Reflexões sobre o ensino da escrita em língua inglesa favorecido por tecnologias (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Gabriela da Silva
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, Andreia Turolo da
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56842
Resumo: O processo de escrita em língua estrangeira compreende etapas do pensamento, do planejamento, da produção propriamente dita e da revisão. Segundo Brown (2007), pesquisas pedagógicas sobre a natureza da escrita trouxe o reconhecimento da natureza composicional da escrita, o que mudou a prática de ensino dessa habilidade. Ao invés do foco apenas no produto, o professor acompanha todo o processo da composição escrita, permitindo assim tanto ao professor quanto ao aluno uma reflexão colaborativa acerca desse processo. As ferramentas tecnológicas em web 2.0, como o google docs, ou wikis, por exemplos, potencializam essa colaboração. Do ponto de vista dessa abordagem de ensino, que é de base comunicativa, proponho um estudo da minha própria experiência de ensinar produção escrita nos cursos e oficinas ofertadas pelo Núcleo de Língua Inglesa (NucLi) que faz parte do Programa Inglês Sem Fronteiras na Universidade Federal do Ceará (UFC). Este programa é promovido pelo Ministério da Educação (MEC) através da Secretaria de Educação Superior (SESu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e tem como objetivo principal a internacionalização das instituições de ensino superior parceiras. O objetivo é preparar discentes, docentes e servidores técnicos administrativos para várias formas de intercâmbio acadêmico-científicos, sendo o Ciência sem Fronteiras o principal deles. Trata-se, então de proporcionar aos alunos do NucLi o desenvolvimento de letramentos acadêmicos, principalmente. Compõem a reflexão sobre a minha experiência docente dados de atividades de ensino da escrita como suporte aos ETAs (English Teaching Assistants) e como professora das Oficinas de Produção de Abstracts e de Habilidades Escritas, ambas usando as ferramentas tecnológicas em web 2.0.
id UFC-7_4c41288b041a5a6555271c3961b51b04
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/56842
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Reflexões sobre o ensino da escrita em língua inglesa favorecido por tecnologias (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016)Tecnologia e educaçãoLíngua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português, [Espanhol, etc.]Linguagem e línguas - Estudo e ensinoRedação acadêmicaO processo de escrita em língua estrangeira compreende etapas do pensamento, do planejamento, da produção propriamente dita e da revisão. Segundo Brown (2007), pesquisas pedagógicas sobre a natureza da escrita trouxe o reconhecimento da natureza composicional da escrita, o que mudou a prática de ensino dessa habilidade. Ao invés do foco apenas no produto, o professor acompanha todo o processo da composição escrita, permitindo assim tanto ao professor quanto ao aluno uma reflexão colaborativa acerca desse processo. As ferramentas tecnológicas em web 2.0, como o google docs, ou wikis, por exemplos, potencializam essa colaboração. Do ponto de vista dessa abordagem de ensino, que é de base comunicativa, proponho um estudo da minha própria experiência de ensinar produção escrita nos cursos e oficinas ofertadas pelo Núcleo de Língua Inglesa (NucLi) que faz parte do Programa Inglês Sem Fronteiras na Universidade Federal do Ceará (UFC). Este programa é promovido pelo Ministério da Educação (MEC) através da Secretaria de Educação Superior (SESu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e tem como objetivo principal a internacionalização das instituições de ensino superior parceiras. O objetivo é preparar discentes, docentes e servidores técnicos administrativos para várias formas de intercâmbio acadêmico-científicos, sendo o Ciência sem Fronteiras o principal deles. Trata-se, então de proporcionar aos alunos do NucLi o desenvolvimento de letramentos acadêmicos, principalmente. Compõem a reflexão sobre a minha experiência docente dados de atividades de ensino da escrita como suporte aos ETAs (English Teaching Assistants) e como professora das Oficinas de Produção de Abstracts e de Habilidades Escritas, ambas usando as ferramentas tecnológicas em web 2.0.Universidade Federal do Ceará2021-03-01T11:14:05Z2021-03-01T11:14:05Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfMAIA, Gabriela da Silva; SILVA, Andreia Turolo da. Reflexões sobre o ensino da escrita em língua inglesa favorecido por tecnologias (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56842Maia, Gabriela da SilvaSilva, Andreia Turolo dainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:43:25Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/56842Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:36:35.576917Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre o ensino da escrita em língua inglesa favorecido por tecnologias (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016)
title Reflexões sobre o ensino da escrita em língua inglesa favorecido por tecnologias (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016)
spellingShingle Reflexões sobre o ensino da escrita em língua inglesa favorecido por tecnologias (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016)
Maia, Gabriela da Silva
Tecnologia e educação
Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português, [Espanhol, etc.]
