Percepção dos estudantes do Programa Idioma Sem Fronteiras no aprimoramento da escrita acadêmica em língua inglesa (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luiz Vicente Costa da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, Andreia Turolo da
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58004
Resumo: A escrita acadêmica é o meio oficial de propagação de informações no meio acadêmico. Este tipo de escrita possui particularidades que devem ser seguidas e respeitadas a fim de que os diversos tipos de trabalhos escritos sejam aceitos para publicação. Entretanto, há outro fator a ser considerado, a língua. A escrita acadêmica na língua inglesa — nosso foco de estudo— possui características e orientações diferentes da escrita acadêmica em língua portuguesa. Então, uma orientação específica faz-se necessária, e é proveitosa, àqueles que intencionam publicar em inglês. Beneficiaram-se no presente trabalho, estudantes, servidores e professores vinculados à UFC, no programa Idioma sem Fronteiras, na Oficina de Comunicação Escrita de Língua Inglesa ofertada pelo NUCLI. Os referidos participantes foram orientados a produzirem diferentes textos, tendo em vista a abordagem de “escrita como processo” encontrada na obra Teaching by Principles de Douglas H. Brown (2007). A escrita como processo orienta-se com base em certos princípios tais como foco no processo da escrita, ajuda aos estudantes no entendimento dos seus processos de criação textuais, ajuda na construção de repertório de estratégias para a escrita, enfoque na importância da revisão e reescrita do texto etc. Seguindo esses princípios, foram sugeridos aos alunos temas para a escrita. Os textos recebidos foram analisados e sugestões de melhoria foram feitas, mas não se atribuíram notas aos textos nesta fase. Os textos foram devolvidos com os comentários e foram revisados pelos autores. Após a revisão, as versões finais foram analisadas e atribuíram-se notas a elas. Os alunos foram encorajados a refletir sobre os resultados obtidos e opinaram sobre a evolução no processo de escrita.
id UFC-7_122424d61ede214d8a9316d0d05661bd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/58004
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Percepção dos estudantes do Programa Idioma Sem Fronteiras no aprimoramento da escrita acadêmica em língua inglesa (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016)Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português, [Espanhol, etc.]Redação acadêmicaLíngua inglesa - Inglês escritoLinguagem e línguas - Estudo e ensinoA escrita acadêmica é o meio oficial de propagação de informações no meio acadêmico. Este tipo de escrita possui particularidades que devem ser seguidas e respeitadas a fim de que os diversos tipos de trabalhos escritos sejam aceitos para publicação. Entretanto, há outro fator a ser considerado, a língua. A escrita acadêmica na língua inglesa — nosso foco de estudo— possui características e orientações diferentes da escrita acadêmica em língua portuguesa. Então, uma orientação específica faz-se necessária, e é proveitosa, àqueles que intencionam publicar em inglês. Beneficiaram-se no presente trabalho, estudantes, servidores e professores vinculados à UFC, no programa Idioma sem Fronteiras, na Oficina de Comunicação Escrita de Língua Inglesa ofertada pelo NUCLI. Os referidos participantes foram orientados a produzirem diferentes textos, tendo em vista a abordagem de “escrita como processo” encontrada na obra Teaching by Principles de Douglas H. Brown (2007). A escrita como processo orienta-se com base em certos princípios tais como foco no processo da escrita, ajuda aos estudantes no entendimento dos seus processos de criação textuais, ajuda na construção de repertório de estratégias para a escrita, enfoque na importância da revisão e reescrita do texto etc. Seguindo esses princípios, foram sugeridos aos alunos temas para a escrita. Os textos recebidos foram analisados e sugestões de melhoria foram feitas, mas não se atribuíram notas aos textos nesta fase. Os textos foram devolvidos com os comentários e foram revisados pelos autores. Após a revisão, as versões finais foram analisadas e atribuíram-se notas a elas. Os alunos foram encorajados a refletir sobre os resultados obtidos e opinaram sobre a evolução no processo de escrita.Universidade Federal do Ceará2021-04-27T15:32:58Z2021-04-27T15:32:58Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSILVA, Luiz Vicente Costa da; SILVA, Andreia Turolo da. Percepção dos estudantes do Programa Idioma Sem Fronteiras no aprimoramento da escrita acadêmica em língua inglesa (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58004Silva, Luiz Vicente Costa daSilva, Andreia Turolo dainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T14:19:14Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/58004Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:58:54.659085Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção dos estudantes do Programa Idioma Sem Fronteiras no aprimoramento da escrita acadêmica em língua inglesa (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016)
title Percepção dos estudantes do Programa Idioma Sem Fronteiras no aprimoramento da escrita acadêmica em língua inglesa (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016)
spellingShingle Percepção dos estudantes do Programa Idioma Sem Fronteiras no aprimoramento da escrita acadêmica em língua inglesa (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016)
Silva, Luiz Vicente Costa da
Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português, [Espanhol, etc.]
