Fórum educacional e mediação pedagógica em ensino a distância – análise da participação de tutores em fóruns educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Vládia Maria Cabral
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Barbosa, Lorena Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51469
Resumo: This paper analyses the participation of tutors in educational forums aiming to identify whether their involvement influences the students' one. Besides, this paper also analyses what kind of comments made by the tutor arouses a greater participation of the students in forums. The research context is the discipline English Language III B - Written Comprehension and Production. The data collection occurred in three forums of three tutors, totalizing nine analyzed forums. The results demonstrate the importance of a challenging and questioning participation of the tutor to maintain the participation and interaction of the students.
id UFC-7_981008666ce9dac3a8c742adf25707c4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/51469
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Fórum educacional e mediação pedagógica em ensino a distância – análise da participação de tutores em fóruns educacionaisEducational forum and pedagogical mediation in distance education - analysys of the tutors' participation in educational forumsLinguística AplicadaEnsino a distânciaMediação pedagógicaFórumThis paper analyses the participation of tutors in educational forums aiming to identify whether their involvement influences the students' one. Besides, this paper also analyses what kind of comments made by the tutor arouses a greater participation of the students in forums. The research context is the discipline English Language III B - Written Comprehension and Production. The data collection occurred in three forums of three tutors, totalizing nine analyzed forums. The results demonstrate the importance of a challenging and questioning participation of the tutor to maintain the participation and interaction of the students.Este artigo analisa a participação de tutores em fóruns educacionais visando verificar se sua participação influencia a do aluno e que tipos de comentários feitos pelo tutor despertam uma maior motivação para o aluno participar do fórum. O contexto de pesquisa é a disciplina Língua Inglesa III B – Compreensão e Produção Escrita, ministrada na Licenciatura Semipresencial de Letras (Inglês) da UFC/UAB. A coleta dos dados se processou em três fóruns de três tutores, totalizando nove fóruns analisados. Os resultados demonstram a importância da participação frequente, questionadora e desafiadora do tutor para sustentar a participação e interação dos alunos no fórum.Revista Signo2020-04-27T23:56:58Z2020-04-27T23:56:58Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfBORGES, Vládia Maria Cabral; BARBOSA, Lorena Lima. Fórum educacional e mediação pedagógica em ensino a distância – análise da participação de tutores em fóruns educacionais. Revista Signo, Santa Cruz do Sul (RS), v. 36, n. 61, p. 401-421, jul./dez. 2011.1982-2014http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51469Borges, Vládia Maria CabralBarbosa, Lorena Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-31T14:20:57Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/51469Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-10-31T14:20:57Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Fórum educacional e mediação pedagógica em ensino a distância – análise da participação de tutores em fóruns educacionais
Educational forum and pedagogical mediation in distance education - analysys of the tutors' participation in educational forums
title Fórum educacional e mediação pedagógica em ensino a distância – análise da participação de tutores em fóruns educacionais
spellingShingle Fórum educacional e mediação pedagógica em ensino a distância – análise da participação de tutores em fóruns educacionais
Borges, Vládia Maria Cabral
Linguística Aplicada
Ensino a distância
Mediação pedagógica
Fórum
title_short Fórum educacional e mediação pedagógica em ensino a distância – análise da participação de tutores em fóruns educacionais
title_full Fórum educacional e mediação pedagógica em ensino a distância – análise da participação de tutores em fóruns educacionais
title_fullStr Fórum educacional e mediação pedagógica em ensino a distância – análise da participação de tutores em fóruns educacionais
title_full_unstemmed Fórum educacional e mediação pedagógica em ensino a distância – análise da participação de tutores em fóruns educacionais
title_sort Fórum educacional e mediação pedagógica em ensino a distância – análise da participação de tutores em fóruns educacionais
author Borges, Vládia Maria Cabral
author_facet Borges, Vládia Maria Cabral
Barbosa, Lorena Lima
author_role author
author2 Barbosa, Lorena Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Vládia Maria Cabral
Barbosa, Lorena Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística Aplicada
Ensino a distância
Mediação pedagógica
Fórum
topic Linguística Aplicada
Ensino a distância
Mediação pedagógica
Fórum
description This paper analyses the participation of tutors in educational forums aiming to identify whether their involvement influences the students' one. Besides, this paper also analyses what kind of comments made by the tutor arouses a greater participation of the students in forums. The research context is the discipline English Language III B - Written Comprehension and Production. The data collection occurred in three forums of three tutors, totalizing nine analyzed forums. The results demonstrate the importance of a challenging and questioning participation of the tutor to maintain the participation and interaction of the students.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2020-04-27T23:56:58Z
2020-04-27T23:56:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BORGES, Vládia Maria Cabral; BARBOSA, Lorena Lima. Fórum educacional e mediação pedagógica em ensino a distância – análise da participação de tutores em fóruns educacionais. Revista Signo, Santa Cruz do Sul (RS), v. 36, n. 61, p. 401-421, jul./dez. 2011.
1982-2014
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51469
identifier_str_mv BORGES, Vládia Maria Cabral; BARBOSA, Lorena Lima. Fórum educacional e mediação pedagógica em ensino a distância – análise da participação de tutores em fóruns educacionais. Revista Signo, Santa Cruz do Sul (RS), v. 36, n. 61, p. 401-421, jul./dez. 2011.
1982-2014
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51469
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Signo
publisher.none.fl_str_mv Revista Signo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935785932095488