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Redação acadêmica
title_short Reflexões sobre o ensino da escrita em língua inglesa favorecido por tecnologias (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016)
title_full Reflexões sobre o ensino da escrita em língua inglesa favorecido por tecnologias (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016)
title_fullStr Reflexões sobre o ensino da escrita em língua inglesa favorecido por tecnologias (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016)
title_full_unstemmed Reflexões sobre o ensino da escrita em língua inglesa favorecido por tecnologias (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016)
title_sort Reflexões sobre o ensino da escrita em língua inglesa favorecido por tecnologias (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016)
author Maia, Gabriela da Silva
author_facet Maia, Gabriela da Silva
Silva, Andreia Turolo da
author_role author
author2 Silva, Andreia Turolo da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Gabriela da Silva
Silva, Andreia Turolo da
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia e educação
Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português, [Espanhol, etc.]
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Redação acadêmica
topic Tecnologia e educação
Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português, [Espanhol, etc.]
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Redação acadêmica
description O processo de escrita em língua estrangeira compreende etapas do pensamento, do planejamento, da produção propriamente dita e da revisão. Segundo Brown (2007), pesquisas pedagógicas sobre a natureza da escrita trouxe o reconhecimento da natureza composicional da escrita, o que mudou a prática de ensino dessa habilidade. Ao invés do foco apenas no produto, o professor acompanha todo o processo da composição escrita, permitindo assim tanto ao professor quanto ao aluno uma reflexão colaborativa acerca desse processo. As ferramentas tecnológicas em web 2.0, como o google docs, ou wikis, por exemplos, potencializam essa colaboração. Do ponto de vista dessa abordagem de ensino, que é de base comunicativa, proponho um estudo da minha própria experiência de ensinar produção escrita nos cursos e oficinas ofertadas pelo Núcleo de Língua Inglesa (NucLi) que faz parte do Programa Inglês Sem Fronteiras na Universidade Federal do Ceará (UFC). Este programa é promovido pelo Ministério da Educação (MEC) através da Secretaria de Educação Superior (SESu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e tem como objetivo principal a internacionalização das instituições de ensino superior parceiras. O objetivo é preparar discentes, docentes e servidores técnicos administrativos para várias formas de intercâmbio acadêmico-científicos, sendo o Ciência sem Fronteiras o principal deles. Trata-se, então de proporcionar aos alunos do NucLi o desenvolvimento de letramentos acadêmicos, principalmente. Compõem a reflexão sobre a minha experiência docente dados de atividades de ensino da escrita como suporte aos ETAs (English Teaching Assistants) e como professora das Oficinas de Produção de Abstracts e de Habilidades Escritas, ambas usando as ferramentas tecnológicas em web 2.0.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2021-03-01T11:14:05Z
2021-03-01T11:14:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MAIA, Gabriela da Silva; SILVA, Andreia Turolo da. Reflexões sobre o ensino da escrita em língua inglesa favorecido por tecnologias (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56842
identifier_str_mv MAIA, Gabriela da Silva; SILVA, Andreia Turolo da. Reflexões sobre o ensino da escrita em língua inglesa favorecido por tecnologias (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56842
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028875037310976