Avaliação da qualidade de carnes armazenadas em uma Unidade de Alimentação e Nutrição Institucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raghiante, Fernanda; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM).
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos, Elaine Alves dos; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), Martins, Otávio Augusto; Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade Estadual Paulista (UNESP)
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista brasileira de higiene e sanidade animal
Texto Completo: http://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/422
Resumo: O objetivo do presente estudo foi verificar, através de parâmetros físico-químicos, a qualidade das carnes consumidas em uma Unidade de Alimentação e Nutrição Institucional. Quinze amostras sendo cinco de cada espécie (bovina, suína e de frango) foram avaliadas quanto às provas de cocção e filtração, provas de Éber para gás sulfídrico (H2S) e para amônia, prova de Nessler e determinação do índice potenciométrico (pH). Nas provas de Éber para gás sulfídrico e para amônia, 73,33 % e 86,66 % foram positivas, respectivamente. Em relação ao pH, os valores variaram de 5,11 a 6,17. Na prova de cocção, 66,77 % apresentaram odor amoniacal com consistência amolecida após o processo de aquecimento. Em relação à filtração, 60 % das amostras foram consideradas ideais para o consumo, 20% de média conservação e 20 % apresentaram-se como carne suspeita ou imprópria para o consumo. Todas as amostras avaliadas apresentaram pelo menos um dos fatores analisados em desacordo com os padrões adequados para o consumo, mas nenhuma foi positiva para a prova de Nessler. Técnicas inadequadas de armazenagem na instituição e descongelamento anterior à sua utilização podem ter sido responsáveis pelas alterações nas propriedades físico-químicas das carnes, tornando-as inadequadas para o consumo. Termos para indexação: carne, conservação, parâmetros físico-químicos.
id UFC-4_e99e0611cbc1ab212b7dfbab49724d84
oai_identifier_str oai:ojs.www.higieneanimal.ufc.br:article/422
network_acronym_str UFC-4
network_name_str Revista brasileira de higiene e sanidade animal
repository_id_str
spelling Avaliação da qualidade de carnes armazenadas em uma Unidade de Alimentação e Nutrição Institucionalcarne; conservação; parâmetros físico-químicos.O objetivo do presente estudo foi verificar, através de parâmetros físico-químicos, a qualidade das carnes consumidas em uma Unidade de Alimentação e Nutrição Institucional. Quinze amostras sendo cinco de cada espécie (bovina, suína e de frango) foram avaliadas quanto às provas de cocção e filtração, provas de Éber para gás sulfídrico (H2S) e para amônia, prova de Nessler e determinação do índice potenciométrico (pH). Nas provas de Éber para gás sulfídrico e para amônia, 73,33 % e 86,66 % foram positivas, respectivamente. Em relação ao pH, os valores variaram de 5,11 a 6,17. Na prova de cocção, 66,77 % apresentaram odor amoniacal com consistência amolecida após o processo de aquecimento. Em relação à filtração, 60 % das amostras foram consideradas ideais para o consumo, 20% de média conservação e 20 % apresentaram-se como carne suspeita ou imprópria para o consumo. Todas as amostras avaliadas apresentaram pelo menos um dos fatores analisados em desacordo com os padrões adequados para o consumo, mas nenhuma foi positiva para a prova de Nessler. Técnicas inadequadas de armazenagem na instituição e descongelamento anterior à sua utilização podem ter sido responsáveis pelas alterações nas propriedades físico-químicas das carnes, tornando-as inadequadas para o consumo. Termos para indexação: carne, conservação, parâmetros físico-químicos.Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal2018-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/42210.5935/rbhsa.v12i1.422Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal; v. 12, n. 1 (2018); 1-10reponame:Revista brasileira de higiene e sanidade animalinstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/422/2286Raghiante, Fernanda; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM).Santos, Elaine Alves dos; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM),Martins, Otávio Augusto; Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade Estadual Paulista (UNESP),info:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-21T15:32:55Zoai:ojs.www.higieneanimal.ufc.br:article/422Revistahttp://www.higieneanimal.ufc.br/PUBhttp://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/oaiwesleylyeverton@yahoo.com.br||ronaldo.sales@ufc.br1981-29651981-2965opendoar:2021-03-21T15:32:55Revista brasileira de higiene e sanidade animal - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da qualidade de carnes armazenadas em uma Unidade de Alimentação e Nutrição Institucional
title Avaliação da qualidade de carnes armazenadas em uma Unidade de Alimentação e Nutrição Institucional
spellingShingle Avaliação da qualidade de carnes armazenadas em uma Unidade de Alimentação e Nutrição Institucional
Raghiante, Fernanda; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM).
