O FIM DO CONSUMISMO: uma reflexão sobre o consumo compartilhado na era digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zacarias, José Wellithon Batista
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Batista, Isabel Cristina Gonçalves Santos, Pereira, José Adailson de Albuquerque
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informação em Pauta
Texto Completo: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/20653
Resumo: No decorrer dos anos, novas tecnologias de comunicação de massa foram criadas e passaram a usufruir de grande destaque, mudando até mesmo a forma de interação social e possibilitando algo; como o retorno de práticas como a do consumo colaborativo, desta vez mais forte e difuso. O presente artigo tem como temática principal “O fim do consumismo: uma reflexão sobre o consumo compartilhado na era digital”, onde através do estudo da literatura existente e da análise dos principais meios e ferramentas que proporcionam esse comportamento, por parte dos usuários presentes na internet, evidenciando quais impactos são refletidos no mercado e o perfil dos internautas que usufruem de tais práticas. Será mostrada de forma contextualizada exemplos de ideias, empresas e ações que apoiam a evolução e disseminação do tema acima citado. Por fim, descrever os benefícios que o consumo compartilhado pode trazer para nossa sociedade cada vez mais conectada e participativa. Como também demonstrar como podemos ser mais sustentáveis na produção e reprodução de nosso cotidiano, objetivando também a formação de um consumidor consciente das armadilhas do consumismo.
id UFC-15_2433e2868e174ca89a745d2e5e8d13b9
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/20653
network_acronym_str UFC-15
network_name_str Informação em Pauta
repository_id_str
spelling O FIM DO CONSUMISMO: uma reflexão sobre o consumo compartilhado na era digitalConsumismoConsumo CompartilhadoEra DigitalRedes SociaisEconomia CompartilhadaNo decorrer dos anos, novas tecnologias de comunicação de massa foram criadas e passaram a usufruir de grande destaque, mudando até mesmo a forma de interação social e possibilitando algo; como o retorno de práticas como a do consumo colaborativo, desta vez mais forte e difuso. O presente artigo tem como temática principal “O fim do consumismo: uma reflexão sobre o consumo compartilhado na era digital”, onde através do estudo da literatura existente e da análise dos principais meios e ferramentas que proporcionam esse comportamento, por parte dos usuários presentes na internet, evidenciando quais impactos são refletidos no mercado e o perfil dos internautas que usufruem de tais práticas. Será mostrada de forma contextualizada exemplos de ideias, empresas e ações que apoiam a evolução e disseminação do tema acima citado. Por fim, descrever os benefícios que o consumo compartilhado pode trazer para nossa sociedade cada vez mais conectada e participativa. Como também demonstrar como podemos ser mais sustentáveis na produção e reprodução de nosso cotidiano, objetivando também a formação de um consumidor consciente das armadilhas do consumismo.Universidade Federal do Ceará2017-11-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/2065310.32810/2525-3468.ip.v2i0.2017.20653Informação em Pauta; Vol 2 No especial (2017): Informação em Pauta - Número Especial; 181-196Informação em Pauta; v. 2 n. especial (2017): Informação em Pauta - Número Especial; 181-1962525-346810.32810/2525-3468.ip.v2i0.2017reponame:Informação em Pautainstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/20653/31066http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/20653/31082Copyright (c) 2017 Informação em Pautahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessZacarias, José Wellithon BatistaBatista, Isabel Cristina Gonçalves SantosPereira, José Adailson de Albuquerque2022-01-01T04:44:30Zoai:periodicos.ufc:article/20653Revistahttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/indexPUBhttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/oaiinformacaoempauta@gmail.com||2525-34682525-3468opendoar:2022-01-01T04:44:30Informação em Pauta - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O FIM DO CONSUMISMO: uma reflexão sobre o consumo compartilhado na era digital
title O FIM DO CONSUMISMO: uma reflexão sobre o consumo compartilhado na era digital
spellingShingle O FIM DO CONSUMISMO: uma reflexão sobre o consumo compartilhado na era digital
Zacarias, José Wellithon Batista
Consumismo
Consumo Compartilhado
Era Digital
Redes Sociais
Economia Compartilhada
title_short O FIM DO CONSUMISMO: uma reflexão sobre o consumo compartilhado na era digital
title_full O FIM DO CONSUMISMO: uma reflexão sobre o consumo compartilhado na era digital
title_fullStr O FIM DO CONSUMISMO: uma reflexão sobre o consumo compartilhado na era digital
title_full_unstemmed O FIM DO CONSUMISMO: uma reflexão sobre o consumo compartilhado na era digital
title_sort O FIM DO CONSUMISMO: uma reflexão sobre o consumo compartilhado na era digital
author Zacarias, José Wellithon Batista
author_facet Zacarias, José Wellithon Batista
Batista, Isabel Cristina Gonçalves Santos
Pereira, José Adailson de Albuquerque
author_role author
author2 Batista, Isabel Cristina Gonçalves Santos
Pereira, José Adailson de Albuquerque
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zacarias, José Wellithon Batista
Batista, Isabel Cristina Gonçalves Santos
Pereira, José Adailson de Albuquerque
dc.subject.por.fl_str_mv Consumismo
Consumo Compartilhado
Era Digital
Redes Sociais
Economia Compartilhada
topic Consumismo
Consumo Compartilhado
Era Digital
Redes Sociais
Economia Compartilhada
description No decorrer dos anos, novas tecnologias de comunicação de massa foram criadas e passaram a usufruir de grande destaque, mudando até mesmo a forma de interação social e possibilitando algo; como o retorno de práticas como a do consumo colaborativo, desta vez mais forte e difuso. O presente artigo tem como temática principal “O fim do consumismo: uma reflexão sobre o consumo compartilhado na era digital”, onde através do estudo da literatura existente e da análise dos principais meios e ferramentas que proporcionam esse comportamento, por parte dos usuários presentes na internet, evidenciando quais impactos são refletidos no mercado e o perfil dos internautas que usufruem de tais práticas. Será mostrada de forma contextualizada exemplos de ideias, empresas e ações que apoiam a evolução e disseminação do tema acima citado. Por fim, descrever os benefícios que o consumo compartilhado pode trazer para nossa sociedade cada vez mais conectada e participativa. Como também demonstrar como podemos ser mais sustentáveis na produção e reprodução de nosso cotidiano, objetivando também a formação de um consumidor consciente das armadilhas do consumismo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/20653
10.32810/2525-3468.ip.v2i0.2017.20653
url http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/20653
identifier_str_mv 10.32810/2525-3468.ip.v2i0.2017.20653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/20653/31066
http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/20653/31082
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Informação em Pauta
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Informação em Pauta
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Informação em Pauta; Vol 2 No especial (2017): Informação em Pauta - Número Especial; 181-196
Informação em Pauta; v. 2 n. especial (2017): Informação em Pauta - Número Especial; 181-196
2525-3468
10.32810/2525-3468.ip.v2i0.2017
reponame:Informação em Pauta
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Informação em Pauta
collection Informação em Pauta
repository.name.fl_str_mv Informação em Pauta - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv informacaoempauta@gmail.com||
_version_ 1797231542278291456