Uso da lógica de programação ao para potencializar o pensamento criativo em crianças do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Tatiane Gonçalves de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Nunes, Marina Macedo, Martinhago, Adriana Zanella, Nunes, Mariane Macedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44007
Resumo: The present work consists in the development of activities with children of the basic education with the intention to teach programming logic and to potentiate their creative thinking. Meetings were held that enabled the execution of dynamics of unplugged computing to pass concepts of computer science. The meetings also counted on the aid of the Scratch environment for the teaching of the concepts of logic and programming. The results showed that the actions had a positive impact on students school life, arousing interest in the programming logic and the creative thinking of the students
id UFC-7_77312608eebcb892596a74d2b266d2ad
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/44007
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Uso da lógica de programação ao para potencializar o pensamento criativo em crianças do ensino básicoCriança Ensino BásicoLógica da programação - Ensino básicoScratch - ambiente da computaçãoThe present work consists in the development of activities with children of the basic education with the intention to teach programming logic and to potentiate their creative thinking. Meetings were held that enabled the execution of dynamics of unplugged computing to pass concepts of computer science. The meetings also counted on the aid of the Scratch environment for the teaching of the concepts of logic and programming. The results showed that the actions had a positive impact on students school life, arousing interest in the programming logic and the creative thinking of the studentsO presente trabalho consiste no desenvolvimento de atividades com crianças do ensino básico com o intuito de ensinar logica de programação e ˜ potencializar o pensamento criativo das mesmas. Foram realizados encontros que possibilitaram a execução de dinâmicas da computação desplumada para ˜ passar conceitos da ciência da computação. Os encontros também contaram ´ com o auxılio do ambiente Scratch para o ensino dos conceitos de logica e ´ programação. Os resultados mostraram que as acoes tiveram impacto positivo ˜ na vida escolar dos alunos, despertando o interesse pela logica de programação˜ e o pensamento criativo dos mesmos.UFSCar2019-07-24T13:53:01Z2019-07-24T13:53:01Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOUSA, Tatiane Gonçalves de; NUNES, Marina Macedo; Martinhago, Adriana Zanella; NUNES, Mariane Macedo. Uso da lógica de programação para potencializar o pensamento criativo em crianças do ensino básico. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 325-328.2316 8889http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44007Sousa, Tatiane Gonçalves deNunes, Marina MacedoMartinhago, Adriana ZanellaNunes, Mariane Macedoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-23T15:22:03Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44007Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2019-12-23T15:22:03Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso da lógica de programação ao para potencializar o pensamento criativo em crianças do ensino básico
title Uso da lógica de programação ao para potencializar o pensamento criativo em crianças do ensino básico
spellingShingle Uso da lógica de programação ao para potencializar o pensamento criativo em crianças do ensino básico
Sousa, Tatiane Gonçalves de
Criança Ensino Básico
Lógica da programação - Ensino básico
Scratch - ambiente da computação
title_short Uso da lógica de programação ao para potencializar o pensamento criativo em crianças do ensino básico
title_full Uso da lógica de programação ao para potencializar o pensamento criativo em crianças do ensino básico
title_fullStr Uso da lógica de programação ao para potencializar o pensamento criativo em crianças do ensino básico
title_full_unstemmed Uso da lógica de programação ao para potencializar o pensamento criativo em crianças do ensino básico
title_sort Uso da lógica de programação ao para potencializar o pensamento criativo em crianças do ensino básico
author Sousa, Tatiane Gonçalves de
author_facet Sousa, Tatiane Gonçalves de
Nunes, Marina Macedo
Martinhago, Adriana Zanella
Nunes, Mariane Macedo
author_role author
author2 Nunes, Marina Macedo
Martinhago, Adriana Zanella
Nunes, Mariane Macedo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Tatiane Gonçalves de
Nunes, Marina Macedo
Martinhago, Adriana Zanella
Nunes, Mariane Macedo
dc.subject.por.fl_str_mv Criança Ensino Básico
Lógica da programação - Ensino básico
Scratch - ambiente da computação
topic Criança Ensino Básico
Lógica da programação - Ensino básico
Scratch - ambiente da computação
description The present work consists in the development of activities with children of the basic education with the intention to teach programming logic and to potentiate their creative thinking. Meetings were held that enabled the execution of dynamics of unplugged computing to pass concepts of computer science. The meetings also counted on the aid of the Scratch environment for the teaching of the concepts of logic and programming. The results showed that the actions had a positive impact on students school life, arousing interest in the programming logic and the creative thinking of the students
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-07-24T13:53:01Z
2019-07-24T13:53:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Tatiane Gonçalves de; NUNES, Marina Macedo; Martinhago, Adriana Zanella; NUNES, Mariane Macedo. Uso da lógica de programação para potencializar o pensamento criativo em crianças do ensino básico. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 325-328.
2316 8889
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44007
identifier_str_mv SOUSA, Tatiane Gonçalves de; NUNES, Marina Macedo; Martinhago, Adriana Zanella; NUNES, Mariane Macedo. Uso da lógica de programação para potencializar o pensamento criativo em crianças do ensino básico. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 325-328.
2316 8889
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFSCar
publisher.none.fl_str_mv UFSCar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1823806500691247104