Aplicação do google classroom como ferramenta de apoio no processo de ensino no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/201318 |
Resumo: | O Google Classroom é um software que proporciona interatividade e é usado em sala de aula como ferramenta de apoio no processo de ensino. Assim o objetivo deste trabalho foi Analisar a aplicação do Google Classroom como ferramenta de apoio no processo de ensino na disciplina de Criação de Sites do Curso Técnico em Informática integrado ao ensino médio da Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato. O mesmo foi aplicado em uma turma de ensino médio da Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato, na disciplina de Criação de Sites. A pesquisa inicialmente baseou-se na aplicação da ferramenta e no levantamento bibliográfico. Posteriormente foi feito o acompanhamento do uso do Google Classroom durante as aulas e aplicação de questionários para medir resultados e estabelecer perfis. As atividades da disciplina foram realizadas totalmente em laboratório, por se tratar de uma disciplina que exige em sua totalidade o uso deste recurso. Em relação ao rendimento dos alunos do grupo pesquisado foi muito positivo, pois o uso deste recurso facilita o aprendizado através das interações fora da sala de aula proporcionada pelo conteúdo disponível e das discussões proporcionadas. |
id |
UFRGS-2_ef10bd39edf613e15220449e51b9346d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201318 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Farias, Cândido Luciano deMachado, Andreia de Bem2019-11-02T03:52:41Z2018http://hdl.handle.net/10183/201318001102399O Google Classroom é um software que proporciona interatividade e é usado em sala de aula como ferramenta de apoio no processo de ensino. Assim o objetivo deste trabalho foi Analisar a aplicação do Google Classroom como ferramenta de apoio no processo de ensino na disciplina de Criação de Sites do Curso Técnico em Informática integrado ao ensino médio da Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato. O mesmo foi aplicado em uma turma de ensino médio da Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato, na disciplina de Criação de Sites. A pesquisa inicialmente baseou-se na aplicação da ferramenta e no levantamento bibliográfico. Posteriormente foi feito o acompanhamento do uso do Google Classroom durante as aulas e aplicação de questionários para medir resultados e estabelecer perfis. As atividades da disciplina foram realizadas totalmente em laboratório, por se tratar de uma disciplina que exige em sua totalidade o uso deste recurso. Em relação ao rendimento dos alunos do grupo pesquisado foi muito positivo, pois o uso deste recurso facilita o aprendizado através das interações fora da sala de aula proporcionada pelo conteúdo disponível e das discussões proporcionadas.This work had as its theme the use of Google Classroom as a support tool in the teaching process. The same was applied in a high school class of the Monteiro Lobato State Technical School, in the Site Creation discipline. The research was initially based on the application of the tool and on the bibliographic survey. Afterwards, the use of Google Classroom was monitored during classes and questionnaires were applied to measure results and establish profiles. The activities of the discipline were carried out totally in the laboratory, because it is a discipline that demands in its totality the use of this resource. In relation to the students' performance of the group studied was very positive, because the use of this resource facilitates learning through the interactions outside the classroom provided by the available content and the discussions provided.application/pdfporMídias digitaisEnsino médioEnsino fundamentalMediaSupportGoogle ClassroomSupport ToolHigh SchoolAplicação do google classroom como ferramenta de apoio no processo de ensino no ensino médioThe use of a social network for tetxual production in a multiseriate class info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102399.pdf.txt001102399.pdf.txtExtracted Texttext/plain71307http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201318/2/001102399.pdf.txt9b723e30340e4db9e38dace1857b05c9MD52ORIGINAL001102399.pdfTexto completoapplication/pdf3679128http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201318/1/001102399.pdf85f17c2f77bf9d5f3ccb9c32ffd38666MD5110183/2013182023-12-25 04:25:26.540142oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201318Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-12-25T06:25:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aplicação do google classroom como ferramenta de apoio no processo de ensino no ensino médio |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The use of a social network for tetxual production in a multiseriate class |
title |
Aplicação do google classroom como ferramenta de apoio no processo de ensino no ensino médio |
spellingShingle |
Aplicação do google classroom como ferramenta de apoio no processo de ensino no ensino médio Farias, Cândido Luciano de Mídias digitais Ensino médio Ensino fundamental Media Support Google Classroom Support Tool High School |
title_short |
Aplicação do google classroom como ferramenta de apoio no processo de ensino no ensino médio |
title_full |
Aplicação do google classroom como ferramenta de apoio no processo de ensino no ensino médio |
title_fullStr |
Aplicação do google classroom como ferramenta de apoio no processo de ensino no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Aplicação do google classroom como ferramenta de apoio no processo de ensino no ensino médio |
title_sort |
Aplicação do google classroom como ferramenta de apoio no processo de ensino no ensino médio |
author |
Farias, Cândido Luciano de |
author_facet |
Farias, Cândido Luciano de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias, Cândido Luciano de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Machado, Andreia de Bem |
contributor_str_mv |
Machado, Andreia de Bem |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mídias digitais Ensino médio Ensino fundamental |
topic |
Mídias digitais Ensino médio Ensino fundamental Media Support Google Classroom Support Tool High School |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Media Support Google Classroom Support Tool High School |
description |
O Google Classroom é um software que proporciona interatividade e é usado em sala de aula como ferramenta de apoio no processo de ensino. Assim o objetivo deste trabalho foi Analisar a aplicação do Google Classroom como ferramenta de apoio no processo de ensino na disciplina de Criação de Sites do Curso Técnico em Informática integrado ao ensino médio da Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato. O mesmo foi aplicado em uma turma de ensino médio da Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato, na disciplina de Criação de Sites. A pesquisa inicialmente baseou-se na aplicação da ferramenta e no levantamento bibliográfico. Posteriormente foi feito o acompanhamento do uso do Google Classroom durante as aulas e aplicação de questionários para medir resultados e estabelecer perfis. As atividades da disciplina foram realizadas totalmente em laboratório, por se tratar de uma disciplina que exige em sua totalidade o uso deste recurso. Em relação ao rendimento dos alunos do grupo pesquisado foi muito positivo, pois o uso deste recurso facilita o aprendizado através das interações fora da sala de aula proporcionada pelo conteúdo disponível e das discussões proporcionadas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-11-02T03:52:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/201318 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001102399 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/201318 |
identifier_str_mv |
001102399 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201318/2/001102399.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201318/1/001102399.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9b723e30340e4db9e38dace1857b05c9 85f17c2f77bf9d5f3ccb9c32ffd38666 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224586262478848 |