Diálogo entre pesquisas correlacionadas sobre as condições de trabalho docente nos anos finais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ricardo, Antonio José Fernandes
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Hobold, Márcia de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23599
Resumo: RICARDO, Antonio José Fernandes; HOBOLD, Márcia de Souza. Diálogo entre pesquisas correlacionadas sobre as condições de trabalho docente nos anos finais do ensino fundamental. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 14, p. 17-29, 2015.
id UFC-7_1b3e2a26cbaad60dab048ae673ec6e55
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/23599
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Diálogo entre pesquisas correlacionadas sobre as condições de trabalho docente nos anos finais do ensino fundamentalDialogue between correlated researches about the teaching conditions in the final years of primary schoolAnos finais do Ensino FundamentalTrabalho DocenteCondições de Trabalho DocentePrecarização das condições de trabalho docenteProletarização DocenteRICARDO, Antonio José Fernandes; HOBOLD, Márcia de Souza. Diálogo entre pesquisas correlacionadas sobre as condições de trabalho docente nos anos finais do ensino fundamental. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 14, p. 17-29, 2015.This paper aims to dialogue about the teaching conditions in the final years of primary school, with reference to four researches realized in the period between 2007 and 2014, found during the balance of productions (search of correlated researches). In addition besides to alert about the lack of researches on the subject teacher working conditions in the final years of primary schools, when compared, the researches show differences and similarities, demonstrating recurrent aspects in the daily routine of teachers who work in municipal and state schools from different regions from Brazil. From the reading of the four surveys and the results they present, it is possible identify recurrent themes such as teaching devaluation, the intensification of teacher’s works and the flexibility of employment contracts, characteristics that relate to the precarious working conditions of teachers. Among the benchmarks chosen to base theoretically the proposed dialogue, we quoted André (2010), Frigotto (2010), Oliveira and Assumption (2010), Borges (2010), Fernandes and Helal (2010) and Marin (2010).O presente artigo tem por objetivo dialogar sobre as condições de trabalho docente nos anos finais do Ensino Fundamental, tendo como referência quatro pesquisas realizadas no período compreendido entre 2007 e 2014, encontradas durante o balanço das produções (busca de pesquisas correlacionadas). Além de alertar sobre a escassez de pesquisas sobre a temática condições de trabalho docente nos anos finais do Ensino Fundamental, quando comparadas, as pesquisas apresentam diferenças e semelhanças, evidenciando aspectos recorrentes na rotina diária de professores que atuam em escolas municipais e estaduais de diferentes regiões do Brasil. A partir da leitura das quatro pesquisas e dos resultados por elas apresentados, é possível identificar aspectos recorrentes, como a desvalorização docente, a intensificação do trabalho docente e a flexibilização dos contratos de trabalho, características que se relacionam com a precarização das condições de trabalho docente. Entre os referenciais escolhidos para embasar teoricamente o diálogo proposto, citamos André (2010), Frigotto (2010), Oliveira e Assunção (2010), Borges (2010), Fernandes e Helal (2010) e Marin (2010).Revista Labor2017-06-26T12:50:34Z2017-06-26T12:50:34Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfRicardo, A. J. F.; Hobold, M. S. (2015)1983-5000http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23599Ricardo, Antonio José FernandesHobold, Márcia de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-11T18:42:11Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/23599Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:20:59.297676Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogo entre pesquisas correlacionadas sobre as condições de trabalho docente nos anos finais do ensino fundamental
Dialogue between correlated researches about the teaching conditions in the final years of primary school
title Diálogo entre pesquisas correlacionadas sobre as condições de trabalho docente nos anos finais do ensino fundamental
spellingShingle Diálogo entre pesquisas correlacionadas sobre as condições de trabalho docente nos anos finais do ensino fundamental
Ricardo, Antonio José Fernandes
Anos finais do Ensino Fundamental
Trabalho Docente
Condições de Trabalho Docente
Precarização das condições de trabalho docente
Proletarização Docente
title_short Diálogo entre pesquisas correlacionadas sobre as condições de trabalho docente nos anos finais do ensino fundamental
title_full Diálogo entre pesquisas correlacionadas sobre as condições de trabalho docente nos anos finais do ensino fundamental
title_fullStr Diálogo entre pesquisas correlacionadas sobre as condições de trabalho docente nos anos finais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Diálogo entre pesquisas correlacionadas sobre as condições de trabalho docente nos anos finais do ensino fundamental
title_sort Diálogo entre pesquisas correlacionadas sobre as condições de trabalho docente nos anos finais do ensino fundamental
author Ricardo, Antonio José Fernandes
author_facet Ricardo, Antonio José Fernandes
Hobold, Márcia de Souza
author_role author
author2 Hobold, Márcia de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ricardo, Antonio José Fernandes
Hobold, Márcia de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Anos finais do Ensino Fundamental
Trabalho Docente
Condições de Trabalho Docente
Precarização das condições de trabalho docente
Proletarização Docente
topic Anos finais do Ensino Fundamental
Trabalho Docente
Condições de Trabalho Docente
Precarização das condições de trabalho docente
Proletarização Docente
description RICARDO, Antonio José Fernandes; HOBOLD, Márcia de Souza. Diálogo entre pesquisas correlacionadas sobre as condições de trabalho docente nos anos finais do ensino fundamental. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 14, p. 17-29, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2017-06-26T12:50:34Z
2017-06-26T12:50:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Ricardo, A. J. F.; Hobold, M. S. (2015)
1983-5000
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23599
identifier_str_mv Ricardo, A. J. F.; Hobold, M. S. (2015)
1983-5000
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23599
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Labor
publisher.none.fl_str_mv Revista Labor
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028766302076928