A dinâmica interacional no desenvolvimento da oralidade em língua inglesa (Núcleo de Língua Inglesa - NucLi - HA00.2014.PJ.0016)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Leonardo Antonio Silva
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Vasconcellos, Maria Manolisa Nogueira
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57573
Resumo: Este trabalho trata-se da exposição da dinâmica interacional de um conjunto de atividades e técnicas aplicadas a uma aula de oralidade executada em uma das ofertas de cursos do Programa Idiomas Sem Fronteiras – Inglês, na Universidade Federal do Ceará (UFC). O programa é promovido pelo Ministério da Educação (MEC) através da Secretaria de Educação Superior (SESu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e propícia à comunidade universitária, entre outras ações, o desenvolvimento de habilidades e competências linguísticas concernentes à internacionalização acadêmica, contribuindo assim para a ampliação dos objetivos do ensino de idiomas estrangeiros nas universidades do país. Aos professores-bolsistas do programa, o planejamento e a execução de planos de aula oportuniza a dialética entre os saberes adquiridos nas disciplinas de formação para o ensino e a experiência prática em sala. A atividade tomada como objeto desta análise teve como principal propósito o ensino da pragmática subjacente a contatos telefônicos, com foco na produção de elocuções apropriadas ao contexto de uso. O presente trabalho visa investigar os padrões de interação verificados nesta aula, que atendeu estudantes classificados de acordo com o quadro comum europeu em A2 e B1. Tomando como referencial teórico as contribuições de Brown (2000) e Ur (1991), buscamos apresentar quantitativa e qualitativamente os padrões de interação observados e a adequação destes aos objetivos almejados no plano de aula. Foram observados diversos padrões de interação, diversidade esta que contribuiu para que os objetivos elencados no plano de aula fossem plenamente atingidos, permitindo ao professor exercer múltiplos papéis na execução da atividade. A variedade da dinâmica interacional reforçou princípios norteadores para uma teoria da interação em sala de aula, tais quais automaticidade, motivação intrínseca, linguagem estratégica e a conexão entre língua e cultura.
id UFC-7_e56068bb58a583d050e4b6f3a3d36a8d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/57573
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A dinâmica interacional no desenvolvimento da oralidade em língua inglesa (Núcleo de Língua Inglesa - NucLi - HA00.2014.PJ.0016)Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português, [Espanhol, etc.]Proficiência oralComunicação em língua estrangeiraLinguagem e línguas - Estudo e ensinoEste trabalho trata-se da exposição da dinâmica interacional de um conjunto de atividades e técnicas aplicadas a uma aula de oralidade executada em uma das ofertas de cursos do Programa Idiomas Sem Fronteiras – Inglês, na Universidade Federal do Ceará (UFC). O programa é promovido pelo Ministério da Educação (MEC) através da Secretaria de Educação Superior (SESu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e propícia à comunidade universitária, entre outras ações, o desenvolvimento de habilidades e competências linguísticas concernentes à internacionalização acadêmica, contribuindo assim para a ampliação dos objetivos do ensino de idiomas estrangeiros nas universidades do país. Aos professores-bolsistas do programa, o planejamento e a execução de planos de aula oportuniza a dialética entre os saberes adquiridos nas disciplinas de formação para o ensino e a experiência prática em sala. A atividade tomada como objeto desta análise teve como principal propósito o ensino da pragmática subjacente a contatos telefônicos, com foco na produção de elocuções apropriadas ao contexto de uso. O presente trabalho visa investigar os padrões de interação verificados nesta aula, que atendeu estudantes classificados de acordo com o quadro comum europeu em A2 e B1. Tomando como referencial teórico as contribuições de Brown (2000) e Ur (1991), buscamos apresentar quantitativa e qualitativamente os padrões de interação observados e a adequação destes aos objetivos almejados no plano de aula. Foram observados diversos padrões de interação, diversidade esta que contribuiu para que os objetivos elencados no plano de aula fossem plenamente atingidos, permitindo ao professor exercer múltiplos papéis na execução da atividade. A variedade da dinâmica interacional reforçou princípios norteadores para uma teoria da interação em sala de aula, tais quais automaticidade, motivação intrínseca, linguagem estratégica e a conexão entre língua e cultura.Universidade Federal do Ceará2021-04-05T18:39:48Z2021-04-05T18:39:48Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfTEIXEIRA, Leonardo Antonio Silva; VASCONCELLOS, Maria Manolisa Nogueira. A dinâmica interacional no desenvolvimento da oralidade em língua inglesa (Núcleo de Língua Inglesa - NucLi - HA00.2014.PJ.0016). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57573Teixeira, Leonardo Antonio SilvaVasconcellos, Maria Manolisa Nogueirainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-02T13:43:48Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/57573Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-10-02T13:43:48Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A dinâmica interacional no desenvolvimento da oralidade em língua inglesa (Núcleo de Língua Inglesa - NucLi - HA00.2014.PJ.0016)
title A dinâmica interacional no desenvolvimento da oralidade em língua inglesa (Núcleo de Língua Inglesa - NucLi - HA00.2014.PJ.0016)
spellingShingle A dinâmica interacional no desenvolvimento da oralidade em língua inglesa (Núcleo de Língua Inglesa - NucLi - HA00.2014.PJ.0016)
Teixeira, Leonardo Antonio Silva
Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português, [Espanhol, etc.]
