Processo de decisão de compra do consumidor do produto de cesta básica em atacarejo de alimentos: uma análise dos fatores situacionais de influência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Isabella Lima
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44818
Resumo: The present work of conclusion of course has as general objective to understand the influence of the situational factors in the decision on the process of purchase of the basic-needs grocery package of product in a wholeretail. In order to do so, we sought to identify the stages of the purchasing decision process for costumers of the basic-needs grocery package product in wholeretail, who are the influencers of this process and how the situational variables influence their choices. This is an exploratory and qualitative research, developed from interviews with 9 consumers of the basic-needs grocery package of product at a leading wholeretail store in the region. The results indicate that consumers’ motivation to purchase is related to meeting the basic food needs of a family and there are influencers in the process. Situational factors, such as the time and the reason of purchase ratio, were observed as having a strong influence during the decision to buy the basic-needs grocery package.
id UFC-7_9d32c93a15847e2c03dba133c50e7967
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/44818
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Processo de decisão de compra do consumidor do produto de cesta básica em atacarejo de alimentos: uma análise dos fatores situacionais de influênciaComportamento do consumidorProcesso de decisão de consumoInfluências situacionaisThe present work of conclusion of course has as general objective to understand the influence of the situational factors in the decision on the process of purchase of the basic-needs grocery package of product in a wholeretail. In order to do so, we sought to identify the stages of the purchasing decision process for costumers of the basic-needs grocery package product in wholeretail, who are the influencers of this process and how the situational variables influence their choices. This is an exploratory and qualitative research, developed from interviews with 9 consumers of the basic-needs grocery package of product at a leading wholeretail store in the region. The results indicate that consumers’ motivation to purchase is related to meeting the basic food needs of a family and there are influencers in the process. Situational factors, such as the time and the reason of purchase ratio, were observed as having a strong influence during the decision to buy the basic-needs grocery package.O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral compreender qual a influência dos fatores situacionais no processo de decisão de compra do produto cesta básica em um atacarejo de alimentos. Para tanto, buscou-se identificar as etapas do processo de decisão de compra dos clientes do produto cesta básica em atacarejo, quem são os influenciadores deste processo e como as variáveis situacionais influenciam suas escolhas. Trata-se de uma pesquisa exploratória e qualitativa, desenvolvida a partir de entrevistas com 9 consumidores do produto cesta básica em atacarejo líder de mercado em sua região no interior do Ceará. Os resultados indicam que a motivação de compra dos consumidores está relacionada a suprir as necessidades básicas de alimentação de uma família e que existem influenciadores no processo. Fatores situacionais, como o tempo e a razão de compra, foram observados como de forte influência ao longo da decisão de compra das cestas básicas.Ferreira, Fabiana Nogueira HolandaQueiroz, Isabella Lima2019-08-19T19:45:20Z2019-08-19T19:45:20Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfQUEIROZ, Isabella Lima. Processo de decisão de compra do consumidor do produto de cesta básica em atacarejo de alimentos: uma análise dos fatores situacionais de influência. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2019.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44818porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-19T19:45:20Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44818Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:18:09.648340Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo de decisão de compra do consumidor do produto de cesta básica em atacarejo de alimentos: uma análise dos fatores situacionais de influência
title Processo de decisão de compra do consumidor do produto de cesta básica em atacarejo de alimentos: uma análise dos fatores situacionais de influência
spellingShingle Processo de decisão de compra do consumidor do produto de cesta básica em atacarejo de alimentos: uma análise dos fatores situacionais de influência
Queiroz, Isabella Lima
Comportamento do consumidor
Processo de decisão de consumo
Influências situacionais
title_short Processo de decisão de compra do consumidor do produto de cesta básica em atacarejo de alimentos: uma análise dos fatores situacionais de influência
title_full Processo de decisão de compra do consumidor do produto de cesta básica em atacarejo de alimentos: uma análise dos fatores situacionais de influência
title_fullStr Processo de decisão de compra do consumidor do produto de cesta básica em atacarejo de alimentos: uma análise dos fatores situacionais de influência
title_full_unstemmed Processo de decisão de compra do consumidor do produto de cesta básica em atacarejo de alimentos: uma análise dos fatores situacionais de influência
title_sort Processo de decisão de compra do consumidor do produto de cesta básica em atacarejo de alimentos: uma análise dos fatores situacionais de influência
author Queiroz, Isabella Lima
author_facet Queiroz, Isabella Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Fabiana Nogueira Holanda
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Isabella Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Processo de decisão de consumo
Influências situacionais
topic Comportamento do consumidor
Processo de decisão de consumo
Influências situacionais
description The present work of conclusion of course has as general objective to understand the influence of the situational factors in the decision on the process of purchase of the basic-needs grocery package of product in a wholeretail. In order to do so, we sought to identify the stages of the purchasing decision process for costumers of the basic-needs grocery package product in wholeretail, who are the influencers of this process and how the situational variables influence their choices. This is an exploratory and qualitative research, developed from interviews with 9 consumers of the basic-needs grocery package of product at a leading wholeretail store in the region. The results indicate that consumers’ motivation to purchase is related to meeting the basic food needs of a family and there are influencers in the process. Situational factors, such as the time and the reason of purchase ratio, were observed as having a strong influence during the decision to buy the basic-needs grocery package.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-19T19:45:20Z
2019-08-19T19:45:20Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv QUEIROZ, Isabella Lima. Processo de decisão de compra do consumidor do produto de cesta básica em atacarejo de alimentos: uma análise dos fatores situacionais de influência. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2019.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44818
identifier_str_mv QUEIROZ, Isabella Lima. Processo de decisão de compra do consumidor do produto de cesta básica em atacarejo de alimentos: uma análise dos fatores situacionais de influência. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2019.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44818
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028745343139840