Os indicadores da aprendizagem cooperativa nas células estudantis da UFCE – Campus Fortaleza
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42547 |
Resumo: | Atualmente, os estudos na área da educação tematizam cada vez mais a Aprendizagem Cooperativa, sua aplicação e efetividade em escolas de educação básica e instituições de ensino superior. Na Universidade Federal do Ceará (UFC) essa metodologia de ensino-aprendizado é difundida por meio do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE), em que estudantes são capacitados e incentivados a formar grupos de estudos cooperativos para a aplicação dos seus conceitos bases: Habilidades Sociais, Interação Face a Face, Responsabilidade Individual, Interdependência Positiva e Processamento de Grupo. Apesar do acompanhamento feito pelo PACCE, ainda pode ser notada a carência de indicadores de resultados quantitativos capazes de mensurar as experiências dos articuladores de célula que indiquem a efetividade dessa metodologia e, portanto, o sucesso do Programa. Por essa razão, presente estudo, realizado no campus Fortaleza, pretende verificar os efeitos da capacitação em aprendizagem cooperativa ofertada pelo Programa nas células de estudo articuladas pelos bolsistas. Em primeiro lugar, analisaremos as células estudantis do PACCE funcionando no semestre 2016.2, observando como são aplicados os pilares da aprendizagem cooperativa. Em seguida, aplicaremos questionários com o propósito de recolher informações provenientes dos articuladores e membros sobre o funcionamento das células. No decorrer do trabalho, examinaremos os resultados obtidos e faremos a comparação dos quantitativos obtidos com a metodologia proposta pelo Programa. Salientamos que o trabalho se encontra ainda em estado de desenvolvimento e seus resultados serão apresentados em publicação futura. |
id |
UFC-7_f07e69f1c9d9a61ae904c3944bcd7424 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/42547 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os indicadores da aprendizagem cooperativa nas células estudantis da UFCE – Campus FortalezaEducaçãoIndicadoresAprendizagem cooperativaAtualmente, os estudos na área da educação tematizam cada vez mais a Aprendizagem Cooperativa, sua aplicação e efetividade em escolas de educação básica e instituições de ensino superior. Na Universidade Federal do Ceará (UFC) essa metodologia de ensino-aprendizado é difundida por meio do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE), em que estudantes são capacitados e incentivados a formar grupos de estudos cooperativos para a aplicação dos seus conceitos bases: Habilidades Sociais, Interação Face a Face, Responsabilidade Individual, Interdependência Positiva e Processamento de Grupo. Apesar do acompanhamento feito pelo PACCE, ainda pode ser notada a carência de indicadores de resultados quantitativos capazes de mensurar as experiências dos articuladores de célula que indiquem a efetividade dessa metodologia e, portanto, o sucesso do Programa. Por essa razão, presente estudo, realizado no campus Fortaleza, pretende verificar os efeitos da capacitação em aprendizagem cooperativa ofertada pelo Programa nas células de estudo articuladas pelos bolsistas. Em primeiro lugar, analisaremos as células estudantis do PACCE funcionando no semestre 2016.2, observando como são aplicados os pilares da aprendizagem cooperativa. Em seguida, aplicaremos questionários com o propósito de recolher informações provenientes dos articuladores e membros sobre o funcionamento das células. No decorrer do trabalho, examinaremos os resultados obtidos e faremos a comparação dos quantitativos obtidos com a metodologia proposta pelo Programa. Salientamos que o trabalho se encontra ainda em estado de desenvolvimento e seus resultados serão apresentados em publicação futura.2019-06-07T17:14:28Z2019-06-07T17:14:28Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfBATISTA, Fabiana Freires et al. Os indicadores da aprendizagem cooperativa nas células estudantis da UFCE – Campus Fortaleza. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42547Batista, Fabiana FreiresPereira, Adriana da SilvaReis, Carolina SantosFeitosa, Adriana Madja dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-09-22T19:39:12Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42547Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:52:10.585031Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os indicadores da aprendizagem cooperativa nas células estudantis da UFCE – Campus Fortaleza |
title |
Os indicadores da aprendizagem cooperativa nas células estudantis da UFCE – Campus Fortaleza |
spellingShingle |
Os indicadores da aprendizagem cooperativa nas células estudantis da UFCE – Campus Fortaleza Batista, Fabiana Freires Educação Indicadores Aprendizagem cooperativa |
title_short |
Os indicadores da aprendizagem cooperativa nas células estudantis da UFCE – Campus Fortaleza |
title_full |
Os indicadores da aprendizagem cooperativa nas células estudantis da UFCE – Campus Fortaleza |
title_fullStr |
Os indicadores da aprendizagem cooperativa nas células estudantis da UFCE – Campus Fortaleza |
title_full_unstemmed |
Os indicadores da aprendizagem cooperativa nas células estudantis da UFCE – Campus Fortaleza |
title_sort |
Os indicadores da aprendizagem cooperativa nas células estudantis da UFCE – Campus Fortaleza |
author |
Batista, Fabiana Freires |
author_facet |
Batista, Fabiana Freires Pereira, Adriana da Silva Reis, Carolina Santos Feitosa, Adriana Madja dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Adriana da Silva Reis, Carolina Santos Feitosa, Adriana Madja dos Santos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, Fabiana Freires Pereira, Adriana da Silva Reis, Carolina Santos Feitosa, Adriana Madja dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Indicadores Aprendizagem cooperativa |
topic |
Educação Indicadores Aprendizagem cooperativa |
description |
Atualmente, os estudos na área da educação tematizam cada vez mais a Aprendizagem Cooperativa, sua aplicação e efetividade em escolas de educação básica e instituições de ensino superior. Na Universidade Federal do Ceará (UFC) essa metodologia de ensino-aprendizado é difundida por meio do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE), em que estudantes são capacitados e incentivados a formar grupos de estudos cooperativos para a aplicação dos seus conceitos bases: Habilidades Sociais, Interação Face a Face, Responsabilidade Individual, Interdependência Positiva e Processamento de Grupo. Apesar do acompanhamento feito pelo PACCE, ainda pode ser notada a carência de indicadores de resultados quantitativos capazes de mensurar as experiências dos articuladores de célula que indiquem a efetividade dessa metodologia e, portanto, o sucesso do Programa. Por essa razão, presente estudo, realizado no campus Fortaleza, pretende verificar os efeitos da capacitação em aprendizagem cooperativa ofertada pelo Programa nas células de estudo articuladas pelos bolsistas. Em primeiro lugar, analisaremos as células estudantis do PACCE funcionando no semestre 2016.2, observando como são aplicados os pilares da aprendizagem cooperativa. Em seguida, aplicaremos questionários com o propósito de recolher informações provenientes dos articuladores e membros sobre o funcionamento das células. No decorrer do trabalho, examinaremos os resultados obtidos e faremos a comparação dos quantitativos obtidos com a metodologia proposta pelo Programa. Salientamos que o trabalho se encontra ainda em estado de desenvolvimento e seus resultados serão apresentados em publicação futura. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-06-07T17:14:28Z 2019-06-07T17:14:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BATISTA, Fabiana Freires et al. Os indicadores da aprendizagem cooperativa nas células estudantis da UFCE – Campus Fortaleza. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42547 |
identifier_str_mv |
BATISTA, Fabiana Freires et al. Os indicadores da aprendizagem cooperativa nas células estudantis da UFCE – Campus Fortaleza. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42547 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028977641521152 |