Percepções dos alunos do NucLi – Inglês Sem Fronteiras sobre a abordagem comunicativa do ensino de línguas (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
dARK ID: | ark:/83112/0013000024t99 |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57567 |
Resumo: | O método comunicativo é uma abordagem de ensino que surgiu face à necessidade de um meio mais eficiente de ensinar uma língua. Seu maior foco é no ato da comunicação e o significado partindo dos interesses do aluno (WIDDOWSON, 1978). Por essas razões, o NucLi (Núcleo de Línguas do programa Inglês sem Fronteiras) adota a abordagem comunicativa para o desenvolvimento das aulas em todos os cursos e oficinas que oferta. Essa apresentação consiste na investigação da percepção dos alunos do NucLi sobre a abordagem comunicativa de ensino de línguas. Para isso, ao fim de cada aula, os alunos são questionados a respeito de suas impressões quanto ao conteúdo trabalhado, quais atividades foram mais desafiadoras e quais facilitaram o aprendizado. Buscamos também saber as percepções dos alunos sobre o uso da língua materna e da língua estrangeira em sala. Os resultados apontam que, apesar de procurarem fluência constante na língua alvo, os alunos gostam de correção imediata, o que leva a questionar o método como única alternativa de ensino da língua estrangeira, já que não alcança sempre as prioridades individuais do aluno. Ao fim do curso, os estudantes respondem a um questionário escrito quanto às suas considerações finais sobre a experiência, o que pode melhorar e o que deve ser mantido. Espera-se entender mais sobre as necessidades e interesses dos alunos e ao mesmo tempo reafirmar o método comunicativo como uma abordagem eficaz de ensino e descobrir e sanar suas fraquezas de acordo com as necessidades dos alunos. Deste modo, será possível sanar as carências mais evidentes dos estudantes e tornar a aquisição da língua estrangeira uma tarefa mais efetiva. |
id |
UFC-7_6371e1e2d1c3178572e8b8ccdf1f3071 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/57567 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepções dos alunos do NucLi – Inglês Sem Fronteiras sobre a abordagem comunicativa do ensino de línguas (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016)Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português, [Espanhol, etc.]Linguagem e línguas - Estudo e ensinoEnsinoDidáticaEstratégias de aprendizagemO método comunicativo é uma abordagem de ensino que surgiu face à necessidade de um meio mais eficiente de ensinar uma língua. Seu maior foco é no ato da comunicação e o significado partindo dos interesses do aluno (WIDDOWSON, 1978). Por essas razões, o NucLi (Núcleo de Línguas do programa Inglês sem Fronteiras) adota a abordagem comunicativa para o desenvolvimento das aulas em todos os cursos e oficinas que oferta. Essa apresentação consiste na investigação da percepção dos alunos do NucLi sobre a abordagem comunicativa de ensino de línguas. Para isso, ao fim de cada aula, os alunos são questionados a respeito de suas impressões quanto ao conteúdo trabalhado, quais atividades foram mais desafiadoras e quais facilitaram o aprendizado. Buscamos também saber as percepções dos alunos sobre o uso da língua materna e da língua estrangeira em sala. Os resultados apontam que, apesar de procurarem fluência constante na língua alvo, os alunos gostam de correção imediata, o que leva a questionar o método como única alternativa de ensino da língua estrangeira, já que não alcança sempre as prioridades individuais do aluno. Ao fim do curso, os estudantes respondem a um questionário escrito quanto às suas considerações finais sobre a experiência, o que pode melhorar e o que deve ser mantido. Espera-se entender mais sobre as necessidades e interesses dos alunos e ao mesmo tempo reafirmar o método comunicativo como uma abordagem eficaz de ensino e descobrir e sanar suas fraquezas de acordo com as necessidades dos alunos. Deste modo, será possível sanar as carências mais evidentes dos estudantes e tornar a aquisição da língua estrangeira uma tarefa mais efetiva. Universidade Federal do Ceará2021-04-05T13:07:40Z2021-04-05T13:07:40Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSALES, Lucinda Alexandre; SILVA, Andreia Turolo da. Percepções dos alunos do NucLi – Inglês Sem Fronteiras sobre a abordagem comunicativa do ensino de línguas (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57567ark:/83112/0013000024t99Sales, Lucinda AlexandreSilva, Andreia Turolo dainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T14:18:30Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/57567Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:00:18.972547Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções dos alunos do NucLi – Inglês Sem Fronteiras sobre a abordagem comunicativa do ensino de línguas (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016) |
