Os indicadores da aprendizagem cooperativa nas células estudantis da UFCE – Campus Fortaleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Fabiana Freires
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Pereira, Adriana da Silva, Reis, Carolina Santos, Feitosa, Adriana Madja dos Santos
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42547
Resumo: Atualmente, os estudos na área da educação tematizam cada vez mais a Aprendizagem Cooperativa, sua aplicação e efetividade em escolas de educação básica e instituições de ensino superior. Na Universidade Federal do Ceará (UFC) essa metodologia de ensino-aprendizado é difundida por meio do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE), em que estudantes são capacitados e incentivados a formar grupos de estudos cooperativos para a aplicação dos seus conceitos bases: Habilidades Sociais, Interação Face a Face, Responsabilidade Individual, Interdependência Positiva e Processamento de Grupo. Apesar do acompanhamento feito pelo PACCE, ainda pode ser notada a carência de indicadores de resultados quantitativos capazes de mensurar as experiências dos articuladores de célula que indiquem a efetividade dessa metodologia e, portanto, o sucesso do Programa. Por essa razão, presente estudo, realizado no campus Fortaleza, pretende verificar os efeitos da capacitação em aprendizagem cooperativa ofertada pelo Programa nas células de estudo articuladas pelos bolsistas. Em primeiro lugar, analisaremos as células estudantis do PACCE funcionando no semestre 2016.2, observando como são aplicados os pilares da aprendizagem cooperativa. Em seguida, aplicaremos questionários com o propósito de recolher informações provenientes dos articuladores e membros sobre o funcionamento das células. No decorrer do trabalho, examinaremos os resultados obtidos e faremos a comparação dos quantitativos obtidos com a metodologia proposta pelo Programa. Salientamos que o trabalho se encontra ainda em estado de desenvolvimento e seus resultados serão apresentados em publicação futura.
id UFC-7_f07e69f1c9d9a61ae904c3944bcd7424
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/42547
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Os indicadores da aprendizagem cooperativa nas células estudantis da UFCE – Campus FortalezaEducaçãoIndicadoresAprendizagem cooperativaAtualmente, os estudos na área da educação tematizam cada vez mais a Aprendizagem Cooperativa, sua aplicação e efetividade em escolas de educação básica e instituições de ensino superior. Na Universidade Federal do Ceará (UFC) essa metodologia de ensino-aprendizado é difundida por meio do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE), em que estudantes são capacitados e incentivados a formar grupos de estudos cooperativos para a aplicação dos seus conceitos bases: Habilidades Sociais, Interação Face a Face, Responsabilidade Individual, Interdependência Positiva e Processamento de Grupo. Apesar do acompanhamento feito pelo PACCE, ainda pode ser notada a carência de indicadores de resultados quantitativos capazes de mensurar as experiências dos articuladores de célula que indiquem a efetividade dessa metodologia e, portanto, o sucesso do Programa. Por essa razão, presente estudo, realizado no campus Fortaleza, pretende verificar os efeitos da capacitação em aprendizagem cooperativa ofertada pelo Programa nas células de estudo articuladas pelos bolsistas. Em primeiro lugar, analisaremos as células estudantis do PACCE funcionando no semestre 2016.2, observando como são aplicados os pilares da aprendizagem cooperativa. Em seguida, aplicaremos questionários com o propósito de recolher informações provenientes dos articuladores e membros sobre o funcionamento das células. No decorrer do trabalho, examinaremos os resultados obtidos e faremos a comparação dos quantitativos obtidos com a metodologia proposta pelo Programa. Salientamos que o trabalho se encontra ainda em estado de desenvolvimento e seus resultados serão apresentados em publicação futura.2019-06-07T17:14:28Z2019-06-07T17:14:28Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfBATISTA, Fabiana Freires et al. Os indicadores da aprendizagem cooperativa nas células estudantis da UFCE – Campus Fortaleza. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42547Batista, Fabiana FreiresPereira, Adriana da SilvaReis, Carolina SantosFeitosa, Adriana Madja dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-09-22T19:39:12Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42547Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:52:10.585031Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Os indicadores da aprendizagem cooperativa nas células estudantis da UFCE – Campus Fortaleza
title Os indicadores da aprendizagem cooperativa nas células estudantis da UFCE – Campus Fortaleza
spellingShingle Os indicadores da aprendizagem cooperativa nas células estudantis da UFCE – Campus Fortaleza
Batista, Fabiana Freires
Educação
Indicadores
Aprendizagem cooperativa
title_short Os indicadores da aprendizagem cooperativa nas células estudantis da UFCE – Campus Fortaleza
title_full Os indicadores da aprendizagem cooperativa nas células estudantis da UFCE – Campus Fortaleza
title_fullStr Os indicadores da aprendizagem cooperativa nas células estudantis da UFCE – Campus Fortaleza
title_full_unstemmed Os indicadores da aprendizagem cooperativa nas células estudantis da UFCE – Campus Fortaleza
title_sort Os indicadores da aprendizagem cooperativa nas células estudantis da UFCE – Campus Fortaleza
author Batista, Fabiana Freires
author_facet Batista, Fabiana Freires
Pereira, Adriana da Silva
Reis, Carolina Santos
Feitosa, Adriana Madja dos Santos
author_role author
author2 Pereira, Adriana da Silva
Reis, Carolina Santos
Feitosa, Adriana Madja dos Santos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Fabiana Freires
Pereira, Adriana da Silva
Reis, Carolina Santos
Feitosa, Adriana Madja dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Indicadores
Aprendizagem cooperativa
topic Educação
Indicadores
Aprendizagem cooperativa
description Atualmente, os estudos na área da educação tematizam cada vez mais a Aprendizagem Cooperativa, sua aplicação e efetividade em escolas de educação básica e instituições de ensino superior. Na Universidade Federal do Ceará (UFC) essa metodologia de ensino-aprendizado é difundida por meio do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE), em que estudantes são capacitados e incentivados a formar grupos de estudos cooperativos para a aplicação dos seus conceitos bases: Habilidades Sociais, Interação Face a Face, Responsabilidade Individual, Interdependência Positiva e Processamento de Grupo. Apesar do acompanhamento feito pelo PACCE, ainda pode ser notada a carência de indicadores de resultados quantitativos capazes de mensurar as experiências dos articuladores de célula que indiquem a efetividade dessa metodologia e, portanto, o sucesso do Programa. Por essa razão, presente estudo, realizado no campus Fortaleza, pretende verificar os efeitos da capacitação em aprendizagem cooperativa ofertada pelo Programa nas células de estudo articuladas pelos bolsistas. Em primeiro lugar, analisaremos as células estudantis do PACCE funcionando no semestre 2016.2, observando como são aplicados os pilares da aprendizagem cooperativa. Em seguida, aplicaremos questionários com o propósito de recolher informações provenientes dos articuladores e membros sobre o funcionamento das células. No decorrer do trabalho, examinaremos os resultados obtidos e faremos a comparação dos quantitativos obtidos com a metodologia proposta pelo Programa. Salientamos que o trabalho se encontra ainda em estado de desenvolvimento e seus resultados serão apresentados em publicação futura.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-06-07T17:14:28Z
2019-06-07T17:14:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BATISTA, Fabiana Freires et al. Os indicadores da aprendizagem cooperativa nas células estudantis da UFCE – Campus Fortaleza. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42547
identifier_str_mv BATISTA, Fabiana Freires et al. Os indicadores da aprendizagem cooperativa nas células estudantis da UFCE – Campus Fortaleza. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028977641521152