Proficiência oral
Comunicação em língua estrangeira
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
title_short A dinâmica interacional no desenvolvimento da oralidade em língua inglesa (Núcleo de Língua Inglesa - NucLi - HA00.2014.PJ.0016)
title_full A dinâmica interacional no desenvolvimento da oralidade em língua inglesa (Núcleo de Língua Inglesa - NucLi - HA00.2014.PJ.0016)
title_fullStr A dinâmica interacional no desenvolvimento da oralidade em língua inglesa (Núcleo de Língua Inglesa - NucLi - HA00.2014.PJ.0016)
title_full_unstemmed A dinâmica interacional no desenvolvimento da oralidade em língua inglesa (Núcleo de Língua Inglesa - NucLi - HA00.2014.PJ.0016)
title_sort A dinâmica interacional no desenvolvimento da oralidade em língua inglesa (Núcleo de Língua Inglesa - NucLi - HA00.2014.PJ.0016)
author Teixeira, Leonardo Antonio Silva
author_facet Teixeira, Leonardo Antonio Silva
Vasconcellos, Maria Manolisa Nogueira
author_role author
author2 Vasconcellos, Maria Manolisa Nogueira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Leonardo Antonio Silva
Vasconcellos, Maria Manolisa Nogueira
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português, [Espanhol, etc.]
Proficiência oral
Comunicação em língua estrangeira
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
topic Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português, [Espanhol, etc.]
Proficiência oral
Comunicação em língua estrangeira
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
description Este trabalho trata-se da exposição da dinâmica interacional de um conjunto de atividades e técnicas aplicadas a uma aula de oralidade executada em uma das ofertas de cursos do Programa Idiomas Sem Fronteiras – Inglês, na Universidade Federal do Ceará (UFC). O programa é promovido pelo Ministério da Educação (MEC) através da Secretaria de Educação Superior (SESu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e propícia à comunidade universitária, entre outras ações, o desenvolvimento de habilidades e competências linguísticas concernentes à internacionalização acadêmica, contribuindo assim para a ampliação dos objetivos do ensino de idiomas estrangeiros nas universidades do país. Aos professores-bolsistas do programa, o planejamento e a execução de planos de aula oportuniza a dialética entre os saberes adquiridos nas disciplinas de formação para o ensino e a experiência prática em sala. A atividade tomada como objeto desta análise teve como principal propósito o ensino da pragmática subjacente a contatos telefônicos, com foco na produção de elocuções apropriadas ao contexto de uso. O presente trabalho visa investigar os padrões de interação verificados nesta aula, que atendeu estudantes classificados de acordo com o quadro comum europeu em A2 e B1. Tomando como referencial teórico as contribuições de Brown (2000) e Ur (1991), buscamos apresentar quantitativa e qualitativamente os padrões de interação observados e a adequação destes aos objetivos almejados no plano de aula. Foram observados diversos padrões de interação, diversidade esta que contribuiu para que os objetivos elencados no plano de aula fossem plenamente atingidos, permitindo ao professor exercer múltiplos papéis na execução da atividade. A variedade da dinâmica interacional reforçou princípios norteadores para uma teoria da interação em sala de aula, tais quais automaticidade, motivação intrínseca, linguagem estratégica e a conexão entre língua e cultura.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2021-04-05T18:39:48Z
2021-04-05T18:39:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TEIXEIRA, Leonardo Antonio Silva; VASCONCELLOS, Maria Manolisa Nogueira. A dinâmica interacional no desenvolvimento da oralidade em língua inglesa (Núcleo de Língua Inglesa - NucLi - HA00.2014.PJ.0016). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57573
identifier_str_mv TEIXEIRA, Leonardo Antonio Silva; VASCONCELLOS, Maria Manolisa Nogueira. A dinâmica interacional no desenvolvimento da oralidade em língua inglesa (Núcleo de Língua Inglesa - NucLi - HA00.2014.PJ.0016). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57573
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1823806600625782784