title |
Percepções dos alunos do NucLi – Inglês Sem Fronteiras sobre a abordagem comunicativa do ensino de línguas (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016) |
spellingShingle |
Percepções dos alunos do NucLi – Inglês Sem Fronteiras sobre a abordagem comunicativa do ensino de línguas (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016) Sales, Lucinda Alexandre Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português, [Espanhol, etc.] Linguagem e línguas - Estudo e ensino Ensino Didática Estratégias de aprendizagem |
title_short |
Percepções dos alunos do NucLi – Inglês Sem Fronteiras sobre a abordagem comunicativa do ensino de línguas (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016) |
title_full |
Percepções dos alunos do NucLi – Inglês Sem Fronteiras sobre a abordagem comunicativa do ensino de línguas (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016) |
title_fullStr |
Percepções dos alunos do NucLi – Inglês Sem Fronteiras sobre a abordagem comunicativa do ensino de línguas (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016) |
title_full_unstemmed |
Percepções dos alunos do NucLi – Inglês Sem Fronteiras sobre a abordagem comunicativa do ensino de línguas (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016) |
title_sort |
Percepções dos alunos do NucLi – Inglês Sem Fronteiras sobre a abordagem comunicativa do ensino de línguas (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016) |
author |
Sales, Lucinda Alexandre |
author_facet |
Sales, Lucinda Alexandre Silva, Andreia Turolo da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Andreia Turolo da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sales, Lucinda Alexandre Silva, Andreia Turolo da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português, [Espanhol, etc.] Linguagem e línguas - Estudo e ensino Ensino Didática Estratégias de aprendizagem |
topic |
Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português, [Espanhol, etc.] Linguagem e línguas - Estudo e ensino Ensino Didática Estratégias de aprendizagem |
description |
O método comunicativo é uma abordagem de ensino que surgiu face à necessidade de um meio mais eficiente de ensinar uma língua. Seu maior foco é no ato da comunicação e o significado partindo dos interesses do aluno (WIDDOWSON, 1978). Por essas razões, o NucLi (Núcleo de Línguas do programa Inglês sem Fronteiras) adota a abordagem comunicativa para o desenvolvimento das aulas em todos os cursos e oficinas que oferta. Essa apresentação consiste na investigação da percepção dos alunos do NucLi sobre a abordagem comunicativa de ensino de línguas. Para isso, ao fim de cada aula, os alunos são questionados a respeito de suas impressões quanto ao conteúdo trabalhado, quais atividades foram mais desafiadoras e quais facilitaram o aprendizado. Buscamos também saber as percepções dos alunos sobre o uso da língua materna e da língua estrangeira em sala. Os resultados apontam que, apesar de procurarem fluência constante na língua alvo, os alunos gostam de correção imediata, o que leva a questionar o método como única alternativa de ensino da língua estrangeira, já que não alcança sempre as prioridades individuais do aluno. Ao fim do curso, os estudantes respondem a um questionário escrito quanto às suas considerações finais sobre a experiência, o que pode melhorar e o que deve ser mantido. Espera-se entender mais sobre as necessidades e interesses dos alunos e ao mesmo tempo reafirmar o método comunicativo como uma abordagem eficaz de ensino e descobrir e sanar suas fraquezas de acordo com as necessidades dos alunos. Deste modo, será possível sanar as carências mais evidentes dos estudantes e tornar a aquisição da língua estrangeira uma tarefa mais efetiva. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2021-04-05T13:07:40Z 2021-04-05T13:07:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SALES, Lucinda Alexandre; SILVA, Andreia Turolo da. Percepções dos alunos do NucLi – Inglês Sem Fronteiras sobre a abordagem comunicativa do ensino de línguas (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57567 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/83112/0013000024t99 |
identifier_str_mv |
SALES, Lucinda Alexandre; SILVA, Andreia Turolo da. Percepções dos alunos do NucLi – Inglês Sem Fronteiras sobre a abordagem comunicativa do ensino de línguas (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) ark:/83112/0013000024t99 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57567 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1818374069491335168 |