A concepção do conhecimento e o desenvolvimento da competência em informação por meio da aprendizagem significativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Gabriela Belmont de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Sales, Odete Máyra Mesquita
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17900
Resumo: FARIAS, Gabriela Belmont de; SALES, Odete Máyra Mesquita. A concepção do conhecimento e o desenvolvimento da competência em informação por meio da aprendizagem significativa. In: VÁSQUEZ, Jon Zabala; JIMÉNEZ, Rodrigo Sánchez; MORENO, María Antonia García (coords.). (Org.). EDICIC 15: VII Encuentro Ibérico Desafíos y oportunidades de las Ciencias de la Información y la Documentación en la era digital. Madrid: Universidad Complutense de Madrid, 2015, p. 1-10.
id UFC-7_23e49ca268fea952df6b06f2a4ca2838
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/17900
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A concepção do conhecimento e o desenvolvimento da competência em informação por meio da aprendizagem significativaAprendizagem significativaCompetência em informaçãoConstrução do conhecimentoMapa conceitualPrática docenteMeaningful LearningInformation LiteracyKnowledge ConstructionConceptual MapTeaching PracticeFARIAS, Gabriela Belmont de; SALES, Odete Máyra Mesquita. A concepção do conhecimento e o desenvolvimento da competência em informação por meio da aprendizagem significativa. In: VÁSQUEZ, Jon Zabala; JIMÉNEZ, Rodrigo Sánchez; MORENO, María Antonia García (coords.). (Org.). EDICIC 15: VII Encuentro Ibérico Desafíos y oportunidades de las Ciencias de la Información y la Documentación en la era digital. Madrid: Universidad Complutense de Madrid, 2015, p. 1-10.The challenge of teaching in higher education is to stimulate the creativity of students through learning methodologies applied in teaching. This requires that teachers reflect on the improvement of educational methods and tools that will work in the classroom. The objective is to describe the experience of using concept maps as a construction tool of knowledge and the development of information literacy, through theoretical and practical content taught in the course of Library of the Federal University of Ceará. The methodology was the literature related to the theory of conceptual map, developed by Novak (1984) from the David Ausubel learning theory in which has the prospects the organization of knowledge, based on the acquire prior knowledge. The second step was the implementation in the classroom and monitoring of the construction of conceptual maps. The results of the concept maps construction process reflect the critical and participatory attitude of the student in the content taught in the classroom. It was noticed that the use of concept maps can help students and teachers to lay out and highlight the aspects that must be worked into the classroom through an interrelationship between theory and practice.O desafio da docência no ensino superior está em estimular a criatividade dos discentes por meio das metodologias de aprendizagens aplicadas no ensino. Para tanto é necessário que os docentes reflitam sobre o aperfeiçoamento dos métodos e instrumentos educacionais que iram trabalhar em sala de aula. O objetivo do trabalho está em descrever a experiência da utilização do mapa conceitual, como ferramenta de construção do conhecimento e do desenvolvimento da competência em informação, por meio de conteúdos teóricos e práticos ministrados no curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará. A metodologia adotada foi à pesquisa bibliográfica relacionada à teoria do mapa conceitual, desenvolvida por Novak (1984) a partir da Teoria da aprendizagem de David Ausbel na qual tem como perspectivas a organização do conhecimento, baseado no conhecimento prévio adquiro. O segundo momento foi à aplicação em sala de aula e o acompanhamento da construção dos mapas conceituais. Os resultados do processo da construção dos mapas conceituais refletem na postura crítica e participativa do discente nos conteúdos ministrados em sala de aula. Percebeu-se que o uso do mapa conceitual pode auxiliar os discentes e docentes a esquematizar e ressaltar os aspectos que devem ser trabalhados em sala de aula por meio de uma inter-relação entre a teoria e a prática.Universidad Complutense de Madrid, Facultad de Ciencias de la Documentación2016-06-23T13:03:58Z2016-06-23T13:03:58Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfFarias, G. B.; Sales, O. M. M. (2015)978 -84-608 -3330 -7http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17900Farias, Gabriela Belmont deSales, Odete Máyra Mesquitaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-02T12:37:25Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/17900Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:54:29.077099Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A concepção do conhecimento e o desenvolvimento da competência em informação por meio da aprendizagem significativa
title A concepção do conhecimento e o desenvolvimento da competência em informação por meio da aprendizagem significativa
spellingShingle A concepção do conhecimento e o desenvolvimento da competência em informação por meio da aprendizagem significativa
Farias, Gabriela Belmont de
Aprendizagem significativa
Competência em informação
Construção do conhecimento
Mapa conceitual
Prática docente
Meaningful Learning
Information Literacy
Knowledge Construction
Conceptual Map
Teaching Practice
title_short A concepção do conhecimento e o desenvolvimento da competência em informação por meio da aprendizagem significativa
title_full A concepção do conhecimento e o desenvolvimento da competência em informação por meio da aprendizagem significativa
title_fullStr A concepção do conhecimento e o desenvolvimento da competência em informação por meio da aprendizagem significativa
title_full_unstemmed A concepção do conhecimento e o desenvolvimento da competência em informação por meio da aprendizagem significativa
title_sort A concepção do conhecimento e o desenvolvimento da competência em informação por meio da aprendizagem significativa
author Farias, Gabriela Belmont de
author_facet Farias, Gabriela Belmont de
Sales, Odete Máyra Mesquita
author_role author
author2 Sales, Odete Máyra Mesquita
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Gabriela Belmont de
Sales, Odete Máyra Mesquita
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem significativa
Competência em informação
Construção do conhecimento
Mapa conceitual
Prática docente
Meaningful Learning
Information Literacy
Knowledge Construction
Conceptual Map
Teaching Practice
topic Aprendizagem significativa
Competência em informação
Construção do conhecimento
Mapa conceitual
Prática docente
Meaningful Learning
Information Literacy
Knowledge Construction
Conceptual Map
Teaching Practice
description FARIAS, Gabriela Belmont de; SALES, Odete Máyra Mesquita. A concepção do conhecimento e o desenvolvimento da competência em informação por meio da aprendizagem significativa. In: VÁSQUEZ, Jon Zabala; JIMÉNEZ, Rodrigo Sánchez; MORENO, María Antonia García (coords.). (Org.). EDICIC 15: VII Encuentro Ibérico Desafíos y oportunidades de las Ciencias de la Información y la Documentación en la era digital. Madrid: Universidad Complutense de Madrid, 2015, p. 1-10.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-06-23T13:03:58Z
2016-06-23T13:03:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Farias, G. B.; Sales, O. M. M. (2015)
978 -84-608 -3330 -7
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17900
identifier_str_mv Farias, G. B.; Sales, O. M. M. (2015)
978 -84-608 -3330 -7
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidad Complutense de Madrid, Facultad de Ciencias de la Documentación
publisher.none.fl_str_mv Universidad Complutense de Madrid, Facultad de Ciencias de la Documentación
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028992062586880