PIBIB e RP: um olhar de professores de espanhol em formação na UFS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Acassia dos Anjos Santos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Matos, Doris Cristina Vicente da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53429
Resumo: ABSTRACTThis work is situated in the area of Applied Linguistics, focusing on the training of Spanish teachers. It aims to analyse the impressions of the undergraduate students of the Spanish and Portuguese / Spanish Language courses of the Federal University of Sergipe who have experienced participating in the following initial teacher education projects: the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docênciaand the Programa de Residência Pedagógica. The followed methodological approach was qualitative and interpretative, the research corpus consisted in a questionnaire applied to undergraduates who participated in the PIBID and in the RPat the same time. As a result, we highlight the reasons that lead undergraduates to participate in the projects, as well as the perceptions of future teachersregarding the two programs. It was also possible to measure the role that the programs play in undergraduate and how the approximation between theory and practice is effective in the projects. The conclusions indicate that both programs are important in the initial
id UFC-7_3c426704bc8067617e523d8d42e8293a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/53429
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling PIBIB e RP: um olhar de professores de espanhol em formação na UFS.Formação de professoresEnsino- EspanholPráxisABSTRACTThis work is situated in the area of Applied Linguistics, focusing on the training of Spanish teachers. It aims to analyse the impressions of the undergraduate students of the Spanish and Portuguese / Spanish Language courses of the Federal University of Sergipe who have experienced participating in the following initial teacher education projects: the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docênciaand the Programa de Residência Pedagógica. The followed methodological approach was qualitative and interpretative, the research corpus consisted in a questionnaire applied to undergraduates who participated in the PIBID and in the RPat the same time. As a result, we highlight the reasons that lead undergraduates to participate in the projects, as well as the perceptions of future teachersregarding the two programs. It was also possible to measure the role that the programs play in undergraduate and how the approximation between theory and practice is effective in the projects. The conclusions indicate that both programs are important in the initialEste trabalho está situado naárea da Linguística Aplicada, com foco na formação de professores de espanhol. Tem como objetivo analisar as impressões dos graduandos dos Cursos de Letras/ Espanhol e Letras Português/ Espanholda Universidade Federal de Sergipe que tenham experiência de participação nos seguintes projetos de formação inicial de professores: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e o Programa de Residência Pedagógica. A abordagem metodológica seguida é qualitativo-interpretativa e o corpus de investigação é composto por questionário aplicado a graduandos que participaram do PIBID e participavam, no momento da aplicação, do RP.Como resultados, evidenciamos os motivos que levam os graduandos a participarem dos projetos, bem como quais são as percepções dos futuros professores em relação aos dois programas, além de mensurar o papel que os programas ocupam na graduação e como a aproximação entre teoria e prática se efetiva na realização dos projetos. As conclusõesapontam que ambos programas são importantes na formação inicial dos professores, oportunizando experiências docentes em níveis diferentes e convergindo para a melhoria na qualidade da formação de professores ainda na graduação, por meio de uma vivência escolar de uma forma ampla, articulando além da teoria e prática, também a ação da práxis pedagógica(FREIRE, 1970).Gelne2020-08-12T12:59:57Z2020-08-12T12:59:57Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfROSA, Acassia dos Anjos Santos Rosa; MATOS, Doris Cristina Vicente da Silva.PIBIB e RP: um olhar de professores de espanhol em formação na UFS. Revista do GELNE. Natal (RN) v. 22. n.2. 2020. p. 26-38.2236-0883 ON LINEhttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53429Rosa, Acassia dos Anjos SantosMatos, Doris Cristina Vicente da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-17T13:30:19Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/53429Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:50:23.385253Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv PIBIB e RP: um olhar de professores de espanhol em formação na UFS.
title PIBIB e RP: um olhar de professores de espanhol em formação na UFS.
spellingShingle PIBIB e RP: um olhar de professores de espanhol em formação na UFS.
Rosa, Acassia dos Anjos Santos
Formação de professores
Ensino- Espanhol
Práxis
title_short PIBIB e RP: um olhar de professores de espanhol em formação na UFS.
title_full PIBIB e RP: um olhar de professores de espanhol em formação na UFS.
title_fullStr PIBIB e RP: um olhar de professores de espanhol em formação na UFS.
title_full_unstemmed PIBIB e RP: um olhar de professores de espanhol em formação na UFS.
title_sort PIBIB e RP: um olhar de professores de espanhol em formação na UFS.
author Rosa, Acassia dos Anjos Santos
author_facet Rosa, Acassia dos Anjos Santos
Matos, Doris Cristina Vicente da Silva
author_role author
author2 Matos, Doris Cristina Vicente da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Acassia dos Anjos Santos
Matos, Doris Cristina Vicente da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Ensino- Espanhol
Práxis
topic Formação de professores
Ensino- Espanhol
Práxis
description ABSTRACTThis work is situated in the area of Applied Linguistics, focusing on the training of Spanish teachers. It aims to analyse the impressions of the undergraduate students of the Spanish and Portuguese / Spanish Language courses of the Federal University of Sergipe who have experienced participating in the following initial teacher education projects: the Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docênciaand the Programa de Residência Pedagógica. The followed methodological approach was qualitative and interpretative, the research corpus consisted in a questionnaire applied to undergraduates who participated in the PIBID and in the RPat the same time. As a result, we highlight the reasons that lead undergraduates to participate in the projects, as well as the perceptions of future teachersregarding the two programs. It was also possible to measure the role that the programs play in undergraduate and how the approximation between theory and practice is effective in the projects. The conclusions indicate that both programs are important in the initial
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-12T12:59:57Z
2020-08-12T12:59:57Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROSA, Acassia dos Anjos Santos Rosa; MATOS, Doris Cristina Vicente da Silva.PIBIB e RP: um olhar de professores de espanhol em formação na UFS. Revista do GELNE. Natal (RN) v. 22. n.2. 2020. p. 26-38.
2236-0883 ON LINE
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53429
identifier_str_mv ROSA, Acassia dos Anjos Santos Rosa; MATOS, Doris Cristina Vicente da Silva.PIBIB e RP: um olhar de professores de espanhol em formação na UFS. Revista do GELNE. Natal (RN) v. 22. n.2. 2020. p. 26-38.
2236-0883 ON LINE
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/53429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Gelne
publisher.none.fl_str_mv Gelne
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028966015959040