Percepções dos alunos do NucLi – Inglês Sem Fronteiras sobre a abordagem comunicativa do ensino de línguas (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales, Lucinda Alexandre
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, Andreia Turolo da
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
dARK ID: ark:/83112/0013000024t99
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57567
Resumo: O método comunicativo é uma abordagem de ensino que surgiu face à necessidade de um meio mais eficiente de ensinar uma língua. Seu maior foco é no ato da comunicação e o significado partindo dos interesses do aluno (WIDDOWSON, 1978). Por essas razões, o NucLi (Núcleo de Línguas do programa Inglês sem Fronteiras) adota a abordagem comunicativa para o desenvolvimento das aulas em todos os cursos e oficinas que oferta. Essa apresentação consiste na investigação da percepção dos alunos do NucLi sobre a abordagem comunicativa de ensino de línguas. Para isso, ao fim de cada aula, os alunos são questionados a respeito de suas impressões quanto ao conteúdo trabalhado, quais atividades foram mais desafiadoras e quais facilitaram o aprendizado. Buscamos também saber as percepções dos alunos sobre o uso da língua materna e da língua estrangeira em sala. Os resultados apontam que, apesar de procurarem fluência constante na língua alvo, os alunos gostam de correção imediata, o que leva a questionar o método como única alternativa de ensino da língua estrangeira, já que não alcança sempre as prioridades individuais do aluno. Ao fim do curso, os estudantes respondem a um questionário escrito quanto às suas considerações finais sobre a experiência, o que pode melhorar e o que deve ser mantido. Espera-se entender mais sobre as necessidades e interesses dos alunos e ao mesmo tempo reafirmar o método comunicativo como uma abordagem eficaz de ensino e descobrir e sanar suas fraquezas de acordo com as necessidades dos alunos. Deste modo, será possível sanar as carências mais evidentes dos estudantes e tornar a aquisição da língua estrangeira uma tarefa mais efetiva. 
id UFC-7_6371e1e2d1c3178572e8b8ccdf1f3071
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/57567
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Percepções dos alunos do NucLi – Inglês Sem Fronteiras sobre a abordagem comunicativa do ensino de línguas (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016)Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português, [Espanhol, etc.]Linguagem e línguas - Estudo e ensinoEnsinoDidáticaEstratégias de aprendizagemO método comunicativo é uma abordagem de ensino que surgiu face à necessidade de um meio mais eficiente de ensinar uma língua. Seu maior foco é no ato da comunicação e o significado partindo dos interesses do aluno (WIDDOWSON, 1978). Por essas razões, o NucLi (Núcleo de Línguas do programa Inglês sem Fronteiras) adota a abordagem comunicativa para o desenvolvimento das aulas em todos os cursos e oficinas que oferta. Essa apresentação consiste na investigação da percepção dos alunos do NucLi sobre a abordagem comunicativa de ensino de línguas. Para isso, ao fim de cada aula, os alunos são questionados a respeito de suas impressões quanto ao conteúdo trabalhado, quais atividades foram mais desafiadoras e quais facilitaram o aprendizado. Buscamos também saber as percepções dos alunos sobre o uso da língua materna e da língua estrangeira em sala. Os resultados apontam que, apesar de procurarem fluência constante na língua alvo, os alunos gostam de correção imediata, o que leva a questionar o método como única alternativa de ensino da língua estrangeira, já que não alcança sempre as prioridades individuais do aluno. Ao fim do curso, os estudantes respondem a um questionário escrito quanto às suas considerações finais sobre a experiência, o que pode melhorar e o que deve ser mantido. Espera-se entender mais sobre as necessidades e interesses dos alunos e ao mesmo tempo reafirmar o método comunicativo como uma abordagem eficaz de ensino e descobrir e sanar suas fraquezas de acordo com as necessidades dos alunos. Deste modo, será possível sanar as carências mais evidentes dos estudantes e tornar a aquisição da língua estrangeira uma tarefa mais efetiva. Universidade Federal do Ceará2021-04-05T13:07:40Z2021-04-05T13:07:40Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSALES, Lucinda Alexandre; SILVA, Andreia Turolo da. Percepções dos alunos do NucLi – Inglês Sem Fronteiras sobre a abordagem comunicativa do ensino de línguas (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57567ark:/83112/0013000024t99Sales, Lucinda AlexandreSilva, Andreia Turolo dainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T14:18:30Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/57567Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:00:18.972547Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções dos alunos do NucLi – Inglês Sem Fronteiras sobre a abordagem comunicativa do ensino de línguas (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016)
title Percepções dos alunos do NucLi – Inglês Sem Fronteiras sobre a abordagem comunicativa do ensino de línguas (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016)
spellingShingle Percepções dos alunos do NucLi – Inglês Sem Fronteiras sobre a abordagem comunicativa do ensino de línguas (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016)
Sales, Lucinda Alexandre
Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português, [Espanhol, etc.]
