Uso da lógica de programação ao para potencializar o pensamento criativo em crianças do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44007 |
Resumo: | The present work consists in the development of activities with children of the basic education with the intention to teach programming logic and to potentiate their creative thinking. Meetings were held that enabled the execution of dynamics of unplugged computing to pass concepts of computer science. The meetings also counted on the aid of the Scratch environment for the teaching of the concepts of logic and programming. The results showed that the actions had a positive impact on students school life, arousing interest in the programming logic and the creative thinking of the students |
id |
UFC-7_77312608eebcb892596a74d2b266d2ad |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/44007 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso da lógica de programação ao para potencializar o pensamento criativo em crianças do ensino básicoCriança Ensino BásicoLógica da programação - Ensino básicoScratch - ambiente da computaçãoThe present work consists in the development of activities with children of the basic education with the intention to teach programming logic and to potentiate their creative thinking. Meetings were held that enabled the execution of dynamics of unplugged computing to pass concepts of computer science. The meetings also counted on the aid of the Scratch environment for the teaching of the concepts of logic and programming. The results showed that the actions had a positive impact on students school life, arousing interest in the programming logic and the creative thinking of the studentsO presente trabalho consiste no desenvolvimento de atividades com crianças do ensino básico com o intuito de ensinar logica de programação e ˜ potencializar o pensamento criativo das mesmas. Foram realizados encontros que possibilitaram a execução de dinâmicas da computação desplumada para ˜ passar conceitos da ciência da computação. Os encontros também contaram ´ com o auxılio do ambiente Scratch para o ensino dos conceitos de logica e ´ programação. Os resultados mostraram que as acoes tiveram impacto positivo ˜ na vida escolar dos alunos, despertando o interesse pela logica de programação˜ e o pensamento criativo dos mesmos.UFSCar2019-07-24T13:53:01Z2019-07-24T13:53:01Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOUSA, Tatiane Gonçalves de; NUNES, Marina Macedo; Martinhago, Adriana Zanella; NUNES, Mariane Macedo. Uso da lógica de programação para potencializar o pensamento criativo em crianças do ensino básico. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 325-328.2316 8889http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44007Sousa, Tatiane Gonçalves deNunes, Marina MacedoMartinhago, Adriana ZanellaNunes, Mariane Macedoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-23T15:22:03Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44007Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2019-12-23T15:22:03Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso da lógica de programação ao para potencializar o pensamento criativo em crianças do ensino básico |
title |
Uso da lógica de programação ao para potencializar o pensamento criativo em crianças do ensino básico |
spellingShingle |
Uso da lógica de programação ao para potencializar o pensamento criativo em crianças do ensino básico Sousa, Tatiane Gonçalves de Criança Ensino Básico Lógica da programação - Ensino básico Scratch - ambiente da computação |
title_short |
Uso da lógica de programação ao para potencializar o pensamento criativo em crianças do ensino básico |
title_full |
Uso da lógica de programação ao para potencializar o pensamento criativo em crianças do ensino básico |
title_fullStr |
Uso da lógica de programação ao para potencializar o pensamento criativo em crianças do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Uso da lógica de programação ao para potencializar o pensamento criativo em crianças do ensino básico |
title_sort |
Uso da lógica de programação ao para potencializar o pensamento criativo em crianças do ensino básico |
author |
Sousa, Tatiane Gonçalves de |
author_facet |
Sousa, Tatiane Gonçalves de Nunes, Marina Macedo Martinhago, Adriana Zanella Nunes, Mariane Macedo |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Marina Macedo Martinhago, Adriana Zanella Nunes, Mariane Macedo |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Tatiane Gonçalves de Nunes, Marina Macedo Martinhago, Adriana Zanella Nunes, Mariane Macedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criança Ensino Básico Lógica da programação - Ensino básico Scratch - ambiente da computação |
topic |
Criança Ensino Básico Lógica da programação - Ensino básico Scratch - ambiente da computação |
description |
The present work consists in the development of activities with children of the basic education with the intention to teach programming logic and to potentiate their creative thinking. Meetings were held that enabled the execution of dynamics of unplugged computing to pass concepts of computer science. The meetings also counted on the aid of the Scratch environment for the teaching of the concepts of logic and programming. The results showed that the actions had a positive impact on students school life, arousing interest in the programming logic and the creative thinking of the students |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-07-24T13:53:01Z 2019-07-24T13:53:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUSA, Tatiane Gonçalves de; NUNES, Marina Macedo; Martinhago, Adriana Zanella; NUNES, Mariane Macedo. Uso da lógica de programação para potencializar o pensamento criativo em crianças do ensino básico. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 325-328. 2316 8889 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44007 |
identifier_str_mv |
SOUSA, Tatiane Gonçalves de; NUNES, Marina Macedo; Martinhago, Adriana Zanella; NUNES, Mariane Macedo. Uso da lógica de programação para potencializar o pensamento criativo em crianças do ensino básico. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 325-328. 2316 8889 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
UFSCar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1823806500691247104 |