Análise comparativa entre diferentes modelos de determinação de custo de operação de veículos.
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56290 |
Resumo: | Esse relatório apresenta uma análise comparativa entre os métodos de cálculo do custo de operação de veículos de diferentes órgãos rodoviários internacionais. Serão feitas simulações nos modelos ARFCOM (Australian Road Fuel Consumption Model), HPP (Highway Performance Predictor) e HDM-4 (Highway Development and Management System). A pesquisa avaliará os modelos por meio de um estudo de caso utilizando dados coletados em dois trechos de rodovia de características distintas utilizando cinco veículos diferentes. A simulação será realizada fixando-se um cenário de valores que compõem os modelos: tipo de fluxo de tráfego, classe da rodovia, composição e volume de tráfego. O estudo permitirá observar a mudança das metodologias e a comparação de resultados do mesmo veículo entre diferentes métodos. Os resultados preliminares sugerem que o método de cálculo americano HPP é mais amplo e resulta em valores de custos mais próximos do real. |
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