Fórum educacional e mediação pedagógica em ensino a distância – análise da participação de tutores em fóruns educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51469 |
Resumo: | This paper analyses the participation of tutors in educational forums aiming to identify whether their involvement influences the students' one. Besides, this paper also analyses what kind of comments made by the tutor arouses a greater participation of the students in forums. The research context is the discipline English Language III B - Written Comprehension and Production. The data collection occurred in three forums of three tutors, totalizing nine analyzed forums. The results demonstrate the importance of a challenging and questioning participation of the tutor to maintain the participation and interaction of the students. |
id |
UFC-7_981008666ce9dac3a8c742adf25707c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/51469 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Fórum educacional e mediação pedagógica em ensino a distância – análise da participação de tutores em fóruns educacionaisEducational forum and pedagogical mediation in distance education - analysys of the tutors' participation in educational forumsLinguística AplicadaEnsino a distânciaMediação pedagógicaFórumThis paper analyses the participation of tutors in educational forums aiming to identify whether their involvement influences the students' one. Besides, this paper also analyses what kind of comments made by the tutor arouses a greater participation of the students in forums. The research context is the discipline English Language III B - Written Comprehension and Production. The data collection occurred in three forums of three tutors, totalizing nine analyzed forums. The results demonstrate the importance of a challenging and questioning participation of the tutor to maintain the participation and interaction of the students.Este artigo analisa a participação de tutores em fóruns educacionais visando verificar se sua participação influencia a do aluno e que tipos de comentários feitos pelo tutor despertam uma maior motivação para o aluno participar do fórum. O contexto de pesquisa é a disciplina Língua Inglesa III B – Compreensão e Produção Escrita, ministrada na Licenciatura Semipresencial de Letras (Inglês) da UFC/UAB. A coleta dos dados se processou em três fóruns de três tutores, totalizando nove fóruns analisados. Os resultados demonstram a importância da participação frequente, questionadora e desafiadora do tutor para sustentar a participação e interação dos alunos no fórum.Revista Signo2020-04-27T23:56:58Z2020-04-27T23:56:58Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBORGES, Vládia Maria Cabral; BARBOSA, Lorena Lima. Fórum educacional e mediação pedagógica em ensino a distância – análise da participação de tutores em fóruns educacionais. Revista Signo, Santa Cruz do Sul (RS), v. 36, n. 61, p. 401-421, jul./dez. 2011.1982-2014http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51469Borges, Vládia Maria CabralBarbosa, Lorena Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-31T14:20:57Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/51469Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:16:47.469343Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fórum educacional e mediação pedagógica em ensino a distância – análise da participação de tutores em fóruns educacionais Educational forum and pedagogical mediation in distance education - analysys of the tutors' participation in educational forums |
title |
Fórum educacional e mediação pedagógica em ensino a distância – análise da participação de tutores em fóruns educacionais |
spellingShingle |
Fórum educacional e mediação pedagógica em ensino a distância – análise da participação de tutores em fóruns educacionais Borges, Vládia Maria Cabral Linguística Aplicada Ensino a distância Mediação pedagógica Fórum |
title_short |
Fórum educacional e mediação pedagógica em ensino a distância – análise da participação de tutores em fóruns educacionais |
title_full |
Fórum educacional e mediação pedagógica em ensino a distância – análise da participação de tutores em fóruns educacionais |
title_fullStr |
Fórum educacional e mediação pedagógica em ensino a distância – análise da participação de tutores em fóruns educacionais |
title_full_unstemmed |
Fórum educacional e mediação pedagógica em ensino a distância – análise da participação de tutores em fóruns educacionais |
title_sort |
Fórum educacional e mediação pedagógica em ensino a distância – análise da participação de tutores em fóruns educacionais |
author |
Borges, Vládia Maria Cabral |
author_facet |
Borges, Vládia Maria Cabral Barbosa, Lorena Lima |
author_role |
author |
author2 |
Barbosa, Lorena Lima |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Vládia Maria Cabral Barbosa, Lorena Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística Aplicada Ensino a distância Mediação pedagógica Fórum |
topic |
Linguística Aplicada Ensino a distância Mediação pedagógica Fórum |
description |
This paper analyses the participation of tutors in educational forums aiming to identify whether their involvement influences the students' one. Besides, this paper also analyses what kind of comments made by the tutor arouses a greater participation of the students in forums. The research context is the discipline English Language III B - Written Comprehension and Production. The data collection occurred in three forums of three tutors, totalizing nine analyzed forums. The results demonstrate the importance of a challenging and questioning participation of the tutor to maintain the participation and interaction of the students. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2020-04-27T23:56:58Z 2020-04-27T23:56:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BORGES, Vládia Maria Cabral; BARBOSA, Lorena Lima. Fórum educacional e mediação pedagógica em ensino a distância – análise da participação de tutores em fóruns educacionais. Revista Signo, Santa Cruz do Sul (RS), v. 36, n. 61, p. 401-421, jul./dez. 2011. 1982-2014 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51469 |
identifier_str_mv |
BORGES, Vládia Maria Cabral; BARBOSA, Lorena Lima. Fórum educacional e mediação pedagógica em ensino a distância – análise da participação de tutores em fóruns educacionais. Revista Signo, Santa Cruz do Sul (RS), v. 36, n. 61, p. 401-421, jul./dez. 2011. 1982-2014 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51469 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Signo |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Signo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028735397396480 |