Alfabetização científica e as visões de ensino e de aprendizagem de ciências da natureza de pedagogas(os) formadas(os) em diferentes instituições de ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFABC |
Texto Completo: | http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122040 |
Resumo: | Orientadora: Profa. Dra. Danusa Munford |
id |
UFBC_e6d331a0fc53ec3fd88e1b0deea18dfc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:BDTD:122040 |
network_acronym_str |
UFBC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFABC |
repository_id_str |
|
spelling |
Alfabetização científica e as visões de ensino e de aprendizagem de ciências da natureza de pedagogas(os) formadas(os) em diferentes instituições de ensino superiorPEDAGOGIAALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICAFORMAÇÃO DE PROFESSORESPEDAGOGYSCIENTIFIC LITERACYTEACHERS FORMATIONPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABCOrientadora: Profa. Dra. Danusa MunfordCoorientadora: Profa. Dra. Maria Cândida Varone de Morais CapecchiDissertação (mestrado) - Universidade Federal do ABC, Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática, São Bernardo do Campo, 2020.Considerando a formação inicial dos professores como uma etapa fundamental para o exercício da docência, neste estudo apuramos o olhar quanto às ideias que os pedagogos(as) recém-formados têm a respeito do ensino e da aprendizagem de Ciências da Natureza e como a Alfabetização Científica (AC) está inserida neste contexto. As(os) participantes foram sete pedagogas(os) recém-formadas(os), em instituições de ensino superior, da região metropolitana de São Paulo. As fontes de dados foram transcrições de entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio e guiadas por questões abertas. As análises, orientadas por uma perspectiva qualitativa, envolveram a criação de códigos e categorias a partir das falas dos participantes em diálogo com aspectos da literatura sobre Alfabetização Científica. Os resultados indicam que as(os) participantes atribuem diferentes papéis ao professor e ao estudante, contrapondo-se a visões pautadas pelo método tradicional em que o professor "transmite" conhecimentos aos estudantes que são vistos como receptores passivos de conhecimentos no contexto da sala de aula. Percebemos também que os(as) participantes, além de reconhecerem a importância de diversos saberes a serem ensinados, atribuem valor à abordagem a ser adotada no processo, visando formar cidadãos que cada vez mais percebam a interação entre os conhecimentos escolares e seu cotidiano, assim como para torná-los mais críticos e ativos. Apesar dessas aproximações com as perspectivas da Alfabetização Científica, identificamos alguns aspectos a serem problematizados. Em primeiro lugar, apesar de no conjunto de participantes todas essas perspectivas estarem presentes, há variação significativa entre os indivíduos, ou seja, algumas(ns) pedagogas(os) discutem alguns aspectos e outros não. Isso indica que as visões ainda são relativamente parciais e fragmentadas e são bastante influenciadas por contextos de atuação e de formação. Além disso, os participantes não explicitam uma associação ou articulação de suas visões com a noção de Alfabetização Científica, indicando uma compreensão ainda superficial e pouco consistente desse construto. Ao final, apresentamos implicações para a formação de professoras(es) dos anos iniciais do Ensino Fundamental considerando desafios em relação ao ensino de Ciências da Natureza.Considering the professor's initial formation as a fundamental stage for teaching, in this study we investigate how newly formed pedagogue sees upon the teaching and the learning of natural sciences and how scientific literacy is inserted in this context. The participants were seven pedagogues that graduated recently in colleges in the Metropolitan region of São Paulo. The material was a semistructured recorded audios from interviews guided from open questions. The analysis, oriented by qualitative perspective, covers code and categories creation from participant's dialogue upon scientific literacy. Results show that the participants ascribe different roles for teachers and students, as opposed to visions based on the traditional method where teachers transmit knowledge to students (passive receptors inside classrooms). Besides that, in addition to recognizing the importance of different types of knowledge to be taught, they attribute value to the approach to be adopted in the process, aiming to form citizens who increasingly perceive the interaction between school knowledge and their daily lives, as well as how to make them more critical and active. Despite these approaches with the perspectives of Scientific Literacy, we identified some problematics aspects to be discussed. Firstly, although