A relação teoria-prática nos processos de alfabetização e letramento em uma turma de 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Fortaleza-CE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Josivan Alves
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Farias, Gilmar Alves de
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48050
Resumo: Na sociedade hodierna, muito tem se falado e se discutido acerca da alfabetização e do letramento. Durante muito tempo buscaram-se diferentes formas de ensino das letras, e o próprio termo letrado sugere a ideia de um sujeito que conhece as letras e consegue se relacionar bem com elas. De forma contrária, o termo iletrado passa a ser empregado, muitas vezes, de forma pejorativa, denotando aquele indivíduo que não conhece as letras e não consegue se relacionar com elas, de forma coerente. No entanto muito tem se discutido acerca desses dois processos e sobre a forma que eles interagem entre si, sobre como podemos proporcionar aos nossos educandos propostas de alfabetização que tenha como pano de fundo o letramento. A escola tem sido o palco principal desses processos, e a sociedade como um todo espera ansiosamente que essa instituição consiga proporcionar aos indivíduos que ali chegam uma educação que garanta as possibilidades mínimas de convívio social desses sujeitos, seja garantindo um emprego digno, ou proporcionando a entrada na faculdade. Dessa forma cabe aqui uma reflexão acerca de qual é o papel da escola frente aos pressupostos acima mencionados, e qual função essa instituição desempenha no processo educativo dos sujeitos, e como se dá o processo de alfabetização e letramento nas salas de aula.[...]
id UFC-7_40a4716b92bcef3e4f25e714651ef45b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/48050
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A relação teoria-prática nos processos de alfabetização e letramento em uma turma de 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Fortaleza-CEAlfabetizaçãoLetramentoTeoria da PsicogêneseNa sociedade hodierna, muito tem se falado e se discutido acerca da alfabetização e do letramento. Durante muito tempo buscaram-se diferentes formas de ensino das letras, e o próprio termo letrado sugere a ideia de um sujeito que conhece as letras e consegue se relacionar bem com elas. De forma contrária, o termo iletrado passa a ser empregado, muitas vezes, de forma pejorativa, denotando aquele indivíduo que não conhece as letras e não consegue se relacionar com elas, de forma coerente. No entanto muito tem se discutido acerca desses dois processos e sobre a forma que eles interagem entre si, sobre como podemos proporcionar aos nossos educandos propostas de alfabetização que tenha como pano de fundo o letramento. A escola tem sido o palco principal desses processos, e a sociedade como um todo espera ansiosamente que essa instituição consiga proporcionar aos indivíduos que ali chegam uma educação que garanta as possibilidades mínimas de convívio social desses sujeitos, seja garantindo um emprego digno, ou proporcionando a entrada na faculdade. Dessa forma cabe aqui uma reflexão acerca de qual é o papel da escola frente aos pressupostos acima mencionados, e qual função essa instituição desempenha no processo educativo dos sujeitos, e como se dá o processo de alfabetização e letramento nas salas de aula.[...]Editora Pontes2019-12-02T11:05:31Z2019-12-02T11:05:31Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfRIBEIRO, Josivan Alves; FARIAS, Gilmar Alves de. A relação teoria-prática nos processos de alfabetização e letramento em uma turma de 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Fortaleza-CE. In: FARIAS, Gilmar Alves de; SILVA, Janne Cristina de Araújo; SANTOS, Maria José Costa dos; MATOS, Fernanda Cíntia Costa (orgs.). ...Uma gota de conhecimento. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019. p. 13-29.978-85-217-0201-6http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48050Ribeiro, Josivan AlvesFarias, Gilmar Alves deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-06T17:52:44Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/48050Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:53:31.347657Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação teoria-prática nos processos de alfabetização e letramento em uma turma de 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Fortaleza-CE
title A relação teoria-prática nos processos de alfabetização e letramento em uma turma de 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Fortaleza-CE
spellingShingle A relação teoria-prática nos processos de alfabetização e letramento em uma turma de 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Fortaleza-CE
Ribeiro, Josivan Alves
Alfabetização
Letramento
Teoria da Psicogênese
title_short A relação teoria-prática nos processos de alfabetização e letramento em uma turma de 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Fortaleza-CE
title_full A relação teoria-prática nos processos de alfabetização e letramento em uma turma de 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Fortaleza-CE
title_fullStr A relação teoria-prática nos processos de alfabetização e letramento em uma turma de 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Fortaleza-CE
title_full_unstemmed A relação teoria-prática nos processos de alfabetização e letramento em uma turma de 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Fortaleza-CE
title_sort A relação teoria-prática nos processos de alfabetização e letramento em uma turma de 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Fortaleza-CE
author Ribeiro, Josivan Alves
author_facet Ribeiro, Josivan Alves
Farias, Gilmar Alves de
author_role author
author2 Farias, Gilmar Alves de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Josivan Alves
Farias, Gilmar Alves de
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Letramento
Teoria da Psicogênese
topic Alfabetização
Letramento
Teoria da Psicogênese
description Na sociedade hodierna, muito tem se falado e se discutido acerca da alfabetização e do letramento. Durante muito tempo buscaram-se diferentes formas de ensino das letras, e o próprio termo letrado sugere a ideia de um sujeito que conhece as letras e consegue se relacionar bem com elas. De forma contrária, o termo iletrado passa a ser empregado, muitas vezes, de forma pejorativa, denotando aquele indivíduo que não conhece as letras e não consegue se relacionar com elas, de forma coerente. No entanto muito tem se discutido acerca desses dois processos e sobre a forma que eles interagem entre si, sobre como podemos proporcionar aos nossos educandos propostas de alfabetização que tenha como pano de fundo o letramento. A escola tem sido o palco principal desses processos, e a sociedade como um todo espera ansiosamente que essa instituição consiga proporcionar aos indivíduos que ali chegam uma educação que garanta as possibilidades mínimas de convívio social desses sujeitos, seja garantindo um emprego digno, ou proporcionando a entrada na faculdade. Dessa forma cabe aqui uma reflexão acerca de qual é o papel da escola frente aos pressupostos acima mencionados, e qual função essa instituição desempenha no processo educativo dos sujeitos, e como se dá o processo de alfabetização e letramento nas salas de aula.[...]
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-02T11:05:31Z
2019-12-02T11:05:31Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RIBEIRO, Josivan Alves; FARIAS, Gilmar Alves de. A relação teoria-prática nos processos de alfabetização e letramento em uma turma de 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Fortaleza-CE. In: FARIAS, Gilmar Alves de; SILVA, Janne Cristina de Araújo; SANTOS, Maria José Costa dos; MATOS, Fernanda Cíntia Costa (orgs.). ...Uma gota de conhecimento. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019. p. 13-29.
978-85-217-0201-6
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48050
identifier_str_mv RIBEIRO, Josivan Alves; FARIAS, Gilmar Alves de. A relação teoria-prática nos processos de alfabetização e letramento em uma turma de 3º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Fortaleza-CE. In: FARIAS, Gilmar Alves de; SILVA, Janne Cristina de Araújo; SANTOS, Maria José Costa dos; MATOS, Fernanda Cíntia Costa (orgs.). ...Uma gota de conhecimento. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019. p. 13-29.
978-85-217-0201-6
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48050
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Pontes
publisher.none.fl_str_mv Editora Pontes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028725665562624