Aprendizagem colaborativa utilizando o Google Classroom como forma de otimizar a aprendizagem da química orgânica para alunos do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Régis Evaristo de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60594
Resumo: Acompanha produto educacional: "Aprendizagem colaborativa utilizando o Google Classroom como forma de otimizar a aprendizagem da química orgânica para alunos do ensino médio"
id UFC-7_2110e25da3e35bc1862947520674801b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/60594
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Aprendizagem colaborativa utilizando o Google Classroom como forma de otimizar a aprendizagem da química orgânica para alunos do ensino médioCollaborative learning using Google Classroom as a way to optimize organic chemistry learning for high school studentsAprendizagem ColaborativaEnsino MédioGoogle ClassroomCollaborative learningHigh schoolAcompanha produto educacional: "Aprendizagem colaborativa utilizando o Google Classroom como forma de otimizar a aprendizagem da química orgânica para alunos do ensino médio"The present proposal consists of using collaborative learning associated with the Google Classroom platform, to be applied as a teaching methodology in a third year high school class. The research was developed in the High School of EEM LICEU DO CONJUNTO CEARÁ, located in the city of Fortaleza / CE. For this purpose, groups of 5 or 6 students were created, where these groups made presentations on topics related to Organic Chemistry, these groups communicated only through Google Classroom, as the only form of communication of these groups, that is, each group had its own room inside the Google Classroom and had to work as a team to execute the presentation of the chosen theme. The professor was a consultant within Google Classroom, someone with whom students could ask questions and make suggestions, such independence generated the need for students to seek knowledge on their own in addition to building for team learning. During the presentations, the teacher and the class evaluated the performance of each member of the group, as a way of explaining the content, with the knowledge acquired, where at the end of the presentations, the members of the groups answered evaluative questionnaires about their learning during the process, and about the participation of members of their own group. The use of Information and Communication Technologies (ICTs) analyzed from an approach in teaching practice; with the use of tools for the Classroom environment of the “Google Classroom” application, it provided the creation of an interactive environment where it was possible to share teaching materials in a dynamic way and where the real-time interaction between students and teachers occurred during the activities of the subject. This allowed more time for collective work and debates in order to contribute significantly to the teaching-learning process of Teaching Chemistry.A presente proposta consiste em utilizar a aprendizagem colaborativa associada a plataforma do Google Classroom, a ser aplicada como metodologia de ensino em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio. A pesquisa foi desenvolvida no Ensino Médio da EEM LICEU DO CONJUNTO CEARÁ, situada na cidade de Fortaleza/CE. Para tanto, foram criados grupos de 5 ou 6 alunos, onde esses grupos fizeram apresentações sobre temas relacionados a Química Orgânica, esses grupos se comunicaram somente pelo Google Classroom, como única forma de comunicação desses grupos, ou seja, cada grupo teve sua própria sala de aula dentro do Google Classroom e tiveram de trabalhar em equipe para executarem a apresentação do tema escolhido. O professor foi um consultor dentro do Google Classroom, alguém com quem os alunos puderam tirar dúvidas e dar sugestões, tal independência gerou a necessidade dos alunos buscarem o conhecimento sozinhos além de construírem para um aprendizado em equipe. Durante as apresentações o professor e a turma avaliaram a atuação de cada integrante do grupo, como forma de explicar o conteúdo, com o conhecimento adquirido, onde ao final das apresentações os integrantes dos grupos responderam questionários avaliativos sobre seu aprendizado durante o processo, e sobre a participação dos integrantes do seu próprio grupo. A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) analisadas a partir de uma abordagem na prática docente; com a utilização de ferramentas para ambiente de Sala de Aula do aplicativo “Google Classroom” propiciou a criação de um ambiente interativo onde se puderam compartilhar materiais didáticos de forma dinâmica e onde ocorreu a interação em tempo real entre os alunos e professores durante as atividades da disciplina. Isto possibilitou maior tempo para o trabalho coletivo e de debates de forma a contribuir significativamente para o processo de ensino aprendizagem do Ensino em Química.Magalhães, Antônio CarlosPinho, Régis Evaristo de2021-09-23T11:23:33Z2021-09-23T11:23:33Z2021-05-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfPINHO, Regis Evaristo de. Aprendizagem colaborativa utilizando o Google classroom como forma de otimizar a aprendizagem da química orgânica para alunos do ensino médio. 2021. 54 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60594porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-18T13:26:26Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/60594Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2021-10-18T13:26:26Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem colaborativa utilizando o Google Classroom como forma de otimizar a aprendizagem da química orgânica para alunos do ensino médio
Collaborative learning using Google Classroom as a way to optimize organic chemistry learning for high school students
title Aprendizagem colaborativa utilizando o Google Classroom como forma de otimizar a aprendizagem da química orgânica para alunos do ensino médio
spellingShingle Aprendizagem colaborativa utilizando o Google Classroom como forma de otimizar a aprendizagem da química orgânica para alunos do ensino médio
Pinho, Régis Evaristo de
Aprendizagem Colaborativa
Ensino Médio
Google Classroom
Collaborative learning
High school
title_short Aprendizagem colaborativa utilizando o Google Classroom como forma de otimizar a aprendizagem da química orgânica para alunos do ensino médio
title_full Aprendizagem colaborativa utilizando o Google Classroom como forma de otimizar a aprendizagem da química orgânica para alunos do ensino médio
title_fullStr Aprendizagem colaborativa utilizando o Google Classroom como forma de otimizar a aprendizagem da química orgânica para alunos do ensino médio
title_full_unstemmed Aprendizagem colaborativa utilizando o Google Classroom como forma de otimizar a aprendizagem da química orgânica para alunos do ensino médio
title_sort Aprendizagem colaborativa utilizando o Google Classroom como forma de otimizar a aprendizagem da química orgânica para alunos do ensino médio
author Pinho, Régis Evaristo de
author_facet Pinho, Régis Evaristo de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Magalhães, Antônio Carlos
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinho, Régis Evaristo de
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem Colaborativa
Ensino Médio
Google Classroom
Collaborative learning
High school
topic Aprendizagem Colaborativa
Ensino Médio
Google Classroom
Collaborative learning
High school
description Acompanha produto educacional: "Aprendizagem colaborativa utilizando o Google Classroom como forma de otimizar a aprendizagem da química orgânica para alunos do ensino médio"
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-23T11:23:33Z
2021-09-23T11:23:33Z
2021-05-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINHO, Regis Evaristo de. Aprendizagem colaborativa utilizando o Google classroom como forma de otimizar a aprendizagem da química orgânica para alunos do ensino médio. 2021. 54 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60594
identifier_str_mv PINHO, Regis Evaristo de. Aprendizagem colaborativa utilizando o Google classroom como forma de otimizar a aprendizagem da química orgânica para alunos do ensino médio. 2021. 54 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/60594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935820302319616