização Científica (AC) está inserida neste contexto. As(os) participantes foram sete pedagogas(os) recém-formadas(os), em instituições de ensino superior, da região metropolitana de São Paulo. As fontes de dados foram transcrições de entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio e guiadas por questões abertas. As análises, orientadas por uma perspectiva qualitativa, envolveram a criação de códigos e categorias a partir das falas dos participantes em diálogo com aspectos da literatura sobre Alfabetização Científica. Os resultados indicam que as(os) participantes atribuem diferentes papéis ao professor e ao estudante, contrapondo-se a visões pautadas pelo método tradicional em que o professor "transmite" conhecimentos aos estudantes que são vistos como receptores passivos de conhecimentos no contexto da sala de aula. Percebemos também que os(as) participantes, além de reconhecerem a importância de diversos saberes a serem ensinados, atribuem valor à abordagem a ser adotada no processo, visando formar cidadãos que cada vez mais percebam a interação entre os conhecimentos escolares e seu cotidiano, assim como para torná-los mais críticos e ativos. Apesar dessas aproximações com as perspectivas da Alfabetização Científica, identificamos alguns aspectos a serem problematizados. Em primeiro lugar, apesar de no conjunto de participantes todas essas perspectivas estarem presentes, há variação significativa entre os indivíduos, ou seja, algumas(ns) pedagogas(os) discutem alguns aspectos e outros não. Isso indica que as visões ainda são relativamente parciais e fragmentadas e são bastante influenciadas por contextos de atuação e de formação. Além disso, os participantes não explicitam uma associação ou articulação de suas visões com a noção de Alfabetização Científica, indicando uma compreensão ainda superficial e pouco consistente desse construto. Ao final, apresentamos implicações para a formação de professoras(es) dos anos iniciais do Ensino Fundamental considerando desafios em relação ao ensino de Ciências da Natureza.Considering the professor's initial formation as a fundamental stage for teaching, in this study we investigate how newly formed pedagogue sees upon the teaching and the learning of natural sciences and how scientific literacy is inserted in this context. The participants were seven pedagogues that graduated recently in colleges in the Metropolitan region of São Paulo. The material was a semistructured recorded audios from interviews guided from open questions. The analysis, oriented by qualitative perspective, covers code and categories creation from participant's dialogue upon scientific literacy. Results show that the participants ascribe different roles for teachers and students, as opposed to visions based on the traditional method where teachers transmit knowledge to students (passive receptors inside classrooms). Besides that, in addition to recognizing the importance of different types of knowledge to be taught, they attribute value to the approach to be adopted in the process, aiming to form citizens who increasingly perceive the interaction between school knowledge and their daily lives, as well as how to make them more critical and active. Despite these approaches with the perspectives of Scientific Literacy, we identified some problematics aspects to be discussed. Firstly, although in the set of participants all these perspectives are present, there is a notable distinction between individuals, in other words, some pedagogues discuss some aspects and others do not. This shows that visions still relatively partials and fragmented, as also intensively influenced by contexts of teaching and formation. In addition, participants do not show views well-articulated based on the notion of Scientific Literacy, implying in a superficial comprehension and less-consistent upon the theme. Finally, we present the implications for teachers' formation in the early years, considering challenges on Natural Science teaching.Munford, DanusaCapecchi, Maria Candida Varone de MoraisRoberto, Lúcia Helena SasseronMiranda, Meiri Aparecida Gurgel de CamposSá, Silvia Lumena Lifke de2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf131 fls. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122040http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122040&midiaext=79032http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122040&midiaext=79033Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122040porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-19T08:14:37Zoai:BDTD:122040Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-04-19T08:14:37Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização científica e as visões de ensino e de aprendizagem de ciências da natureza de pedagogas(os) formadas(os) em diferentes instituições de ensino superior
title Alfabetização científica e as visões de ensino e de aprendizagem de ciências da natureza de pedagogas(os) formadas(os) em diferentes instituições de ensino superior
spellingShingle Alfabetização científica e as visões de ensino e de aprendizagem de ciências da natureza de pedagogas(os) formadas(os) em diferentes instituições de ensino superior
Sá, Silvia Lumena Lifke de
PEDAGOGIA
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PEDAGOGY
SCIENTIFIC LITERACY
TEACHERS FORMATION
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC
title_short Alfabetização científica e as visões de ensino e de aprendizagem de ciências da natureza de pedagogas(os) formadas(os) em diferentes instituições de ensino superior
title_full Alfabetização científica e as visões de ensino e de aprendizagem de ciências da natureza de pedagogas(os) formadas(os) em diferentes instituições de ensino superior
title_fullStr Alfabetização científica e as visões de ensino e de aprendizagem de ciências da natureza de pedagogas(os) formadas(os) em diferentes instituições de ensino superior
title_full_unstemmed Alfabetização científica e as visões de ensino e de aprendizagem de ciências da natureza de pedagogas(os) formadas(os) em diferentes instituições de ensino superior
title_sort Alfabetização científica e as visões de ensino e de aprendizagem de ciências da natureza de pedagogas(os) formadas(os) em diferentes instituições de ensino superior
author Sá, Silvia Lumena Lifke de
author_facet Sá, Silvia Lumena Lifke de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Munford, Danusa
Capecchi, Maria Candida Varone de Morais
Roberto, Lúcia Helena Sasseron
Miranda, Meiri Aparecida Gurgel de Campos
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Silvia Lumena Lifke de
dc.subject.por.fl_str_mv PEDAGOGIA
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PEDAGOGY
SCIENTIFIC LITERACY
TEACHERS FORMATION
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC
topic PEDAGOGIA
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
PEDAGOGY
SCIENTIFIC LITERACY
TEACHERS FORMATION
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC
description Orientadora: Profa. Dra. Danusa Munford
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122040
url http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122040&midiaext=79032
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122040&midiaext=79033
Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122040
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
131 fls. : il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFABC
instname:Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron:UFABC
instname_str Universidade Federal do ABC (UFABC)
instacron_str UFABC
institution UFABC
reponame_str Repositório Institucional da UFABC
collection Repositório Institucional da UFABC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502106780172288