in the set of participants all these perspectives are present, there is a notable distinction between individuals, in other words, some pedagogues discuss some aspects and others do not. This shows that visions still relatively partials and fragmented, as also intensively influenced by contexts of teaching and formation. In addition, participants do not show views well-articulated based on the notion of Scientific Literacy, implying in a superficial comprehension and less-consistent upon the theme. Finally, we present the implications for teachers' formation in the early years, considering challenges on Natural Science teaching.Munford, DanusaCapecchi, Maria Candida Varone de MoraisRoberto, Lúcia Helena SasseronMiranda, Meiri Aparecida Gurgel de CamposSá, Silvia Lumena Lifke de2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf131 fls. : il.http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122040http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122040&midiaext=79032http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122040&midiaext=79033Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122040porreponame:Repositório Institucional da UFABCinstname:Universidade Federal do ABC (UFABC)instacron:UFABCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-19T08:14:37Zoai:BDTD:122040Repositório InstitucionalPUBhttp://www.biblioteca.ufabc.edu.br/oai/oai.phpopendoar:2024-04-19T08:14:37Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização científica e as visões de ensino e de aprendizagem de ciências da natureza de pedagogas(os) formadas(os) em diferentes instituições de ensino superior |
title |
Alfabetização científica e as visões de ensino e de aprendizagem de ciências da natureza de pedagogas(os) formadas(os) em diferentes instituições de ensino superior |
spellingShingle |
Alfabetização científica e as visões de ensino e de aprendizagem de ciências da natureza de pedagogas(os) formadas(os) em diferentes instituições de ensino superior Sá, Silvia Lumena Lifke de PEDAGOGIA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PEDAGOGY SCIENTIFIC LITERACY TEACHERS FORMATION PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC |
title_short |
Alfabetização científica e as visões de ensino e de aprendizagem de ciências da natureza de pedagogas(os) formadas(os) em diferentes instituições de ensino superior |
title_full |
Alfabetização científica e as visões de ensino e de aprendizagem de ciências da natureza de pedagogas(os) formadas(os) em diferentes instituições de ensino superior |
title_fullStr |
Alfabetização científica e as visões de ensino e de aprendizagem de ciências da natureza de pedagogas(os) formadas(os) em diferentes instituições de ensino superior |
title_full_unstemmed |
Alfabetização científica e as visões de ensino e de aprendizagem de ciências da natureza de pedagogas(os) formadas(os) em diferentes instituições de ensino superior |
title_sort |
Alfabetização científica e as visões de ensino e de aprendizagem de ciências da natureza de pedagogas(os) formadas(os) em diferentes instituições de ensino superior |
author |
Sá, Silvia Lumena Lifke de |
author_facet |
Sá, Silvia Lumena Lifke de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Munford, Danusa Capecchi, Maria Candida Varone de Morais Roberto, Lúcia Helena Sasseron Miranda, Meiri Aparecida Gurgel de Campos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sá, Silvia Lumena Lifke de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PEDAGOGIA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PEDAGOGY SCIENTIFIC LITERACY TEACHERS FORMATION PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC |
topic |
PEDAGOGIA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PEDAGOGY SCIENTIFIC LITERACY TEACHERS FORMATION PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DA MATEMÁTICA - UFABC |
description |
Orientadora: Profa. Dra. Danusa Munford |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122040 |
url |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122040 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122040&midiaext=79032 http://biblioteca.ufabc.edu.br/index.php?codigo_sophia=122040&midiaext=79033 Cover: http://biblioteca.ufabc.edu.br/php/capa.php?obra=122040 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 131 fls. : il. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFABC instname:Universidade Federal do ABC (UFABC) instacron:UFABC |
instname_str |
Universidade Federal do ABC (UFABC) |
instacron_str |
UFABC |
institution |
UFABC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFABC |
collection |
Repositório Institucional da UFABC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFABC - Universidade Federal do ABC (UFABC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801502106780172288 |