O endomarketing na sensação de pertencimento dos bolsistas do programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis da UFC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bianca Bezerra da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Araújo, Isabela Horácio de, Neves, Lara Lira, Pierre, Raquel Ribeiro de Brito, Nunes, Gabriel Marcos Agustinho
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42272
Resumo: O presente trabalho pretende investigar a perspectiva que os bolsistas do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) têm em relação às ações de endomarketing desenvolvidas nas atividades da bolsa. Tal objetivo se deu pela necessidade de observar se essas atividades realizadas pela Comissão de Comunicação e Marketing foram efetivas ou não, a partir da visão dos membros do Programa, visto que elas têm a finalidade de aumentar o sentimento de pertencimento e manter um alto envolvimento dos bolsistas no decorrer do ano. Essas ações proporcionam um ambiente propício ao contato direto entre membros de todas as equipes envolvidas, sendo assim de grande importância, também, para o desenvolvimento de um dos pilares da metodologia de aprendizagem cooperativa: interação face a face. O artigo busca então traçar um entendimento das impressões dos bolsistas sobre o endomarketing, a partir de uma pesquisa que será feita por meio de questionários eletrônicos, tanto para os alunos que participaram diretamente das atividades como para os que apenas assistiram, averiguando assim, o quanto consideram importante a presença do lúdico para criar um ambiente de maior interação e sinergia. Esperamos que, a partir dos resultados do trabalho, possamos descobrir se houveram feedbacks positivos, para que seja possível fazer com que os discentes se interessem mais sobre o PACCE e, assim, intensificar essas ações para que eles se sintam, posteriormente, mais integrantes do Programa. Seremos então capazes de adotar maneiras efetivas de evidenciar, entre os membros, os pontos benéficos do lúdico nas atividades da Comissão de Comunicação e Marketing.
id UFC-7_bf1b0522027e4885e9492abb346f09ca
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/42272
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O endomarketing na sensação de pertencimento dos bolsistas do programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis da UFCAprendizagem cooperativaEndomarketingInteração face-a-faceO presente trabalho pretende investigar a perspectiva que os bolsistas do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) têm em relação às ações de endomarketing desenvolvidas nas atividades da bolsa. Tal objetivo se deu pela necessidade de observar se essas atividades realizadas pela Comissão de Comunicação e Marketing foram efetivas ou não, a partir da visão dos membros do Programa, visto que elas têm a finalidade de aumentar o sentimento de pertencimento e manter um alto envolvimento dos bolsistas no decorrer do ano. Essas ações proporcionam um ambiente propício ao contato direto entre membros de todas as equipes envolvidas, sendo assim de grande importância, também, para o desenvolvimento de um dos pilares da metodologia de aprendizagem cooperativa: interação face a face. O artigo busca então traçar um entendimento das impressões dos bolsistas sobre o endomarketing, a partir de uma pesquisa que será feita por meio de questionários eletrônicos, tanto para os alunos que participaram diretamente das atividades como para os que apenas assistiram, averiguando assim, o quanto consideram importante a presença do lúdico para criar um ambiente de maior interação e sinergia. Esperamos que, a partir dos resultados do trabalho, possamos descobrir se houveram feedbacks positivos, para que seja possível fazer com que os discentes se interessem mais sobre o PACCE e, assim, intensificar essas ações para que eles se sintam, posteriormente, mais integrantes do Programa. Seremos então capazes de adotar maneiras efetivas de evidenciar, entre os membros, os pontos benéficos do lúdico nas atividades da Comissão de Comunicação e Marketing.2019-06-03T18:01:40Z2019-06-03T18:01:40Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSilva, Bianca Bezerra da et al. O endomarketing na sensação de pertencimento dos bolsistas do programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis da UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42272Silva, Bianca Bezerra daAraújo, Isabela Horácio deNeves, Lara LiraPierre, Raquel Ribeiro de BritoNunes, Gabriel Marcos Agustinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-09-22T19:38:29Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42272Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:38:10.104667Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O endomarketing na sensação de pertencimento dos bolsistas do programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis da UFC
title O endomarketing na sensação de pertencimento dos bolsistas do programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis da UFC
spellingShingle O endomarketing na sensação de pertencimento dos bolsistas do programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis da UFC
Silva, Bianca Bezerra da
Aprendizagem cooperativa
Endomarketing
Interação face-a-face
title_short O endomarketing na sensação de pertencimento dos bolsistas do programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis da UFC
title_full O endomarketing na sensação de pertencimento dos bolsistas do programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis da UFC
title_fullStr O endomarketing na sensação de pertencimento dos bolsistas do programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis da UFC
title_full_unstemmed O endomarketing na sensação de pertencimento dos bolsistas do programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis da UFC
title_sort O endomarketing na sensação de pertencimento dos bolsistas do programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis da UFC
author Silva, Bianca Bezerra da
author_facet Silva, Bianca Bezerra da
Araújo, Isabela Horácio de
Neves, Lara Lira
Pierre, Raquel Ribeiro de Brito
Nunes, Gabriel Marcos Agustinho
author_role author
author2 Araújo, Isabela Horácio de
Neves, Lara Lira
Pierre, Raquel Ribeiro de Brito
Nunes, Gabriel Marcos Agustinho
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Bianca Bezerra da
Araújo, Isabela Horácio de
Neves, Lara Lira
Pierre, Raquel Ribeiro de Brito
Nunes, Gabriel Marcos Agustinho
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem cooperativa
Endomarketing
Interação face-a-face
topic Aprendizagem cooperativa
Endomarketing
Interação face-a-face
description O presente trabalho pretende investigar a perspectiva que os bolsistas do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) têm em relação às ações de endomarketing desenvolvidas nas atividades da bolsa. Tal objetivo se deu pela necessidade de observar se essas atividades realizadas pela Comissão de Comunicação e Marketing foram efetivas ou não, a partir da visão dos membros do Programa, visto que elas têm a finalidade de aumentar o sentimento de pertencimento e manter um alto envolvimento dos bolsistas no decorrer do ano. Essas ações proporcionam um ambiente propício ao contato direto entre membros de todas as equipes envolvidas, sendo assim de grande importância, também, para o desenvolvimento de um dos pilares da metodologia de aprendizagem cooperativa: interação face a face. O artigo busca então traçar um entendimento das impressões dos bolsistas sobre o endomarketing, a partir de uma pesquisa que será feita por meio de questionários eletrônicos, tanto para os alunos que participaram diretamente das atividades como para os que apenas assistiram, averiguando assim, o quanto consideram importante a presença do lúdico para criar um ambiente de maior interação e sinergia. Esperamos que, a partir dos resultados do trabalho, possamos descobrir se houveram feedbacks positivos, para que seja possível fazer com que os discentes se interessem mais sobre o PACCE e, assim, intensificar essas ações para que eles se sintam, posteriormente, mais integrantes do Programa. Seremos então capazes de adotar maneiras efetivas de evidenciar, entre os membros, os pontos benéficos do lúdico nas atividades da Comissão de Comunicação e Marketing.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-06-03T18:01:40Z
2019-06-03T18:01:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Silva, Bianca Bezerra da et al. O endomarketing na sensação de pertencimento dos bolsistas do programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis da UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42272
identifier_str_mv Silva, Bianca Bezerra da et al. O endomarketing na sensação de pertencimento dos bolsistas do programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis da UFC. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028886162702336