A concepção do conhecimento e o desenvolvimento da competência em informação por meio da aprendizagem significativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17900 |
Resumo: | FARIAS, Gabriela Belmont de; SALES, Odete Máyra Mesquita. A concepção do conhecimento e o desenvolvimento da competência em informação por meio da aprendizagem significativa. In: VÁSQUEZ, Jon Zabala; JIMÉNEZ, Rodrigo Sánchez; MORENO, María Antonia García (coords.). (Org.). EDICIC 15: VII Encuentro Ibérico Desafíos y oportunidades de las Ciencias de la Información y la Documentación en la era digital. Madrid: Universidad Complutense de Madrid, 2015, p. 1-10. |
id |
UFC-7_23e49ca268fea952df6b06f2a4ca2838 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/17900 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A concepção do conhecimento e o desenvolvimento da competência em informação por meio da aprendizagem significativaAprendizagem significativaCompetência em informaçãoConstrução do conhecimentoMapa conceitualPrática docenteMeaningful LearningInformation LiteracyKnowledge ConstructionConceptual MapTeaching PracticeFARIAS, Gabriela Belmont de; SALES, Odete Máyra Mesquita. A concepção do conhecimento e o desenvolvimento da competência em informação por meio da aprendizagem significativa. In: VÁSQUEZ, Jon Zabala; JIMÉNEZ, Rodrigo Sánchez; MORENO, María Antonia García (coords.). (Org.). EDICIC 15: VII Encuentro Ibérico Desafíos y oportunidades de las Ciencias de la Información y la Documentación en la era digital. Madrid: Universidad Complutense de Madrid, 2015, p. 1-10.The challenge of teaching in higher education is to stimulate the creativity of students through learning methodologies applied in teaching. This requires that teachers reflect on the improvement of educational methods and tools that will work in the classroom. The objective is to describe the experience of using concept maps as a construction tool of knowledge and the development of information literacy, through theoretical and practical content taught in the course of Library of the Federal University of Ceará. The methodology was the literature related to the theory of conceptual map, developed by Novak (1984) from the David Ausubel learning theory in which has the prospects the organization of knowledge, based on the acquire prior knowledge. The second step was the implementation in the classroom and monitoring of the construction of conceptual maps. The results of the concept maps construction process reflect the critical and participatory attitude of the student in the content taught in the classroom. It was noticed that the use of concept maps can help students and teachers to lay out and highlight the aspects that must be worked into the classroom through an interrelationship between theory and practice.O desafio da docência no ensino superior está em estimular a criatividade dos discentes por meio das metodologias de aprendizagens aplicadas no ensino. Para tanto é necessário que os docentes reflitam sobre o aperfeiçoamento dos métodos e instrumentos educacionais que iram trabalhar em sala de aula. O objetivo do trabalho está em descrever a experiência da utilização do mapa conceitual, como ferramenta de construção do conhecimento e do desenvolvimento da competência em informação, por meio de conteúdos teóricos e práticos ministrados no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará. A metodologia adotada foi à pesquisa bibliográfica relacionada à teoria do mapa conceitual, desenvolvida por Novak (1984) a partir da Teoria da aprendizagem de David Ausbel na qual tem como perspectivas a organização do conhecimento, baseado no conhecimento prévio adquiro. O segundo momento foi à aplicação em sala de aula e o acompanhamento da construção dos mapas conceituais. Os resultados do processo da construção dos mapas conceituais refletem na postura crítica e participativa do discente nos conteúdos ministrados em sala de aula. Percebeu-se que o uso do mapa conceitual pode auxiliar os discentes e docentes a esquematizar e ressaltar os aspectos que devem ser trabalhados em sala de aula por meio de uma inter-relação entre a teoria e a prática.Universidad Complutense de Madrid, Facultad de Ciencias de la Documentación2016-06-23T13:03:58Z2016-06-23T13:03:58Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfFarias, G. B.; Sales, O. M. M. (2015)978 -84-608 -3330 -7http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17900Farias, Gabriela Belmont deSales, Odete Máyra Mesquitaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-02T12:37:25Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/17900Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:54:29.077099Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A concepção do conhecimento e o desenvolvimento da competência em informação por meio da aprendizagem significativa |
title |
A concepção do conhecimento e o desenvolvimento da competência em informação por meio da aprendizagem significativa |
spellingShingle |
A concepção do conhecimento e o desenvolvimento da competência em informação por meio da aprendizagem significativa Farias, Gabriela Belmont de Aprendizagem significativa Competência em informação Construção do conhecimento Mapa conceitual Prática docente Meaningful Learning Information Literacy Knowledge Construction Conceptual Map Teaching Practice |
title_short |
A concepção do conhecimento e o desenvolvimento da competência em informação por meio da aprendizagem significativa |
title_full |
A concepção do conhecimento e o desenvolvimento da competência em informação por meio da aprendizagem significativa |
title_fullStr |
A concepção do conhecimento e o desenvolvimento da competência em informação por meio da aprendizagem significativa |
title_full_unstemmed |
A concepção do conhecimento e o desenvolvimento da competência em informação por meio da aprendizagem significativa |
title_sort |
A concepção do conhecimento e o desenvolvimento da competência em informação por meio da aprendizagem significativa |
author |
Farias, Gabriela Belmont de |
author_facet |
Farias, Gabriela Belmont de Sales, Odete Máyra Mesquita |
author_role |
author |
author2 |
Sales, Odete Máyra Mesquita |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Farias, Gabriela Belmont de Sales, Odete Máyra Mesquita |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem significativa Competência em informação Construção do conhecimento Mapa conceitual Prática docente Meaningful Learning Information Literacy Knowledge Construction Conceptual Map Teaching Practice |
topic |
Aprendizagem significativa Competência em informação Construção do conhecimento Mapa conceitual Prática docente Meaningful Learning Information Literacy Knowledge Construction Conceptual Map Teaching Practice |
description |
FARIAS, Gabriela Belmont de; SALES, Odete Máyra Mesquita. A concepção do conhecimento e o desenvolvimento da competência em informação por meio da aprendizagem significativa. In: VÁSQUEZ, Jon Zabala; JIMÉNEZ, Rodrigo Sánchez; MORENO, María Antonia García (coords.). (Org.). EDICIC 15: VII Encuentro Ibérico Desafíos y oportunidades de las Ciencias de la Información y la Documentación en la era digital. Madrid: Universidad Complutense de Madrid, 2015, p. 1-10. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2016-06-23T13:03:58Z 2016-06-23T13:03:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Farias, G. B.; Sales, O. M. M. (2015) 978 -84-608 -3330 -7 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17900 |
identifier_str_mv |
Farias, G. B.; Sales, O. M. M. (2015) 978 -84-608 -3330 -7 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17900 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidad Complutense de Madrid, Facultad de Ciencias de la Documentación |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidad Complutense de Madrid, Facultad de Ciencias de la Documentación |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028992062586880 |