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Ensino
Didática
Estratégias de aprendizagem
title_short Percepções dos alunos do NucLi – Inglês Sem Fronteiras sobre a abordagem comunicativa do ensino de línguas (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016)
title_full Percepções dos alunos do NucLi – Inglês Sem Fronteiras sobre a abordagem comunicativa do ensino de línguas (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016)
title_fullStr Percepções dos alunos do NucLi – Inglês Sem Fronteiras sobre a abordagem comunicativa do ensino de línguas (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016)
title_full_unstemmed Percepções dos alunos do NucLi – Inglês Sem Fronteiras sobre a abordagem comunicativa do ensino de línguas (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016)
title_sort Percepções dos alunos do NucLi – Inglês Sem Fronteiras sobre a abordagem comunicativa do ensino de línguas (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016)
author Sales, Lucinda Alexandre
author_facet Sales, Lucinda Alexandre
Silva, Andreia Turolo da
author_role author
author2 Silva, Andreia Turolo da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sales, Lucinda Alexandre
Silva, Andreia Turolo da
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português, [Espanhol, etc.]
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Ensino
Didática
Estratégias de aprendizagem
topic Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português, [Espanhol, etc.]
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Ensino
Didática
Estratégias de aprendizagem
description O método comunicativo é uma abordagem de ensino que surgiu face à necessidade de um meio mais eficiente de ensinar uma língua. Seu maior foco é no ato da comunicação e o significado partindo dos interesses do aluno (WIDDOWSON, 1978). Por essas razões, o NucLi (Núcleo de Línguas do programa Inglês sem Fronteiras) adota a abordagem comunicativa para o desenvolvimento das aulas em todos os cursos e oficinas que oferta. Essa apresentação consiste na investigação da percepção dos alunos do NucLi sobre a abordagem comunicativa de ensino de línguas. Para isso, ao fim de cada aula, os alunos são questionados a respeito de suas impressões quanto ao conteúdo trabalhado, quais atividades foram mais desafiadoras e quais facilitaram o aprendizado. Buscamos também saber as percepções dos alunos sobre o uso da língua materna e da língua estrangeira em sala. Os resultados apontam que, apesar de procurarem fluência constante na língua alvo, os alunos gostam de correção imediata, o que leva a questionar o método como única alternativa de ensino da língua estrangeira, já que não alcança sempre as prioridades individuais do aluno. Ao fim do curso, os estudantes respondem a um questionário escrito quanto às suas considerações finais sobre a experiência, o que pode melhorar e o que deve ser mantido. Espera-se entender mais sobre as necessidades e interesses dos alunos e ao mesmo tempo reafirmar o método comunicativo como uma abordagem eficaz de ensino e descobrir e sanar suas fraquezas de acordo com as necessidades dos alunos. Deste modo, será possível sanar as carências mais evidentes dos estudantes e tornar a aquisição da língua estrangeira uma tarefa mais efetiva. 
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2021-04-05T13:07:40Z
2021-04-05T13:07:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SALES, Lucinda Alexandre; SILVA, Andreia Turolo da. Percepções dos alunos do NucLi – Inglês Sem Fronteiras sobre a abordagem comunicativa do ensino de línguas (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57567
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/83112/0013000024t99
identifier_str_mv SALES, Lucinda Alexandre; SILVA, Andreia Turolo da. Percepções dos alunos do NucLi – Inglês Sem Fronteiras sobre a abordagem comunicativa do ensino de línguas (Núcleo de Língua Inglesa – NucLi - HA00.2014.PJ.0016). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
ark:/83112/0013000024t99
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57567
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1818374069491335168