Avaliando uma disciplina do curso de graduação em enfermagem sob uma visão transformadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Elizabeth Mesquita
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Oliveira, Taciana Cavalcante de, Barroso, Maria Grasiela Teixeira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rev Rene (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5751
Resumo: Objetivamos analisar a disciplina Bases Teóricas e Metodológicas da Enfermagem, observar e descrever o processo de ensino-aprendizagem, e identificar facilidades e dificuldades. Estudo descritivo, realizado com 37 alunos matriculados na disciplina, através de questionário e observação. A maioria dos alunos considerou a estratégia de ensino adequada. O relacionamento professor-aluno/aluno-professor foi baseado na comunicação efetiva entre educador e educando, contribuindo para o processo ensino-aprendizagem, apesar de algumas dificuldades percebidas pelos alunos. A disciplina utiliza um processo de ensino-aprendizagem baseado na construção de um saber crítico e transformador, evidenciando estratégias de ensino bastante interativas, com ênfase na relação horizontal. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20020001000013
id UFC-16_d01f3f9ec5c0b2a406f8ab6f23423514
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/5751
network_acronym_str UFC-16
network_name_str Rev Rene (Online)
repository_id_str
spelling Avaliando uma disciplina do curso de graduação em enfermagem sob uma visão transformadoraAvaliaçãoensinoaprendizagemeducação em enfermagem.Objetivamos analisar a disciplina Bases Teóricas e Metodológicas da Enfermagem, observar e descrever o processo de ensino-aprendizagem, e identificar facilidades e dificuldades. Estudo descritivo, realizado com 37 alunos matriculados na disciplina, através de questionário e observação. A maioria dos alunos considerou a estratégia de ensino adequada. O relacionamento professor-aluno/aluno-professor foi baseado na comunicação efetiva entre educador e educando, contribuindo para o processo ensino-aprendizagem, apesar de algumas dificuldades percebidas pelos alunos. A disciplina utiliza um processo de ensino-aprendizagem baseado na construção de um saber crítico e transformador, evidenciando estratégias de ensino bastante interativas, com ênfase na relação horizontal. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20020001000013Universidade Federal do Ceará2002-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5751Rev Rene; Vol. 3 No. 1 (2002)Rev Rene; v. 3 n. 1 (2002)2175-67831517-3852reponame:Rev Rene (Online)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5751/4105Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMelo, Elizabeth MesquitaOliveira, Taciana Cavalcante deBarroso, Maria Grasiela Teixeira2023-03-08T16:51:03Zoai:periodicos.ufc:article/5751Revistahttp://periodicos.ufc.br/renePUBhttp://periodicos.ufc.br/rene/oairene@ufc.br||2175-67831517-3852opendoar:2023-03-08T16:51:03Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliando uma disciplina do curso de graduação em enfermagem sob uma visão transformadora
title Avaliando uma disciplina do curso de graduação em enfermagem sob uma visão transformadora
spellingShingle Avaliando uma disciplina do curso de graduação em enfermagem sob uma visão transformadora
Melo, Elizabeth Mesquita
Avaliação
ensino
aprendizagem
educação em enfermagem.
title_short Avaliando uma disciplina do curso de graduação em enfermagem sob uma visão transformadora
title_full Avaliando uma disciplina do curso de graduação em enfermagem sob uma visão transformadora
title_fullStr Avaliando uma disciplina do curso de graduação em enfermagem sob uma visão transformadora
title_full_unstemmed Avaliando uma disciplina do curso de graduação em enfermagem sob uma visão transformadora
title_sort Avaliando uma disciplina do curso de graduação em enfermagem sob uma visão transformadora
author Melo, Elizabeth Mesquita
author_facet Melo, Elizabeth Mesquita
Oliveira, Taciana Cavalcante de
Barroso, Maria Grasiela Teixeira
author_role author
author2 Oliveira, Taciana Cavalcante de
Barroso, Maria Grasiela Teixeira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Elizabeth Mesquita
Oliveira, Taciana Cavalcante de
Barroso, Maria Grasiela Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
ensino
aprendizagem
educação em enfermagem.
topic Avaliação
ensino
aprendizagem
educação em enfermagem.
description Objetivamos analisar a disciplina Bases Teóricas e Metodológicas da Enfermagem, observar e descrever o processo de ensino-aprendizagem, e identificar facilidades e dificuldades. Estudo descritivo, realizado com 37 alunos matriculados na disciplina, através de questionário e observação. A maioria dos alunos considerou a estratégia de ensino adequada. O relacionamento professor-aluno/aluno-professor foi baseado na comunicação efetiva entre educador e educando, contribuindo para o processo ensino-aprendizagem, apesar de algumas dificuldades percebidas pelos alunos. A disciplina utiliza um processo de ensino-aprendizagem baseado na construção de um saber crítico e transformador, evidenciando estratégias de ensino bastante interativas, com ênfase na relação horizontal. DOI:https://doi.org/10.15253/2175-6783.20020001000013
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5751
url http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5751
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/5751/4105
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Northeast Network Nursing Journal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Rev Rene; Vol. 3 No. 1 (2002)
Rev Rene; v. 3 n. 1 (2002)
2175-6783
1517-3852
reponame:Rev Rene (Online)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Rev Rene (Online)
collection Rev Rene (Online)
repository.name.fl_str_mv Rev Rene (Online) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv rene@ufc.br||
_version_ 1797174723306586112