Redação acadêmica
Língua inglesa - Inglês escrito
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
title_short Percepção dos estudantes do Programa Idioma Sem Fronteiras no aprimoramento da escrita acadêmica em língua inglesa (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016)
title_full Percepção dos estudantes do Programa Idioma Sem Fronteiras no aprimoramento da escrita acadêmica em língua inglesa (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016)
title_fullStr Percepção dos estudantes do Programa Idioma Sem Fronteiras no aprimoramento da escrita acadêmica em língua inglesa (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016)
title_full_unstemmed Percepção dos estudantes do Programa Idioma Sem Fronteiras no aprimoramento da escrita acadêmica em língua inglesa (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016)
title_sort Percepção dos estudantes do Programa Idioma Sem Fronteiras no aprimoramento da escrita acadêmica em língua inglesa (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016)
author Silva, Luiz Vicente Costa da
author_facet Silva, Luiz Vicente Costa da
Silva, Andreia Turolo da
author_role author
author2 Silva, Andreia Turolo da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luiz Vicente Costa da
Silva, Andreia Turolo da
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português, [Espanhol, etc.]
Redação acadêmica
Língua inglesa - Inglês escrito
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
topic Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português, [Espanhol, etc.]
Redação acadêmica
Língua inglesa - Inglês escrito
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
description A escrita acadêmica é o meio oficial de propagação de informações no meio acadêmico. Este tipo de escrita possui particularidades que devem ser seguidas e respeitadas a fim de que os diversos tipos de trabalhos escritos sejam aceitos para publicação. Entretanto, há outro fator a ser considerado, a língua. A escrita acadêmica na língua inglesa — nosso foco de estudo— possui características e orientações diferentes da escrita acadêmica em língua portuguesa. Então, uma orientação específica faz-se necessária, e é proveitosa, àqueles que intencionam publicar em inglês. Beneficiaram-se no presente trabalho, estudantes, servidores e professores vinculados à UFC, no programa Idioma sem Fronteiras, na Oficina de Comunicação Escrita de Língua Inglesa ofertada pelo NUCLI. Os referidos participantes foram orientados a produzirem diferentes textos, tendo em vista a abordagem de “escrita como processo” encontrada na obra Teaching by Principles de Douglas H. Brown (2007). A escrita como processo orienta-se com base em certos princípios tais como foco no processo da escrita, ajuda aos estudantes no entendimento dos seus processos de criação textuais, ajuda na construção de repertório de estratégias para a escrita, enfoque na importância da revisão e reescrita do texto etc. Seguindo esses princípios, foram sugeridos aos alunos temas para a escrita. Os textos recebidos foram analisados e sugestões de melhoria foram feitas, mas não se atribuíram notas aos textos nesta fase. Os textos foram devolvidos com os comentários e foram revisados pelos autores. Após a revisão, as versões finais foram analisadas e atribuíram-se notas a elas. Os alunos foram encorajados a refletir sobre os resultados obtidos e opinaram sobre a evolução no processo de escrita.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2021-04-27T15:32:58Z
2021-04-27T15:32:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Luiz Vicente Costa da; SILVA, Andreia Turolo da. Percepção dos estudantes do Programa Idioma Sem Fronteiras no aprimoramento da escrita acadêmica em língua inglesa (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58004
identifier_str_mv SILVA, Luiz Vicente Costa da; SILVA, Andreia Turolo da. Percepção dos estudantes do Programa Idioma Sem Fronteiras no aprimoramento da escrita acadêmica em língua inglesa (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029021284302848