O FIM DO CONSUMISMO: uma reflexão sobre o consumo compartilhado na era digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informação em Pauta |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/20653 |
Resumo: | No decorrer dos anos, novas tecnologias de comunicação de massa foram criadas e passaram a usufruir de grande destaque, mudando até mesmo a forma de interação social e possibilitando algo; como o retorno de práticas como a do consumo colaborativo, desta vez mais forte e difuso. O presente artigo tem como temática principal “O fim do consumismo: uma reflexão sobre o consumo compartilhado na era digital”, onde através do estudo da literatura existente e da análise dos principais meios e ferramentas que proporcionam esse comportamento, por parte dos usuários presentes na internet, evidenciando quais impactos são refletidos no mercado e o perfil dos internautas que usufruem de tais práticas. Será mostrada de forma contextualizada exemplos de ideias, empresas e ações que apoiam a evolução e disseminação do tema acima citado. Por fim, descrever os benefícios que o consumo compartilhado pode trazer para nossa sociedade cada vez mais conectada e participativa. Como também demonstrar como podemos ser mais sustentáveis na produção e reprodução de nosso cotidiano, objetivando também a formação de um consumidor consciente das armadilhas do consumismo. |
id |
UFC-15_2433e2868e174ca89a745d2e5e8d13b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/20653 |
network_acronym_str |
UFC-15 |
network_name_str |
Informação em Pauta |
repository_id_str |
|
spelling |
O FIM DO CONSUMISMO: uma reflexão sobre o consumo compartilhado na era digitalConsumismoConsumo CompartilhadoEra DigitalRedes SociaisEconomia CompartilhadaNo decorrer dos anos, novas tecnologias de comunicação de massa foram criadas e passaram a usufruir de grande destaque, mudando até mesmo a forma de interação social e possibilitando algo; como o retorno de práticas como a do consumo colaborativo, desta vez mais forte e difuso. O presente artigo tem como temática principal “O fim do consumismo: uma reflexão sobre o consumo compartilhado na era digital”, onde através do estudo da literatura existente e da análise dos principais meios e ferramentas que proporcionam esse comportamento, por parte dos usuários presentes na internet, evidenciando quais impactos são refletidos no mercado e o perfil dos internautas que usufruem de tais práticas. Será mostrada de forma contextualizada exemplos de ideias, empresas e ações que apoiam a evolução e disseminação do tema acima citado. Por fim, descrever os benefícios que o consumo compartilhado pode trazer para nossa sociedade cada vez mais conectada e participativa. Como também demonstrar como podemos ser mais sustentáveis na produção e reprodução de nosso cotidiano, objetivando também a formação de um consumidor consciente das armadilhas do consumismo.Universidade Federal do Ceará2017-11-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/2065310.32810/2525-3468.ip.v2i0.2017.20653Informação em Pauta; Vol 2 No especial (2017): Informação em Pauta - Número Especial; 181-196Informação em Pauta; v. 2 n. especial (2017): Informação em Pauta - Número Especial; 181-1962525-346810.32810/2525-3468.ip.v2i0.2017reponame:Informação em Pautainstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/20653/31066http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/20653/31082Copyright (c) 2017 Informação em Pautahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessZacarias, José Wellithon BatistaBatista, Isabel Cristina Gonçalves SantosPereira, José Adailson de Albuquerque2022-01-01T04:44:30Zoai:periodicos.ufc:article/20653Revistahttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/indexPUBhttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/oaiinformacaoempauta@gmail.com||2525-34682525-3468opendoar:2022-01-01T04:44:30Informação em Pauta - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O FIM DO CONSUMISMO: uma reflexão sobre o consumo compartilhado na era digital |
title |
O FIM DO CONSUMISMO: uma reflexão sobre o consumo compartilhado na era digital |
spellingShingle |
O FIM DO CONSUMISMO: uma reflexão sobre o consumo compartilhado na era digital Zacarias, José Wellithon Batista Consumismo Consumo Compartilhado Era Digital Redes Sociais Economia Compartilhada |
title_short |
O FIM DO CONSUMISMO: uma reflexão sobre o consumo compartilhado na era digital |
title_full |
O FIM DO CONSUMISMO: uma reflexão sobre o consumo compartilhado na era digital |
title_fullStr |
O FIM DO CONSUMISMO: uma reflexão sobre o consumo compartilhado na era digital |
title_full_unstemmed |
O FIM DO CONSUMISMO: uma reflexão sobre o consumo compartilhado na era digital |
title_sort |
O FIM DO CONSUMISMO: uma reflexão sobre o consumo compartilhado na era digital |
author |
Zacarias, José Wellithon Batista |
author_facet |
Zacarias, José Wellithon Batista Batista, Isabel Cristina Gonçalves Santos Pereira, José Adailson de Albuquerque |
author_role |
author |
author2 |
Batista, Isabel Cristina Gonçalves Santos Pereira, José Adailson de Albuquerque |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zacarias, José Wellithon Batista Batista, Isabel Cristina Gonçalves Santos Pereira, José Adailson de Albuquerque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumismo Consumo Compartilhado Era Digital Redes Sociais Economia Compartilhada |
topic |
Consumismo Consumo Compartilhado Era Digital Redes Sociais Economia Compartilhada |
description |
No decorrer dos anos, novas tecnologias de comunicação de massa foram criadas e passaram a usufruir de grande destaque, mudando até mesmo a forma de interação social e possibilitando algo; como o retorno de práticas como a do consumo colaborativo, desta vez mais forte e difuso. O presente artigo tem como temática principal “O fim do consumismo: uma reflexão sobre o consumo compartilhado na era digital”, onde através do estudo da literatura existente e da análise dos principais meios e ferramentas que proporcionam esse comportamento, por parte dos usuários presentes na internet, evidenciando quais impactos são refletidos no mercado e o perfil dos internautas que usufruem de tais práticas. Será mostrada de forma contextualizada exemplos de ideias, empresas e ações que apoiam a evolução e disseminação do tema acima citado. Por fim, descrever os benefícios que o consumo compartilhado pode trazer para nossa sociedade cada vez mais conectada e participativa. Como também demonstrar como podemos ser mais sustentáveis na produção e reprodução de nosso cotidiano, objetivando também a formação de um consumidor consciente das armadilhas do consumismo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/20653 10.32810/2525-3468.ip.v2i0.2017.20653 |
url |
http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/20653 |
identifier_str_mv |
10.32810/2525-3468.ip.v2i0.2017.20653 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/20653/31066 http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/20653/31082 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Informação em Pauta https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Informação em Pauta https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Informação em Pauta; Vol 2 No especial (2017): Informação em Pauta - Número Especial; 181-196 Informação em Pauta; v. 2 n. especial (2017): Informação em Pauta - Número Especial; 181-196 2525-3468 10.32810/2525-3468.ip.v2i0.2017 reponame:Informação em Pauta instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Informação em Pauta |
collection |
Informação em Pauta |
repository.name.fl_str_mv |
Informação em Pauta - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
informacaoempauta@gmail.com|| |
_version_ |
1797231542278291456 |