carne; conservação; parâmetros físico-químicos.
title_short Avaliação da qualidade de carnes armazenadas em uma Unidade de Alimentação e Nutrição Institucional
title_full Avaliação da qualidade de carnes armazenadas em uma Unidade de Alimentação e Nutrição Institucional
title_fullStr Avaliação da qualidade de carnes armazenadas em uma Unidade de Alimentação e Nutrição Institucional
title_full_unstemmed Avaliação da qualidade de carnes armazenadas em uma Unidade de Alimentação e Nutrição Institucional
title_sort Avaliação da qualidade de carnes armazenadas em uma Unidade de Alimentação e Nutrição Institucional
author Raghiante, Fernanda; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM).
author_facet Raghiante, Fernanda; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM).
Santos, Elaine Alves dos; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM),
Martins, Otávio Augusto; Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade Estadual Paulista (UNESP),
author_role author
author2 Santos, Elaine Alves dos; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM),
Martins, Otávio Augusto; Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade Estadual Paulista (UNESP),
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Raghiante, Fernanda; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM).
Santos, Elaine Alves dos; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM),
Martins, Otávio Augusto; Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade Estadual Paulista (UNESP),
dc.subject.por.fl_str_mv carne; conservação; parâmetros físico-químicos.
topic carne; conservação; parâmetros físico-químicos.
description O objetivo do presente estudo foi verificar, através de parâmetros físico-químicos, a qualidade das carnes consumidas em uma Unidade de Alimentação e Nutrição Institucional. Quinze amostras sendo cinco de cada espécie (bovina, suína e de frango) foram avaliadas quanto às provas de cocção e filtração, provas de Éber para gás sulfídrico (H2S) e para amônia, prova de Nessler e determinação do índice potenciométrico (pH). Nas provas de Éber para gás sulfídrico e para amônia, 73,33 % e 86,66 % foram positivas, respectivamente. Em relação ao pH, os valores variaram de 5,11 a 6,17. Na prova de cocção, 66,77 % apresentaram odor amoniacal com consistência amolecida após o processo de aquecimento. Em relação à filtração, 60 % das amostras foram consideradas ideais para o consumo, 20% de média conservação e 20 % apresentaram-se como carne suspeita ou imprópria para o consumo. Todas as amostras avaliadas apresentaram pelo menos um dos fatores analisados em desacordo com os padrões adequados para o consumo, mas nenhuma foi positiva para a prova de Nessler. Técnicas inadequadas de armazenagem na instituição e descongelamento anterior à sua utilização podem ter sido responsáveis pelas alterações nas propriedades físico-químicas das carnes, tornando-as inadequadas para o consumo. Termos para indexação: carne, conservação, parâmetros físico-químicos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/422
10.5935/rbhsa.v12i1.422
url http://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/422
identifier_str_mv 10.5935/rbhsa.v12i1.422
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.higieneanimal.ufc.br/seer/index.php/higieneanimal/article/view/422/2286
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal; v. 12, n. 1 (2018); 1-10
reponame:Revista brasileira de higiene e sanidade animal
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Revista brasileira de higiene e sanidade animal
collection Revista brasileira de higiene e sanidade animal
repository.name.fl_str_mv Revista brasileira de higiene e sanidade animal - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv wesleylyeverton@yahoo.com.br||ronaldo.sales@ufc.br
_version_ 1799695341139787776